HALL DA FAMA - Botafogo Futebol SA
ÍDOLOS DO PASSADO

« confira aqui as histórias dos grandes craques que defenderam as cores do Botafogo »

Arte, no futebol, nunca foi adjetivo.

- Sócrates

  • Geraldão / Hall da Fama
  • SÓCRATES / Hall da Fama
  • Zé Mario / Hall da Fama
  • Raí / Hall da Fama
  • Boiadeiro / Hall da Fama
  • EM BREVE UM NOVO ÍDOLO 🙂

"Ou vocês definem logo o nome ou então 'bota fogo' em tudo e acabem com essa história..."

100 anos de história: esse é o tempo que o tricolor encanta o futebol brasileiro.

Criamos o Hall da Fama, para você recordar os momentos mais marcantes do Pantera e quem ajudou nosso clube a se tornar o que é hoje: unido e disposto a dar o melhor de si dentro e fora de campo.

Em 12 de outubro de 1918 nascia oficialmente o Botafogo Futebol Clube. Uns dizem que esse nome foi inspirado por uma frase dita por um dos presentes no dia da fundação, frente à grande dificuldade de se chegar em um consenso a respeito do nome da nova agremiação que nascia alí. A frase teria sido mais ou menos assim: “Ou vocês definem logo o nome ou então ‘bota fogo’ em tudo e acabem com essa história”. Certo ou não, de fato haviam outras características que sugeriam o nome BOTAFOGO para os presentes no dia da reunião: na época, a atual rua Saldanha Marinho chamava-se “Botafogo” e, ao mesmo tempo, a expressão “bota fogo” era bastante falada pelos funcionários da Estrada de Ferro Mogiana.

Já na primeira partida de sua existência, o Pantera saiu na frente: marcou 1×0 contra o Esporte Clube Fulgêncio, time local já extinto, e fez com que os moradores da Vila Tibério saíssem às ruas para comemorar junto com os jogadores. De tão especial, o clima de festa incentivou a diretoria a seguir investindo e acreditando no que anos depois se tornaria o Botafogo Futebol Clube.

Em 1927, já na disputa do clássico “Come-Fogo”, o Botafogo ganhou seu primeiro título de Campeão do Interior em cima de seu grande rival, o Comercial. Em 1956, conquistávamos a Taça dos Invictos após 19 partidas sem nenhuma derrota , além do título “Centenário de Ribeirão Preto”, batendo o Comercial na final do campeonato por 4-2.
O time, que já contava com o orgulho da torcida, conquistava ainda mais espaço no futebol brasileiro e fazia o interior brilhar. Depois de ser campeão da segunda divisão do Campeonato Paulista, mais ainda. Dali em diante, até os anos 2000, o Botafogo conquistou inúmeros títulos, e em 2006 voltou à elite do futebol paulista. Em 2018, outro momento histórico: o retorno à Série B do Brasileirão depois de 16 anos, numa partida que enlouqueceu Ribeirão Preto.

Superando limites e sempre ganhando notoriedade, tivemos jogadores que marcaram a história do futebol brasileiro, como o inesquecível Sócrates, e seu irmão Raí, Zé Mario e muitos outros! Somos um celeiro de craques e queremos continuar assim – e com você ao nosso lado.
Bem-vindo ao Hall da Fama e lembre-se: todo botafanático tem lugar na nossa história.

Seja um Botafanático

Siga os canais oficiais do Botafogo FC e junte-se à torcida do maior do interior

Nas arquibancadas, a torcida grita. Mas, nas redes sociais, a torcida curte e compartilha. Faça parte do dia a dia do Botafogo FC e mostre a todos que a paixão pelo futebol acontece tanto nos estádios como fora deles.

fb
twitter

Parceiros