novembro 30 2023 0comment

Com integração entre as áreas da saúde e novos equipamentos, número de lesões no Botafogo diminuem em quase 50% nos dois últimos anos

Agência Botafogo
imprensa@botafogofutebolsa.com.br

Com o objetivo de se consolidar entre os principais clubes do futebol Brasileiro, o Botafogo continua se modernizando em todos os setores e já começa a colher os frutos.

Uma das áreas que mostrou evolução nesta temporada foi o departamento médico.

Com novos equipamentos e integração das áreas da saúde, o elenco botafoguense teve 52% de lesões a menos do que em 2021. Já em relação ao ano passado, o número foi de 30%.

“Esse número é muito expressivo se analisarmos a quantidade de jogos e o deslocamento que temos a cada partida. Temos profissionais altamente qualificados e comprometidos em todas as áreas da saúde e também o apoio da direção para desenvolver o melhor trabalho possível”, disse Rodrigo Brochetto, diretor médico do Botafogo.

Formado pela USP Ribeirão e especializado em medicina do exercício e esporte pela USP de São Paulo e com passagens pelo Santos e na base do Palmeiras, Brochetto citou algumas mudanças implementadas que foram essenciais para o número de lesões diminuírem.

“O Botafogo investiu em equipamentos de qualidade, o que contribui na recuperação dos atletas após os jogos e, consequentemente, na diminuição no número de lesões. Outro fator importante também foi a integração que fizemos de todas as áreas da saúde. Atualmente, temos reuniões semanais e definimos a programação e a carga de treinos de cada atleta”, afirmou Brochetto, que também é médico da seleção brasileira de natação.

De acordo com o levantamento, o Botafogo teve uma média de uma lesão por partida em 2021. No ano seguinte, a média de lesões por partida foi de 0,77. Já nesta temporada, a média foi de 0,54 por confronto.

PREPARAÇÃO PARA 2024

De olho na próxima temporada, o Botafogo antecipou as avaliações cardiológicas do seu elenco.

Assim, alguns jogadores já estão realizando o teste ergométrico e fazendo exames de eletrocardiograma e ecocardiograma.

O clube decidiu antecipar parte do que é feito na pré-temporada para ganhar tempo na preparação visando a disputa do Campeonato Paulista, que começa no dia 21 de janeiro.

O elenco botafoguense inicia a preparação para a próxima temporada no dia 26 de dezembro, ou seja, menos de um mês antes da abertura da competição.