Agência Botafogo
imprensa@botafogofutebolsa.com.br
Com um gol marcado pelo meio-campista argentino Leandro Maciel, o Botafogo venceu o Água Santa por 1 a 0, nesta terça-feira (23), no Estádio Distrital do Inamar, em Diadema, pela segunda rodada do Campeonato Paulista.
Leandro Maciel marcou em cobrança de pênalti, aos 39 minutos do segundo tempo.
Com a vitória, o Tricolor soma três pontos e está na terceira colocação do Grupo D, mesma pontuação do São Bernardo, vice-líder, que leva vantagem no saldo de gols e tem um jogo a menos. O líder da chave é o São Paulo, que tem quatro pontos.
Com o triunfo, o Pantera conquistou também a primeira vitória diante da equipe de Diadema. Até então, o retrospecto era de duas derrotas e dois empates
Agora, o Botafogo volta a campo no próximo sábado (27), quando encara o Red Bull Bragantino, às 17h15, no Estádio Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista, pela terceira rodada do Campeonato Paulista.
O JOGO
Com o objetivo de conquistar a primeira vitória no Campeonato Paulista, o treinador Paulo Gomes escalou o Botafogo com duas mudanças em relação ao último jogo. O lateral Wallisson entrou no lugar de Thalles, enquanto Lucas Cardoso jogou na vaga de Leandro Pereira. Assim, Alex Sandro atuou mais centralizado.
Com essa formação, o Tricolor começou procurando o ataque. Logo aos 3 minutos, Leandro Maciel cobrou escanteio, a bola foi desviada na primeira trave e Alex Sandro, livre, mandou de peixinho para fora.
Mesmo com o gramado encharcado, o que prejudicava a troca de passes, o Pantera continuou controlando a etapa inicial. Aos 10, Leandro Maciel arriscou da entrada da área, porém, teve a finalização travada.
O Água Santa também tinha dificuldades de sair jogando. A melhor chance dos donos da casa ocorreu após finalização de Cristiano da intermediária e defesa de João Carlos.
O Botafogo continuou com mais volume de jogo até o final da etapa inicial, porém, não conseguiu finalizar com perigo.
No segundo tempo, o Tricolor manteve a postura da etapa inicial. Aos 12 minutos, Lucas Cardoso recebeu na intermediária, ajeitou e encheu o pé. Ygor Vinhas espalmou e a bola pegou no travessão e saiu para escanteio.
Na cobrança, Bernardo Schappo subiu de cabeça e mandou por cima do travessão.
Já o Água Santa não conseguia escapar da marcação botafoguense e pouco criava.
Com o objetivo de ganhar o jogo, Paulo Gomes colocou Emerson Negueba, Tiago Alves e Carlos Manuel. Pouco depois, optou pela entrada de Patrick Brey.
Aos 37, Matheus Barbosa tocou de cabeça e Rhuan cortou com a mão dentro da área, pênalti. Leandro Maciel cobrou com força no meio do gol e fez 1 a 0.
Com a vitória parcial, o Tricolor soube se defender nos últimos minutos, controlou a partida e saiu de campo com os três pontos.
FICHA TÉCNICA
BOTAFOGO x Água Santa
LOCAL: Distrital do Inamar, em Diadema
COMPETIÇÃO: 2ª rodada do Campeonato Paulista
DATA: 23/01/2024
HORÁRIO: 21h30
ÁRBITRO: Vinícius Gonçalves Dias Araujo
ASSISTENTES: Marcelo Carvalho Van Gasse e Leandro Matos Feitosa
VAR: Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral
CARTÕES AMARELOS: Cristiano, Bruno Xavier e Bruno Mezenga (Água Santa); Tiago Alves (Botafogo)
CARTÕES VERMELHOS: Leandro Pereira (Botafogo)
GOLS: Leandro Maciel, aos 39 minutos do segundo tempo
BOTAFOGO: João Carlos; Lucas Dias, Fábio Sanches e Bernardo Schappo; Wallison, Matheus Barbosa (Ericson), Leandro Maciel, Douglas Baggio (Carlos Manuel) e Jean Victor (Patrick Brey); Alex Sandro (Tiago Alves) e Lucas Cardoso (Negueba). Treinador: Paulo Gomes
ÁGUA SANTA: Ygor Vinhas, Gabriel Inocêncio, Joílson (Jhonnathan), Wálber e Rhuan; Cristiano (Kady), Igor Henrique (Thiaguinho) e Luan Dias (Jael); Bruno Xavier, Keké e Bruno Mezenga. Treinador: Bruno Pivetti.