Agência Botafogo
imprensa@botafogofutebolsa.com.br
O Botafogo conquistou sua primeira vitória na Série B do Brasileiro e em grande estilo. Neste domingo (4), o Tricolor goleou o Athletico Paranaense por 4 a 1, de virada, na Ligga Arena, em Curitiba, pela sexta rodada da competição.
O Tricolor saiu atrás do placar, mas conseguiu a virada ainda na etapa inicial. Aos 23 minutos, Leandro Maciel em cobrança de pênalti deixou tudo igual. Nos acréscimos, Jonathan Cafú aproveitou o rebote do goleiro Mycael e marcou o segundo.
Na etapa complementar, brilhou a estrela do atacante Alexandre Jesus, que balançou as redes duas vezes. Aos 14, o jogador recebeu de Leandro Maciel e bateu cruzado. Seis minutos depois, Gabriel Bispo cruzou na cabeça do camisa nove, que testou firme e definiu o placar.
Com a vitória, o Pantera subiu na tabela de classificação. Agora, a equipe comandada por Márcio Zanardi ocupa a 15ª colocação, com cinco pontos.
O Botafogo volta a campo no dia 12 (segunda-feira), às 19h, quando enfrenta o Athletic no Estádio Santa Cruz/Arena Nicnet, pela sétima rodada da competição.
O JOGO
O treinador Márcio Zanardi promoveu duas alterações no Botafogo para o duelo contra o Athletico Paranaense. A primeira foi a entrada do lateral direito Jeferson no lugar do atacante Jefferson Nem, lesionado. Assim, o atacante Jonathan Cafú atuou no setor ofensivo ao lado de Alexandre Jesus, outra novidade no time titular.
Com essa formação, o Tricolor apostou na forte marcação e saída rápida para o ataque. Aos 4 minutos, Sabit fez o lançamento para Alexandre Jesus, que sairia na cara do gol. O zagueiro Habraão, porém, colocou a mão na bola. O VAR Caio Max Augusto Vieira chamou o árbitro Bruno Mota Correia, que analisou o lance e expulsou o jogador da equipe paranaense.
Mesmo com um atleta a menos, o time de Curitiba não se abateu e conseguiu abrir o placar. Em jogada rápida, Patrick enfiou para Renan Peixoto, que foi travado por Carlos Eduardo. O lance sobrou para Tevis, que concluiu no canto para fazer 1 a 0.
Com o gol tomado, o Pantera se lançou à frente e rondava a área adversária, mas tinha dificuldade para finalizar. Aos 23 minutos, Gabriel Risso recebeu dentro da área e foi derrubado por Luiz Fernando, pênalti. Leandro Maciel cobrou com força e empatou a partida.
Na jogada seguinte, o Athletico quase marcou o segundo. Tevis cruzou para Falcão, que cabeceou no travessão. No rebote, Renan Peixoto tentou e Victor Souza defendeu.
Depois desse lance, o Botafogo dominou o confronto. Aos 36 minutos, Leandro Maciel cruzou para Rafael Milhorim, que ajeitou para Carlos Eduardo. O zagueiro dominou na pequena área, no entanto, foi travado pelo goleiro Mycael no arremate. Onze minutos depois, Alejo Dramisino bateu de fora da área, Mycael espalmou e Jonathan Cafú mandou para a rede com o pé direito: 2 a 1.
Antes de terminar a etapa inicial, o árbitro Bruno Mora Correia expulsou Jonathan Cafú injustamente. O VAR, porém, pediu a revisão do lance e o cartão vermelho foi cancelado.
Preocupado em perder jogadores expulsos, Márcio Zanardi fez três alterações no intervalo. Ele tirou Carlos Eduardo, Jonathan Cafú e Jeferson, que tinham o cartão amarelo, e colocou Edson, Matheus Régis e Walisson, respectivamente.
O Tricolor melhorou e desperdiçou duas grandes chances. Aos 6 minutos, Alexandre Jesus foi lançado e tentou encobrir o goleiro Mycael, que voltou e defendeu. No minuto seguinte, o atacante passou pelo zagueiro e, dentro da grande área, concluiu para fora.
Aos 14 minutos, porém, o camisa nove aproveitou. Ele recebeu de Leandro Maciel e chutou cruzado para fazer o terceiro. Seis minutos depois, Gabriel Bispo cruzou e Alexandre Jesus testou para marcar o quarto.
Com a vitória e a atuação de gala na etapa completar, o Pantera trocou passes para administrar o resultado. A equipe ainda criou outras oportunidades, mas não conseguiu marcar.
Já o Athletico chegou em chute de fora da área defendido por Victor Souza.
No final da partida, a equipe paranaense perdeu Isaac expulso.
Sob os gritos de “olé”, o Botafogo comemorou sua primeira vitória na Série B do Brasileiro.
CONFIRA A FICHA TÉCNICA DE ATHLETICO PARANAENSE X BOTAFOGO
COMPETIÇÃO: 6ª Rodada da Série B do Campeonato Brasileiro
DATA: 04/05/2025
HORÁRIO: 18h30
LOCAL: Estádio Ligga Arena, em Curitiba
ÁRBITRO: Bruno Mota Correia
ASSISTENTE 1: Gustavo Mota Correia
ASSISTENTE 2: Raphael Carlos de Almeida
VAR: Caio Max Augusto Vieira
CARTÕES AMARELOS: Tobias Figueiredo, Falcão e Luiz Fernando (Athletico Paranaense); Carlos Eduardo, Jeferson, Dramisino e Jonathan Cafú (Botafogo)
CARTÕES VERMELHOS: Habraão e Isaac (Athletico Paranaense)
GOLS: Tevis, aos 15 minutos do primeiro tempo (Athletico Paranaense); Leandro Maciel, aos 23 minutos do primeiro tempo (Botafogo), Jonathan Cafú, aos 47 minutos do primeiro tempo (Botafogo); Alexandre Jesus, aos 14 minutos do segundo tempo (Botafogo); Alexandre Jesus, aos 22 minutos do segundo tempo (Botafogo)
BOTAFOGO: Victor Souza; Alisson Cassiano (Ericson), Carlos Eduardo (Edson) e Rafael Milhorim; Jeferson (Wallison), Sabit, Dramisino (Gabriel Bispo), Leandro Maciel e Gabriel Risso; Jonathan Cafú (Matheus Régis) e Alexandre Jesus. Treinador: Márcio Zanardi.
ATHLETICO PARANAENSE: Mycael; Raul, Habraão, Tobias e Fernando (João Cruz); Falcão, Patrick e Zapelli (Léo); Luiz Fernando (Alan Kardec), Renan Peixoto (Isaac) e Tevis (Velasco). Treinador: Maurício Barbieri.
CRÉDITO DA FOTO: Igor Barrankievcz/Agência Botafogo/Divulgação