ANTONINHO
Benedicto Antonio Angeli

10 / 02 / 1939, Águas de Lindóia, SP

número da camisa

Centroavante
Números

1960
FORMOU O MAIOR ATAQUE DA HISTÓRIA DO CLUBE

13
GOLS DOS 34 FEITOS NO 1º TURNO DO PAULISTÃO DE 1960

06
GOLS NO 1º TEMPO CONTRA O GUARANI PELO PAULISTÃO DE 1959
Antoninho, o artilheiro do ataque apontado como o maior da história do Botafogo
Luiz Cosenzo
luizcosenzo@botafogofutebolsa.com.br
Benedicto Antonio Angeli, o Antoninho, é apontado como um dos maiores atacantes que vestiram a camisa centenária do Botafogo.
Natural de Águas de Lindóia, Antoninho liderou o ataque formado por Zuíno, Laerte, Henrique e Geo em 1960, considerado o maior de todos os tempos do clube.
Antes de ganhar esse status no Tricolor, Antoninho mostrou o seu potencial vestindo a camisa do Palmeiras.
Em um jogo contra o Pantera pelo Torneio Início do Paulista de 1958, marcou dois gols e entrou no radar dos botafoguenses.
Com o interesse da equipe alviverde em Dicão, a jovem promessa se transferiu para o Botafogo e logo mostrou o seu potencial.
Em 1960, fez 13 dos 34 gols marcados pelo Tricolor no primeiro turno do Campeonato Paulista. Na época, o Pantera terminou a primeira parte do torneio na liderança.
“O Botafogo representou tudo na minha vida esportiva. Foi o clube que me projetou no futebol nacional e internacional. Tenho muito carinho com essa camisa e por esse time”, disse Antoninho durante uma visita ao Estádio Santa Cruz.
O desempenho chamou a atenção da Fiorentina, que o contratou. A passagem do camisa nove pela Itália, porém, durou dois anos. Em seu retorno, foi recebido por diretores botafoguenses no porto de Santos.
“Tinha propostas de outros clubes, mas escolhi o Botafogo porque conhecia a diretoria e sempre muito bem tratado aqui. É um clube que me identifico. A minha esposa também era de Ribeirão Preto, que é uma cidade acolhedora e maravilhosa”, explicou.
Ele continuou sua vocação para fazer gols e vestiu a camisa do Pantera até 1969.
Além de jogador, Antoninho também foi treinador nas categorias de base e do time principal.