Agência Botafogo
imprensa@botafogofutebolsa.com.br
Com gol marcado por Ronie Carrillo, o Botafogo venceu o Paysandu por 1 a 0, nesta terça-feira (7), no Estádio Santa Cruz/Arena Nicnet, pela 31ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro.
O atacante equatoriano balançou a rede aos 44 minutos do segundo tempo após boa jogada de Jefferson Nem.
Com o resultado, o Tricolor ocupa agora a 17ª colocação, com 32 pontos –um a menos do que o Athletic, o primeiro fora da zona de rebaixamento.
Com o triunfo, o Pantera também quebrou uma sequência negativa de seis jogos sem vitória.
Agora, o Botafogo volta a campo na próxima terça-feira (14), quando enfrenta a Chapecoense, às 19h30, na Arena Condá, pela 32ª rodada da competição.
O JOGO
Depois de comandar dois treinamentos, o auxiliar técnico da casa Ivan Izzo fez quatro alterações no Botafogo para o duelo contra o Paysandu.
A primeira modificação foi no sistema defensivo com a entrada do zagueiro Ericson, que cumpriu suspensão na última partida, na vaga de Edson, suspenso. A outra novidade foi no meio de campo com a presença do argentino Leandro Maciel no lugar de Matheus Barbosa.
Já no ataque, Ivan Izzo fez duas mudanças. Gabriel Barros e Guilherme Queiroz começaram como titulares, substituindo o meia Marquinho e o atacante Léo Gamalho, lesionado, respectivamente.
Com essa formação, o Tricolor tomou a iniciativa da partida. Logo no primeiro minuto, Guilherme Queiroz recebeu na intermediária, girou e finalizou para defesa de Matheus Nogueira.
O Paysandu respondeu aos 7 minutos, quando Marlon cruzou da direita e Diogo Oliveira, na marca do pênalti, mandou para fora.
Na sequência, o Pantera criou boa chance pelo lado direito. A bola chegou em Alejo Dramisino dentro da área, que tocou para Guilherme Queiroz girar e finalizar. Ele, porém, foi travado e a jogada terminou em escanteio.
Aos 26, o Botafogo chegou novamente com Alejo, que tentou de fora da área e concluiu por cima. Nove minutos depois, Gabriel Risso cruzou em cobrança de falta e o zagueiro Vilar cabeceou para fora.
Ainda na etapa inicial, o time de Belém ameaçou com Garcez, que partiu em velocidade, invadiu a área e bateu para fora.
Nos últimos minutos, o Tricolor melhorou e buscou jogadas pelas pontas. Numa delas, Gabriel Risso cruzou e Gabriel Barros não conseguiu completar.
Nos acréscimos, André Luiz Skettino Policarpo Bento, árbitro da partida, marcou pênalti em Edílson. Rodolpho Toski Marques, que estava no VAR, chamou a arbitragem para revisão e o lance foi anulado.
No segundo tempo, o Pantera voltou melhor e praticamente dominou toda a etapa.
Aos 10 minutos, Gabriel Bispo arriscou da intermediária para boa defesa de Matheus Nogueira. Três minutos depois, Gabriel Barros chutou de fora da área e o goleiro adversário espalmou. No rebote, Guilherme Queiroz finalizou e o zagueiro Thalisson cortou em cima da risca. A bola ainda bateu na mão de Jeferson e entrou, no entanto, o árbitro anulou corretamente.
Com o objetivo de ganhar o jogo, Ivan Izzo colocou Marquinho no lugar de Leandro Maciel.
Logo depois, Robinho e Matheus Barbosa substituíram Gabriel Barros e Alejo Dramisino, respectivamente.
O Botafogo continuava superior no confronto. O time trocava passes, porém, tinha dificuldades de penetrar na área adversária.
Aos 30, Robinho ficou com a sobra e tentou concluir no ângulo, mas a bola saiu raspando a trave.
O técnico interino do Botafogo ainda fez mais duas mudanças com a entradas de Ronie Carrillo e Wallison nas vagas de Guilherme Queiroz e Jeferson, respectivamente.
Aos 42, Robinho desceu pela direita e cruzou rasteiro, no entanto, Matheus Nogueira saiu do gol e defendeu.
Quando a partida caminhava para terminar empatada, o Botafogo abriu o placar. Aos 44 minutos, Jefferson Nem recuperou a jogada no campo de ataque, passou pelo adversário, invadiu a área e rolou para Ronie Carrillo empurrar para a rede e marcar o gol da vitória.
CONFIRA A FICHA TÉCNICA DE BOTAFOGO X PAYSANDU
COMPETIÇÃO: 31ª Rodada da Série B do Campeonato Brasileiro
DATA: 03/10/2025
HORÁRIO: 21h35
LOCAL: Estádio Santa Cruz/Arena Nicnet
ÁRBITRO: André Luiz Skettino Policarpo Bento (MG)
ASSISTENTE 1: Lehi Sousa Silva (DF)
ASSISTENTE 2: Suellen das Graças Gonçalves Silva (MG)
VAR: Rodolpho Toski Marques (PR)
PÚBLICO: 1006
RENDA: R$ 31.230,00
CARTÕES AMARELOS: Edílson (Paysandu); Leandro Maciel, Jefferson Nem e Gabriel Bispo (Botafogo)
CARTÕES VERMELHOS:
GOLS: Ronie Carrillo, aos 44 minutos do segundo tempo (Botafogo)
BOTAFOGO: Victor Souza; Jeferson (Wallison), Ericson, Vilar e Gabriel Risso; Gabriel Bispo, Alejo Dramisino (Matheus Barbosa) e Leandro Maciel (Marquinho); Gabriel Barros (Robinho), Guilherme Queiroz (Ronie Carrillo) e Jefferson Nem. Treinador: Ivan Izzo (auxiliar técnico).
PAYSANDU: Matheus Nogueira; Edílson, Thalisson, Maurício Antônio e Bryan; Ronaldo Henrique, André Lima (Carlos Eduardo) e Denner (Ramón Martínez) ; Garcez (Vinni Faria), Marlon (Petterson) e Diogo Oliveira (Rossi). Treinador: Márcio Fernandes.