janeiro 15 2024 0comment

Com gol de bike, Guilherme Madruga fatura o Prêmio Puskás-2023

Agência Botafogo
imprensa@botafogofutebolsa.com.br

O meio-campista Guilherme Madruga, de 23 anos, foi o vencedor do Prêmio Puskás-2023. A cerimônia, que também contemplou o melhor jogador da última temporada, foi realizada nesta segunda-feira (15), na Eventim Apollo, em Londres.

Madruga, que concorreu com o gol de bicicleta marcado na vitória do Botafogo sobre o Novorizontino por 1 a 0, no dia 27 de junho, pela 14ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B, venceu a disputa com o paraguaio Julio Enciso, do Brighton & Hove Albion, e o português Nuno Santos, do Sporting.

Além do voto popular, a premiação contou ainda com um grupo formado por ex-jogadores, ex-técnicos e personalidades influentes.

“Hoje, vivo um momento único, um momento indescritível que ficará sempre marcado na minha vida e também na memória das pessoas que me acompanham desde o início da minha trajetória. Primeiramente, estou muito feliz de estar aqui concorrendo a um prêmio internacional ao lado dos meus ídolos e, em segundo, por ganhar esse prêmio que é tão cobiçado por todos os jogadores”, afirmou Guilherme Madruga durante a premiação.

“Quero agradecer os meus pais que sempre me incentivaram a praticar esporte, em especial o futebol. Eles são o alicerce da família e nunca deixaram faltar nada em casa com muito esforço e dedicação. O esporte pode ser a solução para muitos problemas que hoje vivemos na sociedade.  Quero agradecer também a nação brasileira e a todos que votaram no meu gol. É uma satisfação enorme representar o meu país e estou voltando com esse prêmio para o Brasil após oito anos”, acrescentou referindo-se a Wendell Lira e Neymar, que ganharam o prêmio em 2015 e 2011, respectivamente.

Assim, Guilherme Madruga foi o terceiro brasileiro a ganhar a premiação.

O GOL

Guilherme Madruga marcou de bicicleta na vitória do Botafogo sobre o Novorizontino por 1 a 0, no dia 27 de junho, pela 14ª rodada do Campeonato Brasileiroda Série B.

Na oportunidade, o meio-campista ficou com a sobra após a defesa adversária afastar a jogada e, quase da intermediária, acertou uma linda bicicleta no ângulo do goleiro rival, aos 36 minutos do primeiro tempo.

Rapidamente, o lance virou Trending Topics, ganhou manchetes dos principais portais, repercutiu em veículos esportivos de todo o planeta e virou motivo de campanha para o Prêmio Puskás.

A hashtag #MadrugaPuskas foi criada pelos brasileiros para prestigiar o jogador.

GUILHERME MADRUGA

Natural de Campo Grande, Guilherme Madruga começou a carreira no futebol profissional como zagueiro. Aos poucos, ele foi se adaptando ao meio de campo e ganhou destaque como segundo volante.

Ele chegou ao Botafogo em novembro de 2022 após se destacar no Desportivo Brasil, onde jogou de 2017 a 2022. Antes, atuou nas categorias de base do José Bonifácio.

Em 2023, Guilherme Madruga atuou em 46 das 55 partidas disputadas pelo Botafogo na temporada.

Além do gol de bike, Madruga fez outro golaço na temporada. No dia 21 de outubro, o camisa oito do Tricolor marcou do meio de campo na vitória do clube sobre o Novorizontino por 2 a 0, no Estádio Santa Cruz/Arena Nicnet Eurobike, pela 33ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B.

O gol também repercutiu mundialmente, mas não concorreu ao Prêmio Puskás deste ano porque o prazo final para os selecionados foi no dia 20 de agosto.