agosto 03 2025 0comment

Com 2 gols do estreante Léo Gamalho, Botafogo vence o América-MG no Estádio Santa Cruz/Arena Nicnet

Agência Botafogo
imprensa@botafogofutebolsa.com.br

Com dois gols do estreante Léo Gamalho, o Botafogo venceu o América-MG por 2 a 1, neste sábado (2), no Estádio Santa Cruz/Arena Nicnet, pela 20ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro.

O camisa número nove marcou o seu primeiro gol na partida aos 20 minutos da etapa inicial após completar de cabeça cruzamento de Jonathan Cafu. O segundo do atacante foi feito aos 26 minutos da etapa complementar em cobrança de pênalti.

Outro destaque do confronto foi o goleiro Victor Souza, que defendeu um pênalti, quando o duelo estava empatado por 1 a 1.

Com a vitória, o Tricolor subiu para a 18ª colocação, com 21 pontos –mesma pontuação do América-MG, primeiro time fora da zona de rebaixamento.

Agora, o Pantera volta a campo no dia 10 (domingo), quando enfrenta o Atlético-GO, às 18h30, no Estádio Antônio Accioly, em Goiânia, pela 21ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B.

O JOGO

Com o objetivo de buscar a recuperação, o treinador Allan Aal fez quatro modificações no Botafogo para a partida contra o América-MG. No meio de campo, as novidades foram Wesley Dias e Alejo Dramisino, que substituíram Gabriel Bispo e Marquinho. Já as outras duas alterações ocorreram no ataque com as entradas de Jonathan Cafu e Léo Gamalho, que fez sua estreia. Eles jogaram nos lugares de Robinho e Ronie Carrillo.

Com essa formação,o Tricolor apostou na forte marcação e saída rápida para o ataque, enquanto o América-MG ficava mais com a posse de bola.

A primeira oportunidade foi do Pantera. Aos 18 minutos, Léo Gamalho ajeitou de peito para Leandro Maciel, que acionou Jefferson Nem. O atacante foi no fundo e tentou cruzar, mas a zaga cortou. Logo depois, Jean Victor cruzou da esquerda e Alejo Dramisino cabeceou na rede pelo lado de fora.

No minuto seguinte, Leandro Maciel lançou Jonathan Cafu, que fintou o marcador e fez o cruzamento para Léo Gamalho cabecear no cantinho e balançar a rede: 1 a 0.

Aos 30 minutos, o Botafogo teve nova chance. Jefferson Nem recebeu lançamento dentro da área pela esquerda, cortou para dentro e foi travado na hora do chute. A bola ainda sobrou para Leandro Maciel, que mandou para fora.

Já o América conseguiu empatar aos 35, quando a bola sobrou para Miguelito, que bateu chapado no canto: 1 a 1.

Ainda na etapa inicial, o treinador Allan Aal foi obrigado a fazer uma alteração com a entrada de Alisson Cassiano no lugar de Ericson, que saiu lesionado.

No segundo tempo, o Tricolor voltou tomando a iniciativa. Aos 3 minutos, Jean Victor finalizou com perigo, assustando o goleiro Dalberson. Sete minutos depois, Leandro Maciel cobrou falta na área e Jonathan Cafu cabeceou, mas Dalberson fez boa defesa.

Quando o Pantera estava melhor na partida, o América-MG teve um pênalti. Willian Bigode dividiu com Jonathan Cafu e o árbitro Fabio Augusto Santos Sá Júnior mandou o jogo seguir. Porém, o Douglas Schwengber da Silva, VAR do jogo, chamou o árbitro, que reviu o lance e marcou pênalti. Após cinco minutos, Willian Bigode cobrou e Victor Souza defendeu.

No lance seguinte, Jeferson desceu pela direita e cruzou para Alejo Dramisino, que tocou e a bola bateu na mão do defensor, pênalti. Léo Gamalho cobrou com perfeição, deslocando o goleiro e fez 2 a 1.

O time mineiro não se abateu e chegou com perigo com Elizari, mas Victor Souza defendeu.

Com o objetivo de reforçar a equipe, Allan Aal colocou Gabriel Risso e Marquinho nos lugares de Jean Victor e Jonathan Cafu, respectivamente. O treinador ainda colocou Wallison e Edson nas vagas de Dramisino e Léo Gamalho.

O América passou a insistir nos cruzamentos para a área, mas a defesa botafoguense estava bem postada e assegurou a vitória por 2 a 1.

CONFIRA A FICHA TÉCNICA DE BOTAFOGO X CRICIÚMA
COMPETIÇÃO: 20ª Rodada da Série B do Campeonato Brasileiro
DATA: 02/08/2025
HORÁRIO: 18h30
LOCAL: Estádio Santa Cruz/Arena Nicnet
ÁRBITRO: Fabio Augusto Santos Sá Júnior (SE)
ASSISTENTE 1: Daniel Vidal Pimentel (SE)
ASSISTENTE 2: Rodrigo Guimarães Pereira (SE)
VAR: Douglas Schwengber da Silva (RS)
CARTÕES AMARELOS: Ericson, Gabriel Risso e Wesley Dias (Botafogo); Willian Bigode, Kauã Diniz e Paulinho (América-MG)
CARTÕES VERMELHOS:
PÚBLICO: 1360
RENDA: Renda R$ 31.965,00
GOLS: Léo Gamalho, aos 19 minutos do primeiro tempo (Botafogo); Miguelito, aos 34 minutos do primeiro tempo (América-MG); Léo Gamalho, aos 26 minutos do segundo tempo (Botafogo)
BOTAFOGO: Victor Souza; Jeferson, Ericson (Alisson Cassiano), Carlos Eduardo e Jean Victor (Gabriel Risso); Wesley Dias, Leandro Maciel e Alejo Dramisino (Wallison); Jonathan Cafu (Marquinho), Léo Gamalho  (Edson) e Jefferson Nem. Treinador: Allan Aal.
AMÉRICA-MG: Dalberson; Mariano, Ricardo Silva, Lucão e Paulinho; Kauã Diniz, Elizari (David Lopes) e Miguelito (Helber); Figueiredo (Labandeira), Willian Bigode (Tití Ortíz) e Stênio (Arthur Souza). Treinador: Enderson Moreira.