Agência Botafogo
imprensa@botafogofutebolsa.com.br
Com um gol marcado pelo lateral direito Wallison no último lance da partida, o Botafogo venceu a Chapecoense por 1 a 0, nesta sexta-feira (20), no Estádio Santa Cruz/Arena Nicnet, pela 13ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B.
O gol do triunfo foi feito aos 49 minutos do segundo tempo. Jean Victor cobrou escanteio e Wallison bateu de primeira. A bola pegou na zaga e entrou.
Com a vitória, o Tricolor subiu para a 16ª colocação, com 13 pontos –dois a mais do que o Volta Redonda, o primeiro na zona de rebaixamento.
Agora, o Pantera volta a campo no dia 30 (segunda-feira), quando enfrenta o Cuiabá, às 21h, na Arena Pantanal, em Cuiabá.
O JOGO
Sem poder contar com o zagueiro Rafael Milhorim, o meio-campista Sabit e o atacante Jonathan Cafu, o treinador Allan Aal escalou o Botafogo para encarar a Chapecoense com três alterações.
No sistema defensivo, a novidade foi Carlos Eduardo. Já no meio de campo, Alejo Dramisino foi o escolhido. Assim, Leandro Maciel atuou mais recuado. No ataque, Jefferson Nem ganhou nova oportunidade de iniciar a partida.
Com essa formação, o Tricolor tentou tomar a iniciativa do confronto, mas a Chapecoense avançou a marcação.
Após um início com dificuldades, o Pantera se ajeitou. Aos 12 minutos, a equipe recuperou uma bola no ataque e Jefferson Nem tentou da meia lua, mas o goleiro Léo Vieira defendeu. Quatro minutos depois, Leandro Maciel arriscou de fora da área, a bola desviou e saiu para escanteio.
A equipe catarinense procurava valorizar a posse de bola e conseguia chegar até a área do Botafogo, no entanto, não finalizava.
Aos 24 minutos, o Botafogo ameaçou em cruzamento de Jefferson Nem e cabeceio de Carlos Eduardo, porém, Léo Vieira pegou. Na sequência, Robinho desceu pela direita e cruzou para Alexandre Jesus, que se esticou e concluiu para fora.
O primeiro chute da Chapecoense ocorreu aos 36 minutos, quando Giovanni Augusto mandou da intermediária e Victor Souza segurou.
Nos últimos minutos, o Tricolor assustou duas vezes. Aos 41, Gabriel Bispo ajeitou de cabeça para Carlos Eduardo, que concluiu da marca do pênalti e Léo Vieira defendeu. Nos acréscimos, após cruzamento da direita, Jefferson Nem subiu de cabeça. A bola ainda sobrou para o atacante, que ajeitou e finalizou em cima da zaga.
No segundo tempo, Allan Aal voltou com o recém-contratado Marquinho no lugar de Alejo Dramisino.
Logo após 2 minutos, o meia já fez boa jogada. Ele recebeu lançamento longo, chegou no fundo e rolou para Jefferson Nem, que adiantou a bola e dividiu com o goleiro Léo Vieira.
O Tricolor continuou procurando o ataque e rondado a área adversária, no entanto, errava o último passe.
A Chapecoense chegou apenas uma vez com perigo com Giovanni Augusto, que recebeu dentro da área e mandou por cima do travessão.
O Pantera voltou a ameaçar com aos 28 minutos, quando Robinho tentou a jogada pela direita, evitou a saída e conseguiu tocar. Leandro Maciel bateu da entrada área por cima do gol.
Com o objetivo de buscar a vitória, o treinador botafoguense fez mais duas alterações. Jean Victor e Ronie Carrillo entraram nos lugares de Gabriel Risso e Jefferson Nem. Aos 36, Wallison substituiu Jeferson, enquanto William ficou com a vaga de Robinho.
O Pantera continuou insistindo. Antes de sair, Robinho deixou Alexandre Jesus na cara do gol. O camisa nove chutou e Léo Vieira fez grande defesa. Aos 45, Jean Victor cruzou na direção de Ronie Carrillo, que estava livre, porém, não conseguiu dominar.
Quando a partida caminhava para o empate, dois jogadores que saíram do banco de reservas deram a vitória ao Botafogo. Aos 49, Jean Victor cobrou escanteio e Wallison bateu de primeira. A bola pegou no defensor adversário e parou dentro do gol: 1 a 0.
CONFIRA A FICHA TÉCNICA DE BOTAFOGO X CHAPECOENSE
COMPETIÇÃO: 13ª Rodada da Série B do Campeonato Brasileiro
DATA: 20/06/2025
HORÁRIO: 19h
LOCAL: Estádio Santa Cruz/Arena Nicnet
ÁRBITRO: Arthur Gomes Rabelo (ES)
ASSISTENTE 1: Fernanda Kruger (MT)
ASSISTENTE 2: Pedro Amorim de Freitas (ES)
VAR: Anderson da Silveira Farias (RS)
CARTÕES AMARELOS: João Paulo, Bruno Leonardo, Perotti e Giovanni Augusto (Chapecoense); Wallison (Botafogo)
CARTÕES VERMELHOS:
PÚBLICO: 1.605
RENDA: R$39.480
GOLS: Wallison, aos 49 minutos do segundo tempo (Botafogo)
BOTAFOGO: Victor Souza; Jeferson (Wallison), Ericson, Carlos Eduardo e Gabriel Risso (Jean Victor); Gabriel Bispo, Leandro Maciel e Alejo Dramisino (Marquinho); Robinho (William), Alexandre Jesus e Jefferson Nem (Ronie Carrillo). Treinador: Allan Aal.
CHAPECOENSE: Léo Vieira; Victor Caetano, Bruno Leonardo, João Paulo e Mailton; Walter Clar (Mancha); Rafael Carvalheira, Bruno Matias (Pedro Martins) e Giovanni Augusto (Márcio Júnior); Marcinho (Italo) e Neto Pessoa (Perotti).
Treinador: Gilmar Dal Pozzo.