De virada, Botafogo vence o Mirassol fora de casa, quebra tabu e sobe na tabela
Agência Botafogo
imprensa@botafogofutebolsa.com.br
Com muita garra e aplicação tática, o Botafogo venceu o Mirassol por 2 a 1, de virada, nesta quarta-feira (21), no Estádio José Maria de Campos Maia, em Mirassol, pela 22ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B.
O primeiro gol botafoguense foi marcado por Alexandre Jesus, aos 22 minutos do segundo tempo. Aos 39, Douglas Baggio marcou o segundo. Antes, Fernandinho fez para o time mandante.
Com a vitória, o Tricolor pulou para a 14ª colocação, com 26 pontos.
Com o triunfo, o Pantera também quebrou um tabu de 15 anos sem vencer o adversário fora de casa.
A última vitória no Estádio José Maria de Campos Maia ocorreu no dia 7 de março de 2009, quando a equipe ganhou por 3 a 2, pelo Campeonato Paulista.
Agora, o Botafogo encara o Guarani, no domingo (25), às 16h, no Estádio Santa Cruz/Arena Nicnet, pela 23ª rodada da Série B.
O JOGO
O treinador Paulo Gomes fez apenas uma alteração no Botafogo em relação ao último jogo para o duelo contra o Mirassol. A novidade foi a presença de Douglas Baggio, que retornou de suspensão no lugar de Gustavo Bochecha.
Com essa formação, o comandante botafoguense armou a estratégia de uma marcação forte e transições rápidas para o setor ofensivo.
Já o Mirassol buscou o ataque e conseguiu controlar o início da partida. A equipe assustou o Pantera logo no primeiro minuto, quando Fernandinho invadiu a área e rolou para Dellatorre, que furou no momento da finalização. Logo depois, Danielzinho finalizou para fora. Na sequência, Fernandinho cruzou e Chico Kim não conseguiu concluir.
Com o passar do tempo, o Tricolor equilibrou a partida. Aos 31 minutos, o time de Paulo Gomes balançou a rede. Após cobrança de escanteio de Douglas Baggio, Matheus Barbosa ficou com a sobra e chutou. A bola bateu em Lucas Dias, que dominou e concluiu para o gol. Porém, Vinícius Gomes do Amaral, que estava no VAR, chamou o árbitro Paulo Belence Alves dos Prazeres, que anulou o gol, alegando toque de mão do defensor botafoguense.
Oito minutos depois, Lucas Dias recebeu na área, girou e colocou no cantinho rente a trave. Logo depois, Douglas Baggio invadiu a área pela direita e cruzou fechado, no entanto, Alex Muralha espalmou. Na sequência, Jean Victor cobrou escanteio e Fabio Sanches cabeceou perto da trave.
Nos acréscimos, Dellatorre recebeu lançamento de Gabriel e concluiu cruzado para fora.
No segundo tempo, o Pantera ameaçou com Douglas Baggio, que finalizou cruzado e Alex Muralha espalmou.
O Mirassol respondeu aos 7 minutos após cobrança de escanteio de Zeca e cabeceio de João Victor, mas João Carlos fez grande defesa. Sete minutos depois, o time mandante abriu o placar. Em cruzamento da esquerda do campo de ataque, Fernandinho bateu forte e estufou as redes: 1 a 0.
Perdendo o jogo, o Botafogo se mandou para o ataque. Aos 22 minutos, Victor Andrade finalizou da entrada da área na direção de Alexandre Jesus, que ajeitou, virou e encheu o pé para deixar tudo igual: 1 a 1.
Logo depois, o Mirassol perdeu Fernandinho, expulso após atingir o rosto de Alexandre Jesus.
Com o empate, o Pantera cresceu e quase virou o placar aos 33 minutos, quando Fabio Sanches ficou com a sobra e colocou no canto para defesa de Alex Muralha.
Pouco depois, o Mirassol ameaçou em cabeçada de Luiz Otávio.
Já o Botafogo marcou o segundo após uma boa troca de passes. Sabit tocou para Gustavo Bochecha, que fez linda assistência para Douglas Baggio finalizar com força e virar o placar.
Com a vantagem, o Pantera se fechou na defesa e assegurou o resultado.
CONFIRA A FICHA TÉCNICA DE BOTAFOGO X MIRASSOL
COMPETIÇÃO: 22ª Rodada
DATA: 21/08/2024
HORÁRIO: 19h
LOCAL: Estádio José Maria de Campos Maia
ÁRBITRO: Paulo Belence Alves Dos Prazeres Filho (PE)
ASSISTENTES: Ricardo Bezerra Chianca (PE) e Karla Renata Cavalcanti De Santana (PE)
VAR: Vinicius Gomes Do Amaral (MG)
CARTÕES AMARELOS: Neto Moura, Danielzinhho e Luiz Otávio (Mirassol); Lucas Dias, Matheus Barbosa e Douglas Baggio (Botafogo)
CARTÕES VERMELHOS: Fernandinho, aos 25 do segundo tempo (Mirassol)
GOLS: Fernandinho, aos 14 do segundo tempo (Mirassol); Alexandre Jesus, aos 22 minutos do segundo tempo (Botafogo); Douglas Baggio, aos 39 minutos do segundo tempo (Botafogo)
MIRASSOL: Alex Muralha; Alex Silva, João Victor, Luiz Otávio e Zeca; Neto Moura (Léo Gamalho), Chico Kim (Iury Castilho) e Danielzinho; Gabriel, Dellatorre (Rodrigo Andrade) e Fernandinho. Treinador: Mozart
BOTAFOGO: João Carlos; Lucas Dias, Fábio Sanches e Matheus Costa; Emerson Negueba, João Costa (Sabit), Matheus Barbosa (Gustavo Bochecha), Douglas Baggio e Jean Victor (Bernardo Schappo); Alexandre Jesus e Victor Andrade. Treinador: Paulo Gomes