março 15 2024 0comment

De virada, Botafogo vence o Anápolis e avança para a 3ª fase da Copa do Brasil

Agência Botafogo
imprensa@botafogofutebolsa.com.br

Em jogo emocionante e com a participação decisiva do goleiro Michael Fracaro, o Botafogo venceu o Anápolis por 2 a 1, de virada, nesta quinta-feira (14), no Estádio Santa Cruz/Arena Nicnet, pela segunda fase da Copa do Brasil.

Com a vitória, o Tricolor avançou pelo segundo ano consecutivo para a terceira fase da competição nacional. Assim, igualou a campanha do ano passado, quando obteve o seu melhor desempenho.

Os gols da classificação foram marcados por Alex Sandro e Matheus Costa, aos 42 e 47 minutos, respectivamente, do primeiro tempo. Antes, Matheus Lagoa tinha feito para o time visitante. O lance decisivo, porém, ocorreu aos 46 minutos do segundo tempo, quando Michael Fracaro defendeu uma cobrança de pênalti e garantiu a classificação da equipe para a terceira fase.

Agora, o Pantera espera o sorteio para conhecer o seu próximo adversário na competição. A CBF colocará os 16 times melhores classificados de acordo com o seu ranking no pote A e os demais no pote B.

Os jogos da terceira fase estão programados para os dias 1º e 22 de maio.

Antes da próxima fase, o Botafogo estreará na Série B do Campeonato Brasileiro, que começa no dia 20 de abril. O primeiro adversário será o América-MG no Estádio Santa Cruz/Arena Nicnet. A data da partida, porém, ainda não foi divulgada pela CBF.

O JOGO

O treinador Paulo Gomes escalou o Botafogo com apenas uma alteração em relação ao jogo contra o Palmeiras. A única mudança foi a entrada do atacante Douglas Baggio, preservado na última partida, na vaga de Patrick Brey.

Assim, o Tricolor começou procurando o ataque, principalmente pelo lado esquerdo. Logo no primeiro minuto, Douglas Baggio cruzou e Alex Sandro não conseguiu completar. A bola ainda sobrou para Emerson Negueba, que também não finalizou. Cinco minutos depois, Jean Victor fez o cruzamento e o camisa nove deixou a bola escapar.

Na sequência, Douglas Baggio saiu machucado para a entrada de Patrick Brey.

Mesmo com a mudança, o Pantera manteve a superioridade. Aos 20 minutos, após jogada ensaiada, Emerson Negueba recebeu dentro da área e cruzou rasteiro, mas a zaga cortou. Na sequência, Alex Sandro recebeu lançamento, driblou o goleiro e mandou para a rede. No entanto, o auxiliar número dois Wagner Júnior anotou impedimento.

Pouco depois, Matheus Costa faz lançamento para a esquerda na direção de Patrick Brey, que aplicou lindo drible no marcador e cruzou rasteiro, porém, Wellerson saiu do gol e defendeu.

O Anápolis marcava forte e tentava explorar o contra-ataque. Na primeira jogada ofensiva, o time goiano abriu o placar. Matheus Lagoa aproveitou cruzamento e bateu de primeira para fazer 1 a 0.

O Botafogo reagiu ainda na etapa inicial. Aos 42 minutos, Alex Sandro ficou com a sobra fora da área, ajeitou e colocou no canto para empatar a partida. Cinco minutos depois, Jean Victor cobrou escanteio e Matheus Costa cabeceou com força para virar o marcador.

No segundo tempo, o Anápolis saiu mais para o jogo. O Tricolor aproveitou e criou diversas oportunidades no contra-ataque. Aos 20, Jean Victor arriscou cruzado da intermediária e Wellerson espalmou.

Sete minutos depois, Toró cruzou da direita e Pedro Rodrigues concluiu de primeira da marca do pênalti para outra defesa de Wellerson. Pouco depois, Pedro Rodrigues fez o cruzamento da esquerda e Toró desviou para nova defesa de Wellerson.

O Anápolis passou a cruzar bolas para a área botafoguense nos últimos minutos da partida. Aos 43 minutos, Felipe Chaves acertou o travessão.

Pouco depois, o árbitro Murilo Klein marcou pênalti para a equipe visitante. Gonzalo cobrou e Michael fez linda defesa, assegurando a classificação do Botafogo.

CONFIRA A FICHA TÉCNICA DE BOTAFOGO X ANÁPOLIS
LOCAL: Estádio Santa Cruz/Arena Nicnet
COMPETIÇÃO: 2ª Fase da Copa do Brasil
DATA: 14/03/2024
HORÁRIO: 21h30
ÁRBITRO: Murilo Ugolini Klein
ASSISTENTES: Rafael Trombeta e Wagner Júnior Bonfim Ledo
CARTÃO AMARELO: Léo Azevedo, Douglas e Gonzalo (Anápolis); Wallison, Emerson Negueba, Michael Fracaro, Thassio, Leandro Pereira, Alex Sandro, Matheus Barbosa e Bernardo Schappo (Botafogo)
CARTÃO VERMELHO:
GOLS: Matheus Lagoa, aos 33 minutos do primeiro tempo (Anápolis); Alex Sandro, aos 42 minutos do primeiro tempo (Botafogo); Matheus Costa, aos 47 minutos do primeiro tempo (Botafogo)
PÚBLICO: 7.081
RENDA: R$ 66.960,00
BOTAFOGO: Michael; Matheus Costa, Lucas Dias e Bernardo Schappo; Wallison (Thassio), Matheus Barbosa, Fillipe Soutto e Jean Victor (Pedro Rodrigues); Emerson Negueba (Toró), Alex Sandro (Leandro Pereira) e Douglas Baggio (Patrick Brey). Treinador: Paulo Gomes.
ANÁPOLIS: Wellerson; Fábio, Felipe Chaves, André e Léo Azevedo;  Kevyn, Paulinho, Matheus Lagoa (Iago) e Tatá (Zotti); Douglas (Adriano Klein) e Marcão (Gonzalo). Treinador: Luiz Carlos Winck