agosto 06 2022 0comment

Botafogo vence o Atlético-CE e garante antecipadamente a classificação para o quadrangular final da Série C

Agência Botafogo
imprensa@botafogofutebolsa.com.br

O Botafogo atingiu sua primeira meta na Série C do Campeonato Brasileiro. Neste sábado (6), o Tricolor garantiu a classificação para o quadrangular final da competição com uma vitória sobre o Atlético-CE por 2 a 0, no Estádio Domingão, em Horizonte-CE, na abertura da 18ª rodada.

Com a vitória, o Pantera pulou momentaneamente para a terceira colocação, com 29 pontos. Com essa pontuação, o time comandado por Paulo Baier se garante entre os oito primeiros colocados até o término da primeira fase.

O primeiro gol botafoguense foi marcado por Fillipe Soutto, aos 28 minutos da etapa inicial. O segundo foi feito por Matheus Carvalho nos acréscimos do segundo tempo.

Agora, o Tricolor ainda tem mais um jogo pela primeira fase do torneio. No próximo sábado (13), o clube enfrenta o Remo, às 17h, no Estádio Santa Cruz.

O JOGO

O treinador Paulo Baier escalou o Botafogo com três novidades em relação ao time que venceu o Volta Redonda.

No sistema defensivo, Vidal e Diego Guerra retornaram após cumprirem suspensão automática. Já Matheus Santos foi mantido como titular na vaga de Ericson, suspenso. A outra mudança foi no setor ofensivo com a entrada de Salatiel no lugar de Lucas Delgado, punido pelo STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) pela expulsão contra o Figueirense.

Com essa formação, o Tricolor criou a primeira oportunidade de abrir o placar. Logo aos 2 minutos, Jean Victor cobrou falta pela esquerda e a bola passou por Marcel e Bruno Michel, que não conseguiram concluir na pequena área.

O Atlético-CE respondeu. Aos 13 minutos, Vanderlan fez boa jogada individual e arriscou da entrada da área. A bola passou raspando a trave de Deivity.

O Botafogo procurava marcar forte e apostava nos contra-ataques. Aos 15 minutos, Bruno Michel recebeu na esquerda e cruzou para Salatiel, que desviou e a bola saiu pela linha de fundo. Pouco depois, Bruno Michel escapou pela direita, invadiu a área e na dividida com o defensor não finalizou. O Tricolor também teve um contra-ataque puxado por Salatiel, que não completou a jogada.

Aos 28 minutos, o Pantera abriu o placar. Bruno Michel cruzou da direita, Salatiel desviou e Fillipe Soutto encheu o pé para abrir o placar.

Com a vantagem, o time comandado por Paulo Baier passou a controlar o jogo e terminou a etapa inicial em vantagem.

No segundo tempo, o Botafogo manteve a mesma postura e criou oportunidades de aumentar em jogadas de velocidade. Aos 13 minutos, Bruno Michel cruzou da esquerda, Salatiel ajeitou para Gustavo Xuxa, que bateu de primeira e o goleiro Carlão fez excelente defesa. Quatro minutos depois, João Diogo, que tinha acabado de entrar, escapou pela esquerda e cruzou rasteiro, Gustavo Xuxa deu o carrinho, mas não conseguiu desviar e Carlão defendeu.

O Atlético-CE se lançou para o ataque na busca pelo empate. A equipe tentava pelos lados e pelo meio, no entanto, era neutralizada pelo sistema defensivo do Tricolor.

No contra-ataque, o Botafogo definiu o placar. Aos 46, João Diogo escapou pela esquerda e foi derrubado dentro da área. O atacante levantou e rolou para Matheus Carvalho empurrar para a rede e marcar o gol da classificação.

ATLÉTICO-CE X BOTAFOGO
LOCAL: Estádio Domingão, em Horizonte
COMPETIÇÃO: 18ª Rodada – Série C do Campeonato Brasileiro
DATA: 06/08/2022
HORÁRIO: 15h
ÁRBITRO: Marcos Matheus Pereira
ASSISTENTES: Leonardo dos Santos Ribeiro e Luiz Fernando Viegas Colete
CARTÕES AMARELOS: Matheus Santos, Deivity, Gustavo Xuxa e Tárik (Botafogo); Guto (Atlético-CE); Vanderlan (Atlético-CE)
CARTÕES VERMELHOS:
GOLS: Fillipe Soutto, aos 28 minutos do primeiro tempo (Botafogo); Matheus Carvalho, aos 46 minutos do segundo tempo (Botafogo)
BOTAFOGO: Deivity; Diego Guerra, Matheus Santos (Guilherme Mantuan) e Marcel; Vidal, Tárik, Fillipe Soutto, Gustavo Xuxa (Thiaguinho) e Jean Victor; Bruno Michel (Matheus Carvalho) e Salatiel (João Diogo). Treinador: Paulo Baier.
ATLÉTICO-CE: Carlão; Caio Aracaú, Ryan, Wilker (Juninho Quixadá) e Matheus Maranguape; Guto, Iury Tanque (Índio Potiguar), Leylon e Vanderlan; Vitinho (Ari) e Ceará. Treinador: Mozart Neto