junho 04 2024 0comment

Com 2 golaços, Botafogo vence o Santos e sobe na tabela

Agência Botafogo
imprensa@botafogofutebolsa.com.br

Com dois golaços, o Botafogo venceu o Santos por 2 a 1, nesta segunda-feira (3), no Estádio do Café, em Londrina, pela oitava rodada da Série B do Campeonato Brasileiro.

Os gols botafoguenses foram marcados por Douglas Baggio e João Costa.

O camisa 11 marcou aos 42 minutos do primeiro tempo. Ele recebeu pela direita, cortou para dentro e acertou um lindo chute no ângulo para abrir o placar.

Já o segundo gol foi anotado pelo prata da casa João Costa, de 19 anos, aos 5 minutos da etapa complementar. Ele tabelou com Gustavo Bochecha, carregou e encheu o pé no ângulo.

Com a vitória, a primeira na competição, o Tricolor chegou a sete pontos e ocupa a 16ª colocação.

O próximo confronto do Botafogo estava marcado para sábado (8), às 17h, contra o CRB, em Alagoas. A CBF (Confederação Brasileira de Futebol), porém, adiou a partida no início da noite desta segunda-feira feira, já que o time alagoano joga no domingo (9), no segundo duelo da decisão da Copa do Nordeste.

Assim, o Botafogo só deve voltar a campo no dia 16 (domingo), às 11h, contra o Vila Nova-GO, no Estádio Santa Cruz/Arena Nicnet.

O JOGO

Sem poder contar com quatro jogadores (Matheus Costa, Bernardo Schappo, Ericson e Robinho) entregues ao departamento médico, o treinador Paulo Gomes fez alterações no Botafogo para o duelo contra o Santos.

As novidades foram as entradas do zagueiro Fábio Sanches e do meio-campista Matheus Barbosa nas vagas de Bernardo Schappo, lesionado, e do atacante Toró.

Com essa formação, o Tricolor começou tomando a iniciativa e valorizando a posse de bola. Em menos de cinco minutos, o Pantera arriscou chutes de fora da área com Emerson Negueba e Douglas Baggio, mas sem assustar o goleiro rival.

Com o passar do tempo, a equipe da Vila Belmiro cresceu e ameaçou. Aos 17 minutos, Diego Pituca ficou com a sobra na entrada da área e colocou para defesa de João Carlos. Na sobra, Willian concluiu forte e o goleiro botafoguense fez bela defesa.

O time de Paulo Gomes respondeu aos 20 minutos, quando Douglas Baggio cobrou falta pela esquerda, a bola passou por toda a área e saiu raspando a trave.

Aos 29, o Santos chegou com perigo. Weslley recebeu na ponta direita e rolou para Willian, que finalizou e o zagueiro Lucas Dias cortou.

O Botafogo continuou marcando forte e saindo rápido para o ataque. Aos 42, Douglas Baggio dominou na direita, cortou para dentro e com a perna esquerda bateu colocado, acertando o ângulo do goleiro Gabriel Brasão.

Na reta final da etapa inicial, Otero trocou passes com Escobar e Giuliano. A bola chegou em Weslley Patati, que bateu na trave.

No segundo tempo, o Pantera ampliou em outro golaço. Após linda troca de passes, João Costa tabelou com Gustavo Bochecha, carregou e encheu o pé, mandando no alto e sem chances de defesa.

Com a desvantagem, o Santos se lançou para o ataque e insistiu nas bolas áreas, enquanto o time comandando por Paulo Gomes se fechou na defesa e explorava os contra-ataques.

Aos 21 minutos, Joaquim acertou o travessão após cobrança de escanteio. Quatro minutos depois, Rodrigo Ferreira aproveitou outra cobrança de escanteio e cabeceou com perigo. Na sequência, Cazares exigiu boa defesa de João Carlos, que espalmou para escanteio. Na cobrança, Joaquim tentou duas vezes e diminuiu.

Paulo Gomes fez alterações no Botafogo. Jean Victor, Fillipe Soutto e Toró entraram nos lugares de Patrick Brey, Gustavo Bochecha e Alex Sandro. Logo depois, João Maranini e Carlos Manuel substituíram Matheus Barbosa e Douglas Baggio.

A pressão santista continuou. Aos 32 minutos, Willian completou cruzamento e João Carlos salvou.

No contra-ataque, Carlos Manuel teve a chance de ampliar, mas Diego Pituca tirou praticamente na linha, aos 43 minutos.

O Santos ainda insistiu, mas o Tricolor segurou a pressão rival e conquistou a primeira vitória na Série B.

CONFIRA A FICHA TÉCNICA DE SANTOS X BOTAFOGO
LOCAL:
Estádio do Café, em Londrina
COMPETIÇÃO: 8ª Rodada da Série B do Brasileiro
DATA: 03/06/2024
HORÁRIO: 20h
ÁRBITRO: Gustavo Ervino Bauermann (SC)
ASSISTENTES: Alex dos Santos (SC) e Luciane Rodrigues dos Santos (SC)
VAR: Rodrigo Nunes de Sá (RJ)
CARTÕES AMARELOS: JP Chermont, Cazares e Tomás Rincón (Santos);Patrick Brey e Toró (Botafogo)
CARTÕES VERMELHOS:
GOLS:
Douglas Baggio, aos 42 minutos do primeiro tempo (Botafogo); João Costa, aos 5 minutos do segundo tempo (Botafogo); Joaquim, aos 28 minutos do segundo tempo (Santos)
SANTOS: Gabriel Brazão; JP Chermont (Rodrigo Ferreira), Gil, Joaquim e Escobar; Tomás Rincón (Cazares), Diego Pituca e Giuliano; Weslley Patati (Hayner), Willian e Otero. Treinador: Fábio Carille
BOTAFOGO: João Carlos; Wallison, Lucas Dias, Fábio Sanchez e Patrick Brey (Jean Victor); João Costa, Gustavo Bochecha (Fillipe Soutto), Matheus Barbosa (João Maranini) e Douglas Baggio (Carlos Manuel); Emerson Negueba e Alex Sandro (Toró). Treinador: Paulo Gomes.