setembro 26 2022 0comment

Botafogo vence e garante o acesso para a Série B do Brasileiro

Agência Botafogo
imprensa@botafogofutebolsa.com.br

O Botafogo está de volta à Série B do Brasileiro. Neste domingo (25), o Tricolor venceu o Volta Redonda por 2 a 1, no Estado Raulino de Oliveira, em Volta Redonda, pela última rodada do Quadrangular final da Série C.

Os gols do triunfo botafoguense foram marcados por Thiaguinho, aos 9 minutos da etapa inicial. Aos 42 minutos do segundo tempo, João Diogo ampliou. Nós acréscimos, Pedrinho diminuiu para o time da casa.

Com o resultado, o Pantera terminou na segunda colocação do Grupo B, com 10 pontos –dois a menos do que o líder Mirassol.

Na classificação geral, a equipe encerrou com a terceira melhor campanha, com 42 pontos (13 vitórias, três empates e nove derrotas)– atrás de Mirassol (45 pontos) e ABC (43 pontos).

Confira as fotos do jogo.

O JOGO

Com o objetivo de conquistar o acesso para a Série B do Campeonato Brasileiro, o treinador Paulo Baier montou o Botafogo praticamente com a mesma formação que iniciou o jogo contra o Mirassol. A única novidade foi a presença de Gustavo Henrique no lugar de Matheus Santos, machucado.

Com essa formação, o Tricolor manteve a tática de marcar a saída do adversário sem a bola. Já com a posse apostava nas transições rápidas.

Desta forma, o Pantera abriu o placar. Aos 9 minutos, Salatiel aproveitou ganhou uma disputa no ataque e rolou para Thiaguinho, que sem goleiro, mandou no cantinho para fazer 1 a 0.

Com o gol, o Botafogo recuou e passou a explorar o contra-ataque. Assim, chegou mais duas vezes com perigo. Na primeira, Salatiel dominou no meio e enfiou na esquerda para Gustavo Xuxa, que finalizou. A bola passou pela pequena área e o camisa nove não conseguiu completar.

A outra chance foi nos acréscimos, quando Gustavo Xuxa arrancou do meio de campo e tocou por cima do goleiro Dida, mas a bola saiu.

Já o Volta Redonda ficava com a posse, no entanto, não encontrava espaços na defesa botafoguense. A maioria das jogadas era pelas laterais. Aos 37, o time ameaçou nunca cabeçada de Igor Bolt, que foi para fora.

No segundo tempo, Paulo Baier voltou com uma alteração. Gustavo Henrique saiu machucado e entrou Mantuan. Assim, Tárik formou o trio de zagueiros juntamente com Diego Guerra e Marcel.

O Botafogo manteve o mesmo estilo de jogo. Logo aos 30 segundos, Gustavo Xuxa chegou pela esquerda e fez o cruzamento direto e assustou o goleiro Dida. A bola pegou na rede pelo lado de fora.

O Tricolor continuou apostando nos contra-ataques. Aos 24 minutos, Gustavo Xuxa cobrou falta da intermediária e exigiu excelente defesa de Dida, que colocou para escanteio. Na cobrança, o camisa 10 quase fez olímpico.

Aos 33, João Diogo puxou o contra-ataque e enfiou para Bruno Michel, que driblou o goleiro e concluiu para fora.

Já o Volta Redonda apostava nas jogadas pelas laterais e nos cruzamentos, mas a defesa botafoguense estava bem postada e cortava todos. O goleiro Deivity ainda fez duas defesas em chutes de fora da área.

Porém, o Tricolor ampliou. Aos 42 minutos, Gustavo Xuxa finalizou e Dida espalmou. No rebote, João Diogo completou para o gol na pequena área.

Com a vitória por dois gols de diferença, os jogadores começaram a comemorar o retorno à Série B. Nós acréscimos, Pedrinho diminuiu para o Volta Redonda, mas nada que estragasse a festa.

Na sequência, Anderson Daronco encerrou o jogo para a festa dos jogadores e da torcida.

Veja também os bastidores do acesso.

FICHA TÉCNICA
BOTAFOGO X VOLTA REDONDA
LOCAL: Estádio Raulino de Oliveira
COMPETIÇÃO: Série C do Campeonato Brasileiro
DATA: 25/09/2022
HORÁRIO: 17h
ÁRBITRO: Anderson Daronco
ASSISTENTES: Jose Eduardo Calza e Michael Stanislau
VAR: Igor Junio Benevenuto de Oliveira
CARTÕES AMARELOS: Vidal, Jean Victor, Deivity e Fillipe Soutto (Botafogo); Igor Bolt (Volta Redonda)
CARTÕES VERMELHOS:
GOLS: Thiaguinho aos 9 minutos do primeiro tempo e João Diogo aos 44 minutos do segundo tempo (Botafogo); Pedrinho aos 49 minutos do segundo tempo (Volta Redonda).
BOTAFOGO: Deivity; Diego Guerra, Marcel e Gustavo Henrique (Guilherme Mantuan); Vidal, Tárik, Fillipe Soutto (João Lucas) e Thiaguinho (João Diogo); Gustavo Xuxa (Matheus Carvalho) e Salatiel (Bruno Michel). Treinador: Paulo Baier
VOLTA REDONDA: Dida; Wellington Silva (Henrique), Thomas Kayck (Luciano), Iran e Luiz Paulo (Marcinho); Bruno Barra, Caio Vitor (Natan) e Matheus Alessandro; Pedrinho, Igor Bolt (Gabriel) e Lelê. Técnico: Rogério Corrêa.

Fala, professor. Assista a entrevista do técnico Paulo Baier após a conquista do acesso.