outubro 28 2023 0comment

Com gol de Toró, Botafogo vence o Guarani fora de casa.

Agência Botafogo
imprensa@botafogofutebolsa.com.br

Com um gol marcado pelo atacante Toró, o Botafogo venceu o Guarani por 1 a 0, nesta sexta-feira (27), no Estádio Brinco de Ouro da Princesa, em Campinas, pela 34ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B.

Toró marcou seu primeiro gol com a camisa botafoguense aos 46 minutos do segundo tempo, quando Lucas Cardoso fez boa jogada pela esquerda e rolou para o camisa 11 mandar para as redes.

Com a vitória, o Tricolor garantiu matematicamente sua permanência na Série B. O time está na 12ª colocação, com 46 pontos –mesma pontuação do Ceará.

Agora, o Botafogo enfrentará o Ceará no dia 4 (sábado), às 17h, no Estádio Santa Cruz/Arena Nicnet Eurobike, pela 34ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B. A partida será a penúltima do Tricolor em seus domínios na temporada.

O JOGO

O treinador Marcelo Chamusca fez apenas uma alteração no Botafogo em relação ao triunfo diante do Novorizontino na última rodada. Ele optou pela entrada do meio-campista Guilherme Mantuan no lugar de Ivonei.

Assim, o comandante botafoguense formou o meio de campo com Thassio, Tárik, Guilherme Mantuan e Guilherme Madruga. Já o setor ofensivo teve Toró e Osman.

Com essa formação, o Tricolor optou por uma forte marcação e saída rápida para o ataque. Desta forma, criou a primeira grande chance do jogo. Aos 16 minutos, Patrick Brey cruzou da esquerda, Osman cabeceou e a bola saiu raspando o travessão.

Nove minutos depois, Brey levantou na área, a bola chegou em Guilherme Madruga, que tentou o domínio, mas o goleiro Pegorari saiu do gol e fez a defesa.

Com a mesma estratégia, o Pantera continuou melhor do que o Guarani, que teve o zagueiro Lucão expulso aos 33 minutos após derrubar Guilherme Madruga –o meio-campista sairia na cara do gol.

O Guarani só chegou com perigo aos 38 minutos, quando João Victor finalizou da entrada da área e Matheus Albino espalmou. No rebote, Bruno José mandou por cima do travessão.

Antes de terminar a etapa inicial, o Botafogo ameaçou novamente. Após boa troca de passes, Toró levantou e Madruga cabeceou rente a trave.

No segundo tempo, o Botafogo voltou com a mesma postura e quase abriu o placar. Após boa troca de passes, Toró deu belo drible em Diogo Mateus, invadiu a área e concluiu, mas Pegorari fez excelente defesa. No rebote, Thassio dominou, saiu da marcação e concluiu próximo da trave do goleiro bugrino.

Logo depois, o Pantera chegou novamente com Thassio, que concluiu fraco para a defesa de Pegorari, e Patrick Brey –travado na hora da finalização.

Aos 10, Tárik arriscou chute forte da entrada da área e Pegorari fez novamente excelente defesa.

O Tricolor continuou insistindo e mandando na partida, no entanto, não conseguia chegar ao gol.

Já o Guarani não saía do campo defensivo e pouco assustou Matheus Albino.

Com o objetivo de conquistar a vitória, Chamusca deixou a equipe mais ofensiva. Ele colocou Ivonei, Lucas Cardoso, Luiz Henrique e Édson Cariús nos lugares de Tárik, Thassio, Guilherme Madruga e Osman.

O time continuou insistindo e chegou ao gol aos 46 minutos, quando Lucas Cardoso fez boa jogada pela esquerda e rolou para Toró colocar no cantinho e fazer 1 a 0.

O Guarani tentou sair para o jogo em busca do empate. O Botafogo segurou o resultado e quase ampliou com Ivonei, que viu Pegorari fora do gol e mandou da intermediária. A bola saiu raspando a trave.

FICHA TÉCNICA
GUARANI X BOTAFOGO
LOCAL: Estádio Brinco de Ouro da Princesa, em Campinas
COMPETIÇÃO: 34ª rodada do Campeonato Brasileiro Série B
DATA: 27/10/2023
HORÁRIO: 21h30 (Brasília)
ÁRBITRO: Maguielson Lima Barbosa (DF)
ASSISTENTES: Leila Naiara Moreira da Cruz (DF) e Lucas Costa Modesto (DF)
VAR: Adriano de Assis Miranda
CARTÕES AMARELOS: Pegorari, Pablo Thomaz e Diogo Mateus (Guarani); Tárik e Guilherme Madruga (Botafogo)
CARTÕES VERMELHOS: Lucão (Guarani)
GOLS: Toró, aos 46 minutos do segundo tempo (Botafogo)
GUARANI: Pegorari, Lucão, Matheus Barbosa, Mayk, Bruno Mendes (Derek), Alan Santos, Diogo Mateus, Bruno José (Pablo Thomaz), Matheus Bueno (Lucas Araújo), João Victor e Régis (Wálber) (Alvariño). Treinador: Umberto Louzer.
BOTAFOGO: Matheus Albino; Ericson (Lucas Dias), Diogo Silva, Marcio e Patrick Brey; Thassio (Lucas Cardoso), Tárik (Ivonei), Guilherme Mantuan e Guilherme Madruga (Luiz Henrique); Toró e Osman (Edson Cariús). Treinador: Marcelo Chamusca.