Precisamos de no mínimo cinco semanas de preparação, afirma Emerson Buck - Botafogo Futebol SA

Notícias do Botafogo Orgulho de Ribeirão

julho 07 2020 0comment

Precisamos de no mínimo cinco semanas de preparação, afirma Emerson Buck

Agência Botafogo
imprensa@botafogofutebolsa.com.br

Com o futebol paulista paralisado desde o dia 16 de março, Emerson Buck, preparador físico do Botafogo, afirmou que a preparação ideal para um time retornar aos jogos neste momento é de no mínimo de cinco semanas.

O elenco botafoguense se reapresentou no dia 22 de junho, quando realizou os primeiros exames de sorologia de coronavírus. No total, 14 pessoas, sendo nove jogadores, três membros da comissão técnica e dois funcionários, foram diagnosticados com a doença. Logo depois, o grupo realizou avaliações físicas, fisiológicas e bioquímicas.

“No mínimo, vamos precisar de quatro a cinco semanas de preparação para seguir o protocolo que foi determinado pela Federação Paulista de Futebol e autoridades de saúde. A princípio, o trabalho teve que ser realizado individualmente e, logo depois, em pequenos grupos. Na sequência, será permitido o trabalho com mais atletas e, na última fase, o trabalho técnico e tático”, disse Emerson Buck.

“Nesta retomada, nossa programação é realizar todas as avaliações físicas como ocorrem numa pré-temporada. Essa avaliação demanda tempo porque os trabalhos agora precisam ser feitos de forma individualizada. Nesta semana, estão programados também os testes cardiológicos”, acrescentou.

Na entrevista, o preparador físico botafoguense afirmou também que os atletas retornaram “dentro de uma condição esperada”.

Buck disse estar preocupado com o aumento no número de lesões musculares nesta retomada do futebol.

“Qualquer competição de alto nível que aconteça sem uma preparação adequada, o risco de aumentar o número de lesões é muito maior.  Nesta situação atípica que vivemos, esse risco é ainda maior. Foram cem dias sem atividades físicas específicas e sem atividades específicas técnicas e táticas”, afirmou.

Ele explicou também como funciona o treino de prevenção, que está sendo realizado pelo clube nos últimos dias.

“O treino de prevenção é uma forma integrada de trabalho do departamento físico com o departamento médico e de fisioterapia. É uma equipe multidisciplinar, que realiza trabalhos de força, de equilíbrio e até de velocidade, que é um trabalho também preventivo. É desta forma que estamos realizando essas atividades com o objetivo de prevenir uma lesão caso o campeonato volte de forma antecipada”, completou.