Agência Botafogo
imprensa@botafogofutebolsa.com.br
Com um jogador a menos desde os 23 minutos do segundo tempo, o Botafogo venceu o Santo André por 1 a 0, nesta quinta-feira (1º) no Estádio Santa Cruz/Arena Nicnet, pela quarta rodada do Campeonato Paulista.
O gol botafoguense foi marcado pelo atacante Alex Sandro, aos 37 minutos da etapa inicial. Ele recebeu passe primoroso do meio-campista Leandro Maciel e finalizou com força para marcar o único gol da partida.
Com o triunfo, o Tricolor continua na terceira colocação do Grupo 4, com sete pontos –mesma pontuação do São Bernardo, que leva vantagem no número de cartões vermelhos e ocupa a segunda posição. O líder é o São Paulo, que soma dez pontos. O Novorizontino aparece em quarto lugar, com seis pontos.
Na classificação geral, o Pantera é o quinto colocado. Com dez pontos, o São Paulo é o dono da melhor campanha, seguido pelo Palmeiras, que também tem dez pontos. O terceiro é o Santos, com nove pontos.
Agora, o Botafogo encara o Ituano neste domingo (4), às 18h, no Estádio Novelli Júnior, em Itu.
O JOGO
O treinador Paulo Gomes escalou o Botafogo com novidades no setor ofensivo. Alex Sandro, Douglas Baggio e Leandro Pereira começaram como titulares nas vagas de Emerson Negueba, Tiago Alves e Toró.
Com essa formação, o Tricolor começou impondo o ritmo e criou duas boas chances. Aos 2 minutos, Douglas Baggio cobrou escanteio e Leandro Pereira cabeceou para fora. Logo depois, Jean Victor recebeu na esquerda e fez o cruzamento. A bola saiu com muita força e passou por toda a área.
O Santo André procurava jogar nos contra-ataques e conseguiu equilibrar a partida após os 15 minutos. Aos 23, teve sua melhor oportunidade na etapa inicial com Cléo Silva, que desviou cruzamento praticamente na linha da pequena área e mandou rente a trave de João Carlos.
Aos 29 minutos, o treinador Paulo Gomes teve que fazer sua primeira mudança após Leandro Pereira deixar o campo lesionado. Toró foi o substituto.
Seis minutos depois, o Pantera abriu o placar. Leandro Maciel recebeu na intermediária, girou e deu linda assistência para Alex Sandro, que encheu o pé e mandou no canto: 1 a 0.
Antes de terminar a etapa inicial, Alex Sandro quase fez o segundo. Douglas Baggio fez linda jogada individual e enfiou com precisão para o camisa 11, que saiu na cara do gol e tocou, mas Luiz Daniel praticou linda defesa.
No segundo tempo, o Botafogo tentou imprimir o mesmo ritmo, no entanto, errava os últimos passes e tinha dificuldade para criar jogadas perigosas.
Já o Santo André arriscou um pouco mais no setor ofensivo e ameaçou em cabeçada de Luiz Gustavo.
O Tricolor respondeu aos 15 minutos, quando Jean Victor cobrou lateral para Alex Sandro, que rolou para Matheus Barbosa chutar da entrada da área. A bola bateu na defesa e foi para escanteio.
O Pantera tinha o jogo controlado até os 23 minutos, quando Fábio Sanches recebeu o segundo cartão amarelo. Com um jogador a menos, o time procurou se defender para garantir o resultado.
Assim, Paulo Gomes fez quatro alterações para colocar atletas mais descansados. Ericson substituiu Toró. Pouco depois, entraram Emerson Negueba, Patrick Brey e Carlos Manuel nas vagas de Wallison, Douglas Baggio e Leandro Maciel.
O Santo André ameaçou com Robinho, que chutou por cima do travessão, e em cabeçada de Bruno Michel que foi cortada por Jean Victor e afastada por João Carlos.
Com o apoio da torcida, o Botafogo se superou e garantiu mais uma vitória no Paulistão.
FICHA TÉCNICA
BOTAFOGO X SANTO ANDRÉ
LOCAL: Estádio Santa Cruz/Arena Nicnet, em Ribeirão Preto
COMPETIÇÃO: 4ª rodada do Campeonato Paulista
DATA: 01/02/2024
HORÁRIO: 19h
ÁRBITRO: Gabriel Henrique Meira Bispo
ASSISTENTES: Robson Ferreira Oliveira e Izabele de Oliveira
VAR: Daiane Muniz dos Santos
CARTÕES AMARELOS: Fábio Sanches, Paulo Gomes e Leandro Maciel (Botafogo); Luiz Gustavo (Santo André)
CARTÕES VERMELHOS: Fábio Sanches e Paulo Gomes (Botafogo)
GOLS: Alex Sandro, ao 37 minutos do primeiro tempo (Botafogo);
PÚBLICO TOTAL: 3.396
RENDA: R$ 85.370,00
BOTAFOGO: João Carlos; Lucas Dias, Fábio Sanches e Bernardo Schappo; Wallison (Emerson Negueba), Matheus Barbosa, Leandro Maciel (Carlos Manuel) e Jean Victor; Douglas Baggio (Patrick Brey), Leandro Pereira (Toró) e Alex Sandro (Ericson). Treinador: Paulo Gomes.
SANTO ANDRÉ: Luiz Daniel; Júnior Caiçara, Valce, Luiz Gustavo, Igor Fernandes; Wellington Reis (Richard), Marciel (Bruno Michel), Dudu Vieira e Felipe Ferreira (Ariel Palácio); Lohan (Léo Passos) e Cléo Silva (Robinho). Treinador: Fernando Marchiori