Agência Botafogo
imprensa@botafogofutebolsa.com.br
O Botafogo volta a campo neste domingo (12), quando enfrenta o Atlético-MG, às 21h, no Estádio José Lancha Filho, em Franca, pela segunda fase da Copa São Paulo de Futebol Júnior.
De acordo com o regulamento da competição, o confronto agora é eliminatório. Em caso de empate no tempo regulamentar, o classificado será conhecido nas cobranças de pênaltis.
O Tricolor avançou no torneio na liderança do Grupo 6, com sete pontos –duas vitórias e um empate. Já o Atlético-MG foi o vice-líder do Grupo 5, com seis pontos –duas vitórias e uma derrota.
O desempenho do Pantera na primeira fase foi o seu melhor desde 2009, quando passou a disputar o campeonato de forma consecutiva.
Nas edições de 2015, 2017 e 2020, o Botafogo também somou sete pontos na fase classificatória, mas teve saldo de gols inferior. Desta vez, foram sete gols de saldo, contra cinco das anteriores.
Em 2015, o Tricolor foi vice-campeão –perdeu a final para o Corinthians. Dois anos depois, foi eliminado na segunda fase para o Vasco, enquanto em 2020 caiu nas quartas de final diante do Internacional, que foi o campeão do torneio.
No confronto deste domingo, o treinador Alan Ribeiro poderá contar com os meio-campistas Guilherme e Erik. O primeiro fica à disposição após cumprir suspensão pelo segundo cartão amarelo, enquanto Erik já está recuperado de uma lesão no pé.
HISTÓRIA
Botafogo e Atlético-MG já disputaram a final da Copa São Paulo de Futebol Júnior de 1983. Na oportunidade, o clube mineiro venceu por 2 a 1, em jogo realizado no Pacaembu.
O Pantera contava em seu elenco com Raí e Paulo Egídio.
No ano seguinte, o Tricolor enfrentou o adversário pela fase de grupos e ganhou por 2 a 0.