dezembro 13 2021 0comment

Novo treinador do Botafogo, Leandro Zago fala sobre montagem do elenco, planejamento para 2022 e formatação da equipe

Agência Botafogo
imprensa@botafogofutebolsa.com.br

Anunciado no último dia 19, o treinador Leandro Zago concedeu sua primeira entrevista coletiva como comandante do Botafogo nesta segunda-feira (13). Na apresentação, o técnico falou sobre a montagem do elenco, a formatação da equipe e o planejamento para 2022.

“Temos que pensar em todas as competições que a equipe vai disputar este ano, o Campeonato Paulista, a Série C e a Copa do Brasil. Então, consideramos que a prioridade é montar uma equipe muito forte, muito sólida para poder enfrentar esse desafio da Copa do Brasil e, principalmente, do Campeonato Paulista, que é o Estadual mais forte do país, já que tem muitas equipes de Série A, B e C do Brasileiro. Nossa programação é montar uma equipe sólida neste início de trabalho e, em paralelo, também ter uma equipe muito forte para a sequência do ano com o objetivo de conquistar o acesso para a Série B do Brasileiro”, disse Leandro Zago.

“A montagem do elenco ainda está em processo. Alguns nomes foram anunciados e estamos trabalhando outros nomes. Estamos contratando de uma maneira muito profissional. Os nomes estão sendo avaliados há alguns meses, desde o início do trabalho, os primeiros contatos. Então, usamos o levantamento do banco de dados do clube, do próprio Pelaipe, que tem um conhecimento profundo do mercado e da comissão técnica para fazer as contratações. Fizemos um apanhado geral desses nomes, já que acompanhamos todas as competições nacionais e internacionais até porque existe um mercado muito promissor na América do Sul. Então, acompanhamos e discutimos o perfil dos atletas. O jogador tem que atender o perfil do que queremos construir no clube. Não estamos atrás de nomes e nem marcas. Estamos atrás de jogadores que sejam capazes de representar muito bem o clube quando vestirem essa camisa”, acrescentou.

Zago também falou sobre a formatação da equipe.

“O mais importante é ter uma equipe organizada, competitiva, que jogue próxima, que saiba jogar o jogo como ele pede. Se pede um jogo mais apoiado, a equipe tem que saber fazer. Se a partida pede um jogo mais rápido, vertical, acelerado, de contra-ataque, a equipe tem que saber fazer, tem que ser sólida também na bola parada. Não podemos ser especialista numa única forma de jogar, já que vamos enfrentar cenários bem diferentes durante a competição. Cada jogo vai pedir uma situação diferente”, completou (veja a entrevista completa abaixo).

Leandro Zago, de 40 anos, estava no Joinville na disputa do Campeonato Brasileiro da Série D –foi eliminado nas oitavas de final. Ele dirigiu a equipe em 18 jogos, com oito vitórias, nove empates e uma derrota na competição nacional.

Antes do Joinville, Zago também passou pelo Atlético-MG, quando trabalhou diretamente com o treinador argentino Jorge Sampaoli. Ele substituiu o argentino à beira do campo em três partidas da Série A do Campeonato Brasileiro de 2020 —conquistou  um triunfo, um empate e teve uma derrota.

No clube mineiro, o treinador trabalhou nas categorias de base de 2018 a 2020.  Além do Atlético-MG, ele também passou pela base do Palmeiras, Corinthians, Guarani e Ponte Preta.

Leandro Zago tem a Licença A da CBF Academy e também é professor dos treinadores que cursam a Licença A. Ele já estagiou no Manchester United.