MANOEL
Manoel Oliveira Costa

07 / 01 / 1945. Januária, MG

Número da camisa

Zagueiro
Números

1977
CONQUISTOU A TAÇA CIDADE DE SÃO PAULO

35 ANOS
PENDUROU AS CHUTEIRAS

de 1971 a 1980
JOGOU PELO PANTERA
Manoel, o xerifão da zaga botafoguense por 10 temporadas
Luiz Cosenzo
luizcosenzo@botafogofutebolsa.com.br
O ex-zagueiro Manoel Oliveira Costa, o Manoelão, ou simplesmente o Mané, como era chamado pelos amigos, se tornou rapidamente um xodó da torcida botafoguense.
Considerado um xerifão dentro das quatro linhas em razão da imposição física e da raça apresentada nos jogos, o ex-zagueiro defendeu o Botafogo por dez anos.
Ele chegou ao clube em 1971 após passagem pelo América-SP e atuou até 1980, quando pendurou as chuteiras. Neste período, o ex-zagueiro jogou em todas as posições do setor defensivo.
Manoel foi um dos líderes do elenco que conquistou a Taça Cidade de São Paulo em 1977, considerado o principal título da história centenária do Pantera.
Durante a competição, o ex-zagueiro foi um dos capitães da equipe do treinador Jorge Vieira. Aguilera e Lourico também utilizaram a braçadeira. Porém, o zagueiro Nei foi o capitão na maioria dos jogos do campeonato de 1977.
Logo após encerrar a carreira, Manoel continuou no Botafogo. Ele foi preparador físico do time de 1981 a 1983. Fora de campo, é sempre lembrado pelos torcedores.