fevereiro 15 2023 0comment

Na estreia do 3º uniforme, Botafogo vence o São Bento e assume a liderança

Agência Botafogo
imprensa@botafogofutebolsa.com.br

Na estreia do terceiro uniforme para a temporada 2023, o Botafogo venceu o São Bento por 1 a 0, nesta terça-feira (14), no Estádio Santa Cruz, pela nona rodada do Campeonato Paulista.

O único gol botafoguense foi marcado pelo atacante Edson, que entrou no segundo tempo. Aos 30 minutos, o jogador recebeu lançamento e tocou na saída do goleiro para fazer 1 a 0.

O duelo contra o São Bento marcou a estreia da nova camisa, que é uma homenagem à excursão do Pantera para a Argentina em 1962. Na excursão, o Tricolor encantou argentinos e brasileiros e ganhou o apelido de Pantera das Américas. No total, o time disputou 14 partidas, conquistando nove vitórias, três empates e duas derrotas.

Com a vitória, o Botafogo assumiu a liderança do Grupo A da competição, com 14 pontos –mesma pontuação do Red Bull Bragantino, que leva desvantagem no número de gols marcados (7 a 12). O time de Bragança Paulista entra em campo nesta quarta-feira, quando visita o Água Santa.

Com 10 pontos e na terceira colocação, a Inter de Limeira pega o São Paulo, na quarta-feira, no Morumbi. Já o Santos, que conquistou nove pontos e está em quarto, encara o Santo André.

Agora, o Tricolor volta a campo no domingo (19), às 16h, quando enfrenta o São Bernardo, pela antepenúltima rodada da primeira fase do Campeonato Paulista.

O JOGO

No confronto desta terça-feira, o treinador Paulo Baier fez apenas duas modificações em relação ao último jogo. Os zagueiros Lucas Dias e Marcel entraram nos lugares de Diogo Silva e Gustavo Henrique. Assim, o sistema de jogo foi mantido.

Desta forma, o Botafogo avançou a marcação e começou pressionando o São Bento. A primeira chance surgiu aos 8 minutos, quando Vidal apareceu pelo lado direito e inverteu para Jean Victor, que ajeitou para Osman finalizar por cima do travessão.

Com o passar do tempo, o Tricolor teve dificuldades de penetrar na defesa adversária. Mesmo assim, chegou três vezes na etapa inicial. Aos 20 minutos, Salatiel recebeu dentro da área e tentou concluir cruzado, mas a zaga travou e a bola saiu para escanteio. Dois minutos depois, Jean Victor cobrou falta da intermediária e mandou no ângulo, porém, o goleiro Zé Carlos fez excelente defesa e espalmou para escanteio.

A última chance foi nos acréscimos da etapa inicial. Salatiel fez o pivô e Mantuan recebeu na direita. O jogador cruzou para Osman, que não conseguiu completar.

Já o São Bento ameaçou em dois chutes de Marcos Nunes, que saíram perto da trave direita de Rafael Pascoal.

No segundo tempo, o treinador Paulo Baier voltou com uma alteração. O atacante Edson entrou no lugar de Mantuan. Logo no primeiro minuto, Salatiel recebeu e ajeitou para Osman, que mandou para fora.

Já o time de Sorocaba quase abriu o placar aos 7 minutos, quando Fernandinho completou cruzamento da direita e acertou a trave.

Antes dos 15 minutos, o treinador Paulo Baier fez duas alterações. Ele colocou Lucas Lourenço e Caio Dantas nos lugares de Osman e Salatiel, respectivamente. Aos 24 minutos, Caio Dantas recebeu lançamento, dominou e rolou para Edson, que encheu o pé e exigiu boa defesa de Zé Carlos. A bola ainda tocou na trave.

Seis minutos depois, o camisa 18 recebeu bola enfiada de Fillipe Soutto e tocou por cima do goleiro para fazer 1 a 0.

Com a vantagem no placar, o Tricolor conseguiu controlar o resultado e conquistou a quarta vitória na competição, a segunda consecutiva.

FICHA TÉCNICA
BOTAFOGO X SÃO BENTO
LOCAL: Estádio Santa Cruz/Arena Eurobike
9ª RODADA
COMPETIÇÃO: Campeonato Paulista
DATA: 14/02/2023
HORÁRIO: 19h30 (de Brasília)
PÚBLICO: 4750
RENDA: R$ 104.040,00
ÁRBITRO: Luiz Flávio de Oliveira
ASSISTENTES: Evandro de Melo Lima e Italo Magno de Paula Andrade
VAR: Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral
CARTÕES AMARELOS: Salatiel e Lucas Dias (Botafogo); Léo Silva e Carlos Jatobá (São Bento)
CARTÕES VERMELHOS:
GOLS: Edson, aos 30 minutos do segundo tempo (Botafogo)
BOTAFOGO: Rafael Pascoal; Lucas Dias, Guilherme Madruga e Marcel; Vidal (Thassio), Guilherme Mantuan (Edson), Tárik, Fillipe Soutto e Jean Victor (Luiz Henrique); Osman (Lucas Lourenço) e Salatiel (Caio Dantas). Treinador: Paulo Baier.
SÃO BENTO: Zé Carlos; Ivan, Bruno Aguiar, Léo Silva e Breno Lopes (Renan Mota); Lucas Lima (Kayan), Fernandinho (Iago Dias), Carlos Jatobá e Rubéns; Neto Paraíba (Vitinho) e Marcos Nunes (Felipe Camargo). Treinador: Paulo Roberto.