Notícias do Botafogo Orgulho de Ribeirão

julho 31 2022 0comment

Botafogo vence confronto direto e pula para a sexta colocação na Série C do Brasileiro

Agência Botafogo
imprensa@botafogofutebolsa.com.br

O Botafogo conquistou mais uma vitória na Série C do Campeonato Brasileiro. Neste domingo (31), o Tricolor venceu o Volta Redonda por 2 a 1, no Estádio Santa Cruz, pela 17ª rodada da competição.

Os gols do triunfo botafoguense foram marcados por Gustavo Xuxa, de pênalti, aos 26 minutos do primeiro tempo, e Fillipe Soutto, aos 22 minutos da etapa complementar. Matheus Alessandro descontou para os visitantes nos acréscimos do segundo tempo.

Com a vitória, o Pantera deu um grande passo rumo à classificação para o quadrangular final do campeonato. Faltando duas rodadas, o time comandado por Paulo Baier ocupa a sexta colocação com 26 pontos –mesma pontuação do próprio Volta Redonda, que leva vantagem no saldo de gols e está na quinta posição. A equipe, porém, pode perder até duas posições na tabela até o fechamento da rodada.

Agora, o Botafogo volta a campo pela competição no próximo sábado (6), quando enfrenta o Atlético-CE, às 15h, fora de casa, pela penúltima rodada da fase de classificação. Antes, o clube tem jogo pela Copa Paulista. Na terça-feira (2), às 19h, encara o Marília, no Estádio Bento de Abreu Sampaio Vidal, em Marília.

O JOGO

O treinador Paulo Baier escalou o Botafogo com quatro mudanças em relação ao último jogo.

No sistema defensivo, as novidades foram as entradas de Guilherme Mantuan na lateral direita, Matheus Santos na zaga e Jean Victor na lateral esquerda. A outra alteração foi no setor ofensivo com o retorno de Lucas Delgado. O argentino e Jean Victor retornaram após cumprirem suspensão, enquanto Mantuan e Matheus Santos substituíram Vidal e Diego Guerra, respectivamente.

Mesmo com essas alterações, o Tricolor procurou tomar a iniciativa da partida, assim como ocorreu nos outros jogos no Santão. Logo no primeiro minuto, Guilherme Mantuan lançou Lucas Delgado, que tentou bater na saída do goleiro, mas mandou para fora. Na sequência, o Pantera pressionou a saída de bola do adversário e quase Lucas Delgado conseguiu tirar do goleiro Didda.

O Botafogo manteve o ritmo de marcar a saída de bola do adversário. Aos 24 minutos, Gustavo Xuxa recebeu na esquerda, cortou para o meio e chutou rente à trave. No minuto seguinte, Mantuan lançou Delgado, que foi derrubado dentro da área, pênalti. O camisa 10 cobrou, deslocou o goleiro e abriu o placar: 1 a 0.

O Volta Redonda chegou apenas uma vez com perigo na etapa inicial. Raphael Lucas tentou da entrada da área e Deivity se esticou e espalmou para escanteio.

O Tricolor se aproximou outras vezes de aumentar o marcador, no entanto, não conseguiu. Aos 43 minutos, Tárik ficou com a sobra e tentou da intermediária, mas Bruno Barra cortou com a mão dentro da grande área. O árbitro Eduardo Tomaz de Aquino assinalou pênalti, porém, voltou atrás e marcou falta. Gustavo Xuxa foi para a cobrança e acertou a barreira.

No segundo tempo, o Botafogo voltou com a mesma postura. Aos 4 minutos, Jean Victor chutou forte, Didda espalmou e Gustavo Xuxa, no rebote, concluiu para fora. Dois minutos depois, Jean Victor cruzou da esquerda e Lucas Delgado não conseguiu completar.

Melhor em campo, o Pantera ampliou. Aos 22 minutos, após uma boa jogada trabalhada, Gustavo Xuxa foi no fundo e rolou para Fillipe Soutto, que colocou no canto e marcou o segundo.

Com a vantagem no placar, o Tricolor ameaçou em outras oportunidades. Aos 42 minutos, o estreante Salatiel fez bela jogada e Luketa finalizou para fora. Aos 44, Jean Victor bateu de fora da área e assustou o time adversário.

Nos acréscimos, o Volta Redonda diminuiu com Matheus Alessandro.

Bem postado em campo e seguro, o Botafogo se segurou nos minutos finais e comemorou mais uma vitória em casa.

BOTAFOGO X VOLTA REDONDA
LOCAL: Estádio Santa Cruz/Arena Eurobike
COMPETIÇÃO: 17ª Rodada – Série C do Campeonato Brasileiro
DATA: 31/07/2022
HORÁRIO: 11h
ÁRBITRO: Eduardo Tomaz de Aquino Valadão (GO)
ASSISTENTES: Christian Passos Sorence (GO) e Leone Carvalho Rocha (GO)
CARTÕES AMARELOS: Ericson (Botafogo); Luiz Paulo (Volta Redonda) e Bruno Barra (Volta Redonda)
CARTÕES VERMELHOS:
GOLS: Gustavo Xuxa, aos 26 minutos do primeiro tempo (Botafogo); Fillipe Soutto, aos 22 minutos do segundo tempo (Botafogo); Matheus Alessandro, aos 46 minutos do segundo tempo (Volta Redonda)
BOTAFOGO: Deivity; Ericson, Matheus Santos e Marcel; Guilherme Mantuan (Gustavo Henrique), Tárik (Thiaguinho), Fillipe Soutto, Gustavo Xuxa (Matheus Carvalho) e Jean Victor; Bruno Michel (Luketa) e Lucas Delgado (Salatiel). Treinador: Paulo Baier.
VOLTA REDONDA: Didda; Wellington Silva (Iury), Iran, Thomaz Kayck e Bruno Barra (Bruno Gallo); Caio Vitor (Mauro Gabriel), Luiz Paulo e Marcos Junior (Matheus Alessandro); Pedrinho, Raphael Lucas e Wendson (Igor Bolt). Treinador: Rogério Corrêa