outubro 12 2023 0comment

Com arbitragem confusa, Botafogo perde para o Vila Nova

Agência Botafogo
imprensa@botafogofutebolsa.com.br

Com um jogador a menos desde os 21 minutos da etapa inicial e uma arbitragem confusa, o Botafogo perdeu para o Vila Nova por 3 a 1, nesta quarta-feira (11), em Goiânia, pela 32ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro.

A confusão da arbitragem começou justamente aos 21 minutos, quando o zagueiro Luís Felipe fez um corte na bola e o árbitro mandou o lance seguir. Após o ataque botafoguense, o VAR chamou o árbitro, que revisou o lance e expulsou o Luís Felipe.

Outra jogada que gerou reclamação foi no segundo gol do Vila Nova. No início do lance, Osman dividiu uma bola de cabeça e ficou caído no gramado. Mesmo assim, o árbitro deixou o jogo seguir e o time goiano ampliou.

Com a derrota, o Tricolor continua na 12ª colocação, com 40 pontos.

Agora, o Botafogo volta a campo no dia 21 (sábado), às 17h, quando enfrenta o Novorizontino, no Estádio Santa Cruz/Arena Nicnet Eurobike, pela 33ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B.

O JOGO

Com o objetivo de buscar a reabilitação, o treinador Marcelo Chamusca escalou o Botafogo com modificações no sistema defensivo, no meio de campo e no ataque. Na defesa, o treinador botafoguense optou por escalar o zagueiro Luís Felipe no lugar de Marcio e o lateral esquerdo Jean Victor, que retornou ao time após cumprir suspensão, substituindo Patrick Brey.

No meio de campo, as novidades foram Tárik e Guilherme Madruga nas vagas de Guilherme Mantuan e Carlos Manuel. A outra alteração foi a entrada de Ivonei no lugar do atacante Édson Cariús, suspenso. Assim, Osman atuou no setor ofensivo com Lucas Cardoso.

Desta forma, o Tricolor apostou numa forte marcação e transição rápida para o setor defensivo. Aos 7 minutos, Lucas Cardoso avançou pela esquerda, invadiu a área, fintou o zagueiro e colocou no canto. A bola desviou no zagueiro e carimbou a trave.

Já o Vila Nova aproveitou a oportunidade criada. Aos 13 minutos, após cobrança de escanteio, Donato desviou de cabeça e acertou a trave. No rebote, Doma completou para o gol e abriu o placar.

Com a vantagem no placar, o time goiano quase aumentou com Caio Dantas, que saiu na cara do gol e colocou no canto, mas Matheus Albino defendeu.

Aos 21 minutos, o lance mais confuso do jogo. O zagueiro Luís Felipe cortou na bola um lance promissor do Vila Nova e o Botafogo desceu para o ataque após o árbitro Arthur Gomes Rabelo mandar o jogo seguir. Porém, o árbitro foi chamado pelo VAR, revisou o lance e expulsou o zagueiro botafoguense.

Na cobrança de falta, Lourenço colocou e Matheus Albino espalmou. Na sobra, Juan Christian cabeceou e o goleiro botafoguense pegou novamente. Aos 32, Juan Christian avançou livre e, dentro da área, concluiu para fora.

Aos 39 minutos, o Vila Nova ampliou em outro lance que gerou reclamação com a arbitragem. Osman dividiu a bola de cabeça e ficou caído no gramado. O árbitro deixou o jogo seguir e o time goiano marcou com Caio Dantas. Enquanto o lance era revisado, Marcelo Chamusca foi expulso.

Ainda na etapa inicial, o Botafogo teve a chance de diminuir com Guilherme Madruga, que invadiu a área e concluiu para fora.

No segundo tempo, o Tricolor voltou com duas alterações. Toró e Edson entraram nos lugares de Ivonei e Lucas Cardoso.

O time goiano ainda ampliou com Igor Henrique em cobrança de pênalti.

Mesmo com um jogador a menos, o Pantera não desistiu e ainda conseguiu diminuir com Diogo Silva, que completou de cabeça um cruzamento de Toró, aos 25 minutos.

Assim, a partida terminou com vitória do Vila Nova por 3 a 1.

FICHA TÉCNICA
VILA NOVA x BOTAFOO
LOCAL: Estádio Onésio Brasileiro Alvarenga, Oba, em Goiânia
COMPETIÇÃO: 32ª rodada do Campeonato Brasileiro Série B
DATA: 11/10/2023
HORÁRIO: 21h30 (Brasília)
ÁRBITRO: Arthur Gomes Rabelo (ES)
ASSISTENTES: Vanderson Antonio Zanotti (ES) e Vanessa Santos Azevedo (SE)
VAR: Gilberto Rodrigues Castro Júnior (PE)
CARTÕES AMARELOS: Osman e Lucas Cardoso (Botafogo); Marcelinho (Vila Nova)
CARTÕES VERMELHOS: Luís Felipe e Marcelo Chamusca (Botafogo)
GOLS: Doma, aos 13 minutos do primeiro tempo (Vila Nova); Caio Dantas, aos 37 minutos do primeiro tempo (Vila Nova); Igor Henrique, aos 11 minutos do segundo tempo (Vila Nova); Diogo Silva, aos 25 minutos do segundo tempo (Botafogo)
BOTAFOGO: Matheus Albino; Ericson, Diogo Silva, Luís Felipe e Jean Victor (Patrick Brey); Thassio (Marcio), Tárik (Guilherme Mantuan), Guilherme Madruga e Ivonei (Edson); Lucas Cardoso (Toró) e Osman. Treinador: Marcelo Chamusca
VILA NOVA: Dênis Júnior; Marcelinho (Léo Duarte), Doma, Rafael Donato e Marquinhos Pedroso (Diego Renan); Cristiano, Juan Christian (Everton Brito) e Lourenço (Sousa); Igor Henrique (Marlone), Caio Dantas e Guilherme Parede. Treinador: Lisca