Agência Botafogo
imprensa@botafogofutebolsa.com.br
Apresentado oficialmente nesta quarta-feira (30), o atacante Léo Gamalho afirmou estar bem fisicamente e com muita vontade de ajudar o Botafogo na Série B do Campeonato Brasileiro.
O novo reforço foi anunciado na noite de terça-feira (29), passou por exames médicos e assinou contrato até abril de 2026.
“Estou treinando normalmente e muito bem fisicamente. Aliás, estou na minha melhor condição física dos últimos tempos. Agora, só preciso adquirir ritmo de jogo, o que ocorre com a sequência de partidas”, disse Léo Gamalho, segundo maior goleador da história da Série B do Campeonato Brasileiro, com 86 gols.
“O meu prazer é jogar futebol e estou muito motivado com essa oportunidade. Gostei do projeto e do tratamento que recebi do Toninho Cecílio (executivo de futebol), que foi até Mirassol conversar comigo. Espero poder fazer minha estreia no sábado”, acrescentou o atacante, referindo-se ao duelo contra o América-MG, às 18h30, pela 20ª rodada da Série B do Brasileiro, a primeira do returno.
Na entrevista, o jogador revelou que conversou também com Allan Aal durante a negociação.
“Conversei com o Allan Aal, que tem um estilo de jogo muito bom. As equipes dele costumam trocar passes e tentam envolver o adversário. O Botafogo já demonstrou que tem condições de sair desta situação durante o primeiro turno. Precisamos estar focados, ter calma na organização das jogadas e confiança”, completou.
Quase a metade dos 86 gols marcados por Léo Gamalho na Série B do Campeonato Brasileiro, foram feitos em quatro das últimas cinco edições do torneio.
Em 2020, o atacante anotou oito em 11 jogos pelo CRB. Na temporada seguinte, fez 16 em 37 partidas com a camisa do Coritiba. Em 2023, marcou dez em 23 duelos, enquanto no ano passado balançou a rede em quatro dos 19 confrontos do Mirassol.
O jogador foi também três vezes artilheiro da Copa do Brasil (2014, 2017 e 2020).
Em 2014, foi o goleador pelo Santa Cruz com seis gols. Três anos depois, repetiu a dose com cinco gols pelo Goiás. Já em 2020, marcou outros seis pelo CRB.
Léo Gamalho também tem três acessos na carreira para a Série A do Campeonato Brasileiro. Ele subiu com o Mirassol (2024), Vitória (2023), quando conquistou também o título, e com o Coritiba em 2021.
Natural de Porto Alegre, Léo Gamalho começou a carreira nas categorias de base do Grêmio e também passou pelo Internacional e River Plate.
Ele ainda jogou pelo América-COL, ASA, Ceará, Santa Cruz, Bahia, Avaí, Goiás, Ponte Preta, Criciúma, CRB, Coritiba, Vitória e Mirassol, seu último clube.
CONFIRA A FICHA TÉCNICA DE LÉO GAMALHO
NOME: Leonardo Gamalho de Souza, Léo Gamalho
POSIÇÃO: Atacante
DATA DE NASCIMENTO: 30/01/1986
CIDADE DE NASCIMENTO: Porto Alegre
CLUBES: Mirassol, Vitória, Coritiba, CRB, Criciúma, Ponte Preta, Goiás, Avaí, Bahia, Santa Cruz, Ceará, ASA, Internacional, River Plate, Grêmio.