DICÃO
Oswaldo Lembo
17 / 02 / 1931, Pindorama, SP
número da camisa
Zagueiro / Lateral esquerdo
Números
1956
CAMPEÃO DO PAULISTÃO DA 2ª DIVISÃO
2018
FALECEU VÍTIMA DE PNEUMONIA
01
GOL DA VITÓRIA E DO ACESSO SOBRE O PAULISTA
Dicão, o herói do 1º acesso botafoguense para a elite do futebol paulista
Luiz Cosenzo
luizcosenzo@botafogofutebolsa.com.br
O zagueiro e lateral esquerdo Oswaldo Lembo, o Dicão, é considerado um dos principais personagens da história centenária do Botafogo.
Ele escreveu seu nome na história do clube no dia 10 de fevereiro de 1957, quando meio que de cabeça e de nariz, marcou o gol da vitória do Tricolor sobre o Paulista por 1 a 0, pela terceira partida da final do Campeonato Paulista da 2ª Divisão.
Na época, a competição começou em agosto do ano anterior e se estendeu por seis meses.
O gol de Dicão, feito para muitos com o nariz, garantiu o título e o primeiro acesso do Pantera a elite estadual. No livro “Botafogo – Uma História de Amor e Glórias”, o zagueiro/lateral esquerdo conta como foi o lance.
“Na hora que a bola foi jogada na área, eu fui lá para dentro e estava com uma pedra de gelo na mão porque tinha recebido uma cotovelada um pouco antes. O gol não foi com o nariz. A bola era grande e, quando teve o rebote, ela bateu meio na testa, meio no olho, e entrou”, detalhou.
Dicão foi um dos principais reforços contratados pelo Pantera para o Campeonato Paulista de 1956. O clube montou um time forte para conquistar o tão sonhado acesso, que esteve perto em outras temporadas e escapou.
Natural de Pindorama, o zagueiro/lateral esquerdo, que nasceu em 17 de fevereiro de 1931, chegou ao Tricolor após passagens pelo América-SP e XV de Piracicaba. Ele defendeu o Pantera por quatro temporadas.
Em 2018, Dicão faleceu vítima de pneumonia.
Fonte (Botafogo – Uma História de Amor e Glórias)
-
EM BREVE UM NOVO ÍDOLO 🙂
Seja um Botafanático
Siga os canais oficiais do Botafogo SA e junte-se à torcida do maior do interior
Nas arquibancadas, a torcida grita. Mas, nas redes sociais, a torcida curte e compartilha. Faça parte do dia a dia do Botafogo e mostre a todos que a paixão pelo futebol acontece tanto nos estádios como fora deles.