TIM
Elba de Pádua Lima
20 / 02 / 1916, Rifaina, SP
07 / 07 / 1984, Rio de Janeiro
Meia esquerda
Números
15 ANOS
IDADE COM QUE INTEGROU O ELENCO PROFISSIONAL
1º ATLETA
REVELADO PELO BOTAFOGO QUE DISPUTOU UMA COPA DO MUNDO
25 GOLS
19 GOLS ENTRE 1930 e 1933 E MAIS 06 EM 1940
Tim, o 1º atleta revelado pelo Botafogo que chegou à seleção
José Bazzo
jbazzo@botafogofutebolsa.com.br
Elba de Pádua Lima, mais conhecido como Tim, nasceu no dia 20 de fevereiro de 1916 na cidade de Rifaina. Aos 7 anos, viu seu pai falecer e desde então, foi criado pela mãe na Vila Tibério, reduto botafoguense e local onde deu seus primeiros chutes.
Cinco anos após a morte de seu pai, Tim começou a jogar pelo time infantil do Botafogo. Aos 15, já integrava o elenco profissional. Na época, ele dividia as atenções com Pequitote, outro ídolo botafoguense.
Em 1934, o ainda garoto Tim foi vendido para a Portuguesa Santista e começou a deslanchar no futebol.
No ano seguinte, o meia teve sua primeira consagração no Sul-Americano, realizado na Argentina. A imprensa local o apelidou de “El Péon”, por conduzir a equipe como um peão conduz uma manada.
Tim foi transferido para o Fluminense. Conseguiu três títulos cariocas e em 1938 disputou a Copa do Mundo na França, fato que o faz um dos primeiros craques do Botafogo a disputar uma competição mundial.
Aos 33 anos, voltou por empréstimo ao Tricolor e acumulava a função de treinador e jogador. Na reestreia anotou 6 gols.
Estima-se que entre a sua primeira passagem e o retorno do clube, Tim tenha marcado 25 gols, sendo 19 na primeira fase (entre 30 e 33) e mais seis nos anos 40.
Tim teve uma grande carreira como treinador após pendurar as chuteiras. Foi um dos grandes estrategistas do futebol brasileiro e dirigiu a seleção peruana na Copa de 82, no México.
Ele faleceu no Rio de Janeiro, em 7 de julho de 1984.
-
EM BREVE UM NOVO ÍDOLO 🙂
Seja um Botafanático
Siga os canais oficiais do Botafogo SA e junte-se à torcida do maior do interior
Nas arquibancadas, a torcida grita. Mas, nas redes sociais, a torcida curte e compartilha. Faça parte do dia a dia do Botafogo e mostre a todos que a paixão pelo futebol acontece tanto nos estádios como fora deles.
FONTE – Botafogo – (Uma história de Amor e Glórias)