maio 24 2023 0comment

Botafogo vence, quebra tabu e pula para a vice-liderança da Série B

Agência Botafogo
imprensa@botafogofutebolsa.com.br

Com um gol marcado pelo atacante Osman, o Botafogo venceu o Mirassol por 1 a 0, nesta terça-feira (23), no Estádio Santa Cruz, pela oitava rodada da Série B do Campeonato Brasileiro.

O gol botafoguense foi marcado pelo atacante, aos 43 minutos do segundo tempo. Ele aproveitou o escanteio cobrado por Robinho e cabeceou para a rede.

Com a vitória, o Tricolor subiu na tabela de classificação. Agora, o time comandado por Adilson Batista ocupa momentaneamente a vice-liderança com 15 pontos –mesma pontuação do Vitória, que leva vantagem no saldo de gols. O time baiano tem um jogo a menos. Na terceira colocação está o Atlético-GO, que também tem 15 pontos.

De quebra, o Pantera quebrou um tabu de seis anos sem vencer o adversário. O último triunfo ocorreu em 2017, quando a equipe ganhou por 3 a 1. Desde então, foram cinco derrotas e quatro empates.

Na próxima rodada, o Botafogo encara o Atlético-GO, que ainda está invicto e briga pela liderança, no sábado (27), às 18h, no Estádio Antônio Accioly, em Goiânia, pela nona rodada do Campeonato Brasileiro da Série B.

O JOGO

Com o objetivo de conquistar a reabilitação, o treinador Adilson Batista repetiu praticamente a formação que utilizou no jogo do Botafogo contra o Sport. A única mudança foi a entrada do zagueiro Diogo Silva na vaga de Carlinhos.

Com essa escalação, o Botafogo procurou marcar forte e sair com velocidade para o campo de ataque. Desta forma, chegou três vezes em dez minutos. Na primeira, Lucas Cardoso enfiou para Patrick Brey, que invadiu a área e chutou, mas a zaga travou. Na sequência, Vidal cruzou para Salatiel, que dominou e finalizou na defesa adversária. Aos 10, Lucas Cardoso cruzou e o camisa nove cabeceou para fora.

O Mirassol teve boa chance aos 19 minutos, quando Chico Kim arrancou pelo meio e tocou para Negueba, que dentro da área, concluiu para fora. Os visitantes também assustaram numa bola com Chico Kim, que dividiu com Victor Souza.

Já o Pantera assustou com Lucas Cardoso, que da intermediária mandou no cantinho e Alex Muralha espalmou.

No segundo tempo, o Mirassol voltou pressionando e criou boas oportunidades. Logo no primeiro minuto, Gabriel cabeceou na trave após cruzamento da esquerda. Na sequência, Negueba tentou de fora da área e mandou na trave. Pouco depois, Negueba recebeu dentro da área e chutou para excelente defesa de Victor Souza. No rebote, Cristian concluiu para fora.

Com o passar do tempo, o Botafogo conseguiu ajustar a marcação. Aos 24 minutos, o time trocou passes e Guilherme Madruga finalizou de fora da área e Alex Muralha defendeu.

Adilson Batista fez alterações no Tricolor. Ele colocou Robinho no lugar de Luiz Henrique e Osman na vaga de Carlos. Aos 32 minutos, Robinho cobrou escanteio e quase Tárik abriu o placar de cabeça.

O time vistante ainda chegou com Negueba e Victor Souza, que fez boa defesa. O goleiro botafoguense ainda mostrou segurança em outro chute de fora da área.

Quando a partida caminhava para terminar empatada, o Botafogo balançou a rede. Aos 43 minutos, Robinho cobrou escanteio e Osman desviou de cabeça para fazer o gol da vitória do Pantera.

FICHA TÉCNICA
BOTAFOGO X MIRASSOL
LOCAL:
 ESTÁDIO SANTA CRUZ/ARENA EUROBIKE
COMPETIÇÃO: 8ª RODADA DO CAMPEONATO BRASILEIRO DA SÉRIE B
DATA: 23/05/2023
HORÁRIO: 19h (de Brasília)
ÁRBITRO: Marcelo de Lima Henrique
ASSISTENTES: Renan Aguiar da Costa e José Moracy de Souza e Silva
VAR: José Cláudio da Rocha Filho
CARTÕES AMARELOS: Manoel e Chico Kim (Mirassol)
CARTÕES VERMELHOS:
GOLS: Osman, aos 43 minutos do segundo tempo (Botafogo)
BOTAFOGO: Victor Souza; Vidal (Thassio), Diogo Silva, Marcio e Patrick Brey; Tárik, Guilherme Madruga, Carlos (Osman) e Luiz Henrique (Robinho); Salatiel (João Veras) e Lucas Cardoso (Tomás). Treinador: Adilson Batista.
MIRASSOL:  Alex Muralha; Lucas Ramon, Thalisson Kelven, Luiz Otávio e Manoel (Guilherme Biro); Yuri Lima (Rodrigo), Chico Kim (Camilo) e Gabriel; Fernandinho (Kauan), Negueba e Cristian (Vico).  Treinador: Mozart .