julho 04 2023 0comment

Na estreia de Marcelo Chamusca, Botafogo vence o Guarani e sobe na tabela

Agência Botafogo
imprensa@botafogofutebolsa.com.br

Na estreia do treinador Marcelo Chamusca, o Botafogo venceu o Guarani por 1 a 0, nesta segunda-feira (3), no Estádio Santa Cruz/Arena Nicnet Eurobike, pela 15ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B.

O gol botafoguense foi marcado pelo atacante Salatiel, aos 22 minutos do segundo tempo.

Com a vitória, o Tricolor subiu na tabela de classificação. A equipe pulou da décima para a oitava colocação, com 24 pontos –cinco a menos do que o Novorizontino, quarto colocado. O Pantera tem também o dobro de pontos da Chapecoense, equipe que abre a zona de rebaixamento.

Agora, o Botafogo volta a campo para enfrentar o Ceará, na sexta-feira (7), às 21h30, no Castelão.

O JOGO

Na sua estreia no comando do time botafoguense, Marcelo Chamusca promoveu duas mudanças em relação ao último jogo. Sem contar com Guilherme Madruga, suspenso, o treinador promoveu o retorno de Tárik, que cumpriu suspensão pelo terceiro cartão amarelo, e escalou Edson no lugar de Lucas Cardoso.

Com essa formação, o Botafogo começou marcando no campo de ataque e rondando a área do Guarani. Logo aos 2 minutos, Luiz Henrique cobrou escanteio e Lucas Dias cabeceou por cima do travessão.

A melhor oportunidade, porém, ocorreu aos 18 minutos, quando Tárik enfiou para Mantuan, que desviou de cabeça na direção de Salatiel. O centroavante dominou praticamente na pequena área, girou e bateu de virada. A bola saiu raspando a trave de Pegorari.

Após os 25 minutos, o time visitante equilibrou a partida, mas não ameaçou o goleiro Matheus Albino.

Na reta final da etapa inicial, o Pantera teve outra boa chance. Após recuperar a jogada, Osman recebeu e rolou para Luiz Henrique, que ajeitou e tentou da intermediária. A bola desviou na defesa e Pegorari colocou para escanteio.

No segundo tempo, o Tricolor continuou tentando impor o seu ritmo e ameaçou numa cabeçada de Marcio, logo aos 8 minutos. Quatro minutos depois, Patrick Brey cruzou rasteiro e Salatiel concluiu por cima do travessão.

Na sequência, Thassio e Mantuan tabelaram. A bola chegou em Lucas Cardoso, que chutou e Pegorari defendeu. Pouco depois, Tárik tentou de cabeça e quase marcou.

De tanto insistir o Botafogo abriu o placar. Aos 22 minutos, Lucas Cardoso tocou para Thassio, que cruzou para Salatiel desviar de cabeça e mandar no canto oposto para fazer 1 a 0.

Com o gol, o Pantera passou a administrar a vantagem e sair com velocidade para o ataque. Mantuan e Lucas Cardoso assustaram o goleiro adversário em chutes de fora da área.

Já o Guarani tentava jogar bolas na área botafoguense, porém, a defesa estava bem postada e conseguiu fazer os cortes. Quando passou pela defesa, Matheus Albino salvou. Aos 45, Lucas Araújo, colocou no canto e o goleiro botafoguense espalmou, garantindo a vitória por 1 a 0.

FICHA TÉCNICA
BOTAFOGO X  GUARANI
LOCAL: Estádio Santa Cruz/Arena Nicnet Eurobike
15ª RODADA
COMPETIÇÃO: Campeonato Brasileiro Série B
DATA: 03/07/2023
HORÁRIO: 20h15 (de Brasília)
ÁRBITRO: Maguielson Lima Barbosa
ASSISTENTES: Lucas Torquato Guerra e Lehy Sousa Silva
VAR: Lucas Canetto Bellote
PÚBLICO: 4.585
RENDA: R$ 66.635,00
CARTÕES AMARELOS: Ivan Alvariño, Diogo Matheus e Maik (Guarani)
CARTÕES VERMELHOS:
GOLS: Salatiel, os 22 minutos do segundo tempo (Botafogo)
BOTAFOGO: Matheus, Thassio, Lucas Dias, Marcio e Patrick Brey, Tárik, Guilherme Mantuan (Carlos Manuel), Luiz Henrique (Pedro Rodrigues) e Osman (Diogo Silva); Edson (Lucas Cardoso) e Salatiel. Treinador: Marcelo Chamusca
GUARANI: Pegorari, Diogo Mateus, Lucão, Walber e Mayk; Ivan Alvariño (Lucas Araújo), Wenderson (Bruno Mendes), Isaque (Régis); Bruninho (João Victor), Bruno José (Neilton) e Derek. Treinador: Umberto Louzer