novembro 11 2025 0comment

Com apoio da torcida, Botafogo vence o Amazonas e sobe na tabela de classificação

Agência Botafogo
imprensa@botafogofutebolsa.com.br

Com o apoio da torcida, que compareceu em grande número, o Botafogo venceu o Amazonas por 1 a 0, nesta segunda-feira (10), no Estádio Santa Cruz/Arena Nicnet, pela 36ª e antepenúltima rodada da Série B do Campeonato Brasileiro.

O gol do triunfo foi marcado por Léo Gamalho, aos 25 minutos do segundo tempo. Ele cobrou pênalti com força, a bola pegou no travessão e entrou.

Com a vitória, o Tricolor assumiu a 15ª colocação, com 41 pontos –um a mais do que a Ferroviária, primeiro clube na zona de rebaixamento. Com também 40 pontos, o Athletic ocupa a 16ª posição.

Assim, o Pantera pode confirmar sua permanência na Série B na próxima rodada. Para atingir o objetivo, o time precisa vencer o Criciúma, no domingo (16), às 16h30, no Estádio Heriberto Hülse, em Criciúma, no penúltimo jogo da competição, e torcer por um tropeço do time de Araraquara diante do Athletico Paranaense ou por uma derrota do Athletic para o Coritiba.

Com o triunfo desta noite, o Botafogo completou também o sexto jogo de invencibilidade. Sob o comando da dupla Ivan Izzo e Willians Alves, o Tricolor possui agora três triunfos (Paysandu, Volta Redonda e Amazonas) e três empates (Chapecoense, Cuiabá e Novorizontino).

O JOGO

Com o objetivo de conquistar a segunda vitória consecutiva e continuar fora do grupo dos quatro últimos colocados, o treinador interino Ivan Izzo fez apenas uma alteração no Botafogo para o confronto desta noite. A novidade foi a presença do atacante Léo Gamalho, autor do gol contra o Novorizontino, no lugar de Guilherme Queiroz.

Com a mesma formação, o Tricolor impôs uma marcação forte no meio de campo e tentou tomar a iniciativa da partida.

A primeira chance, porém, foi do time visitante. Aos 5 minutos, Kevín Ramírez tabelou com Henrique Almeida e finalizou para defesa de Victor Souza. Na sequência, Erick Varão tentou de fora da área e mandou para fora.

O Pantera respondeu aos 8 minutos, quando Alejo Dramisino tabelou com Gabriel Barros e concluiu da intermediária. A bola saiu por cima do gol. Sete minutos depois, Gabriel Barros recebeu pela direita e tocou para Wesley Dias, que bateu e o goleiro Renan espalmou.

Aos 20 minutos, Jefferson Nem tabelou com Wesley Dias e cruzou na direção de Léo Gamalho, que não conseguiu conclui. Na sequência, Wallison dominou dentro da área e mandou para fora.

Melhor em campo, o Botafogo continuou pressionando o rival. Aos 24, Jefferson Nem encheu o pé e o goleiro Renan espalmou. Pouco depois, Alejo Dramisino recebeu de Wesley Dias, carregou e fuzilou, no entanto, o goleiro adversário desviou com a ponta dos dedos.

O Amazonas voltou a assustar no final da etapa inicial. Aos 41 minutos, Henrique Almeida cobrou falta com perigo.

No último lance do primeiro tempo, Gabriel Barros tocou para Alejo Dramisino, que fez o cruzamento para Léo Gamalho, porém, o atacante foi travado no momento da conclusão.

Na volta do intervalo, o Botafogo retornou com Jonathan Cafu e Marquinho nos lugares de Jefferson Nem e Wesley Dias.

A primeira chance, no entanto, foi do time manauara. Kevín Ramírez recebeu passe de peito de Henrique Almeida e carimbou na trave.

Após essa jogada, o Tricolor acordou e continuou pressionando o rival, que apostava nos contra-ataques. Aos 9, Gabriel Barros recebeu na ponta esquerda, cortou para o meio e bateu colocado. A bola desviou na zaga e saiu. Na sequência, Jonathan Cafu cobrou escanteio e Léo Gamalho cabeceou para fora.

Aos 20 minutos, o Pantera criou uma excelente jogada. Gabriel Risso tocou para Gabriel Barros, que passou para Marquinho. O meia enfiou para Alejo Dramisino, que invadiu a área e foi derrubado. Na cobrança, Léo Gamalho bateu, a bola pegou no travessão e entrou.

Com a vantagem no placar, Alejo Dramisino foi substituído por Leandro Maciel.

Aos 28 minutos, o Amazonas teve uma excelente oportunidade com Kevin Ramírez, que parou em grande defesa de Victor Souza.

Com o objetivo de segurar o resultado, o treinador botafoguense fez outras duas modificações. O zagueiro Alisson Cassiano e Guilherme Queiroz substituíram Gabriel Barros e Léo Gamalho, respectivamente.

Nos últimos minutos, o time visitante insistiu nas jogadas aéreas, mas a defesa do Botafogo estava bem postada e garantiu a vitória por 1 a 0.

CONFIRA A FICHA TÉCNICA BOTAFOGO X AMAZONAS
COMPETIÇÃO: 36ª Rodada da Série B do Campeonato Brasileiro
DATA: 03/11/2025
HORÁRIO: 19h
LOCAL: Estádio Santa Cruz/Arena Nicnet
ÁRBITRO: Wagner do Nascimento Magalhães (RJ)
ASSISTENTE 1: Daniel de Oliveira Alves Pereira (RJ)
ASSISTENTE 2: Alex Sandro Quadros Thome (RR)
VAR: José Ricardo Vasconcellos Laranjeira (AL)
CARTÕES AMARELOS: Henrique Almeida e Larry Vásquez (Amazonas); Marquinho (Botafogo)
CARTÕES VERMELHOS:
PÚBLICO: 8.922
RENDA: R$139.830,00
GOL: Léo Gamalho, aos 25 minutos do segundo tempo (Botafogo)
BOTAFOGO: Victor Souza; Wallison, Ericson, Vilar e Gabriel Risso; Gabriel Bispo, Wesley Dias (Marquinho) e Alejo Dramisino; Gabriel Barros (Alisson Cassiano), Léo Gamalho (Guilherme Queiroz) e Jefferson Nem (Jonathan Cafú). Treinador: Ivan Izzo (auxiliar técnico).
AMAZONAS: Renan; Akapo (William Barbio), Rafael Vitor, Alvariño e Fabiano (Kiko); Larry Vásquez, Xavier (Gabriel Domingos), Rafael Tavares (Joaquim Torres) e Erick Varão (Luan Santos); Henrique Almeida e Kevin Ramírez. Treinador: Aderbal Lana.