junho 22 2024 0comment

Com gol nos acréscimos, Botafogo vence o Operário-PR, conquista a 4ª vitória consecutiva e sobe na tabela

Agência Botafogo
imprensa@botafogofutebolsa.com.br

Com um belo gol marcado pelo meio-campista Gustavo Bochecha, o Botafogo venceu o Operário-PR por 1 a 0, neste sábado (22), no Estádio Germano Krüger, em Ponta Grossa, na abertura da 12ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B.

O gol botafoguense foi marcado aos 49 minutos do segundo tempo, quando Gustavo Bochecha recebeu de Patrick Brey, ajeitou, cortou para dentro e colocou no cantinho do goleiro Rafael Santos.

Com a vitória, a quarta consecutiva, o Tricolor pulou para a 11ª colocação, com 16 pontos –cinco a menos do que o América-MG, líder da competição.

Agora, o Pantera volta a campo na segunda-feira (24), às 19h, quando enfrenta o Monte Azul, pela Copa Paulista. A partida será realizada no Estádio Santa Cruz/Arena Nicnet.

Já pela Série B do Brasileiro, o próximo jogo do Tricolor será diante do Sport, no sábado (29), às 17h, também no Estádio Santa Cruz/Arena Nicnet.

O JOGO

O treinador Paulo Gomes escalou o Botafogo com apenas uma mudança em relação ao time que venceu a Ponte Preta na última rodada. O zagueiro Matheus Costa, que joga pelo setor direito, substituiu Wallison, suspenso pelo terceiro cartão amarelo.

Com essa formação, o Tricolor apostou numa forte marcação e nas transições ofensivas.

Com o sistema defensivo bem postado, o Pantera foi ameaçado em duas oportunidades. Aos 6 minutos, Pará cobrou escanteio e Willian Machado cabeceou no cantinho para boa defesa de João Carlos. Aos 28 minutos, Rodrigo Lindoso enfiou para Índio, que finalizou de primeira por cima do travessão.

Já o Botafogo atacava com Douglas Baggio pela direita e Emerson Negueba pela esquerda. Aos 29, Baggio tentou da intermediária e a bola saiu próxima da trave do goleiro Rafael Santos. Cinco minutos depois, Baggio desceu em velocidade e cruzou, mas Negueba passou da bola e Alex Sandro chegou atrasado.

Durante o primeiro tempo, Paulo Gomes teve que fazer uma alteração. Fillipe Soutto entrou no lugar de Matheus Barbosa, que saiu lesionado.

Na etapa complementar, o Botafogo manteve a mesma postura e criou duas chances, sendo uma delas a melhor da partida. Aos 12 minutos, Alex Sandro enfiou para Emerson Negueba, que avançou livre, cortou o zagueiro e só colocou. A bola saiu raspando a trave de Rafael Santos.

Sete minutos depois, Douglas Baggio desceu pela direita e finalizou da intermediária, mas o goleiro rival espalmou para escanteio.

Com o objetivo de dar mais fôlego para a equipe, Paulo Gomes fez alterações. O lateral direito Thassio, o zagueiro Bernardo Schappo, o lateral esquerdo Patrick Brey e o atacante Toró entraram nas vagas de Matheus Costa, Jean Victor, João Costa e Alex Sandro.

O Operário tinha a posse de bola, mas não conseguia entrar na defesa botafoguense, que estava bem postada. Aos 41 minutos, o Tricolor perdeu o zagueiro Lucas Dias, expulso após receber o segundo cartão amarelo. Aos 46, Ronaldo cabeceou no travessão após cruzamento da esquerda.

Quando a partida caminhava para terminar empatada, Douglas Baggio cortou a jogada no campo de defesa e a bola ficou com Patrick Brey, que puxou o contra-ataque. O lateral rolou para Gustavo Bochecha, que dominou, ajeitou e com categoria mandou no cantinho para fazer o gol da vitória.

CONFIRA A FICHA TÉCNICA DE OPERÁRIO-PR X BOTAFOGO
LOCAL: Estádio Germano Krüger
COMPETIÇÃO: 12ª Rodada da Série B do Brasileiro
DATA: 22/06/2024
HORÁRIO: 17h
ÁRBITRO: Fábio Augusto Santos Sá Júnior (SE)
ASSISTENTES: Daniel Vidal Pimentel (SE) e Cipriano da Silva SouSa (SE)
VAR: Diego Pombo Lopes (BA)
CARTÕES AMARELOS: Ocampos, Joseph e Rodrigo Lindoso (Operário-PR); João Costa, Matheus Costa, Lucas Dias e Gustavo Bochecha (Botafogo)
CARTÕES VERMELHOS: Lucas Dias (Botafogo)
GOLS: Gustavo Bochecha, aos 49 minutos do segundo tempo (Botafogo)
BOTAFOGO: João Carlos; Matheus Costa (Thassio), Lucas Dias, Fábio Sanches e Jean Victor (Patrick Brey); João Costa (Bernardo Schappo), Gustavo Bochecha e Matheus Barbosa (Fillipe Soutto); Douglas Baggio, Alex Sandro (Toró) e Emerson Negueba. Treinador: Paulo Gomes
OPERÁRIO-PR: Rafael Santos; Ocampos (Erik Bessa), Joseph, Willian Machado e Pará; Índio (Ronaldo), Rodrigo Lindoso e Pedro Lucas (Marco Antônio); Maxwell (Felipe Augusto), Rodrigo Rodrigues e Daniel (Ronald). Treinador: Rafael Guanaes