fevereiro 26 2024 0comment

Botafogo vence a Portuguesa e conquista a 3ª vitória no Paulista

Agência Botafogo
imprensa@botafogofutebolsa.com.br

Com gols de Douglas Baggio e Patrick Brey, o Botafogo venceu a Portuguesa por 2 a 1, neste domingo (25), no Estádio Santa Cruz/Arena Nicnet, pela décima e antepenúltima rodada do Campeonato Paulista.

Douglas Baggio marcou de cabeça, aos 37 minutos da etapa inicial. Já Patrick Brey balançou as redes, aos 11 minutos do segundo tempo. A Lusa descontou na reta final da partida com Victor Andrade.

Com a vitória, o Tricolor continua na quarta colocação do Grupo D, com 11 pontos –quatro a menos do que São Paulo e São Bernardo, segundo e terceiros colocados da chave, respectivamente. Com 18 pontos, o Novorizontino está na liderança.

Na classificação geral, o Pantera é o 11º colocado. O time tem cinco pontos a mais do que o Ituano, primeiro clube na zona de rebaixamento.

Agora, o Botafogo volta a campo na próxima sexta-feira (1º de março), às 18h30, quando enfrenta o Guarani no Estádio Santa Cruz/Arena Nicnet, pela penúltima rodada da primeira fase do Campeonato Paulista.

O JOGO

Sem poder contar com três jogadores (João Carlos, Fábio Sanches e Leandro Pereira), além do treinador Paulo Gomes, suspenso, o Botafogo entrou em campo com duas modificações em relação ao último jogo, quando venceu o Nova Venécia por 2 a 1, pela Copa do Brasil.

As novidades na equipe foram o zagueiro Lucas Dias e o meio-campista Matheus Barbosa. Assim, Fillipe Soutto e Patrick Brey deixaram o time titular.

Com essa formação, o Tricolor procurou marcar forte e sair rápido para o ataque. Aos 6 minutos, Douglas Baggio cobrou falta, Lucas Dias desviou na primeira trave e mandou por cima do travessão. Oito minutos depois, Wallisson escapou pela direita, carregou e encheu o pé, mas Thomazella espalmou.

A Portuguesa tentava enfiadas de bola, mas a defesa botafoguense estava bem posicionada e cortava as jogadas.

Melhor em campo, o Pantera continuou pressionando em busca do gol, mas errava o último passe. Aos 34 minutos, Jean Victor recuperou a jogada no campo de ataque e deixou a bola com Emerson Negueba, que cruzou para Douglas Baggio cabecear com estilo e mandar no ângulo do goleiro rival: 1 a 0.

No segundo tempo, o Botafogo voltou com o lateral esquerdo Patrick Brey na vaga de Jean Victor. Logo depois, Thassio substituiu Wallison.

A primeira jogada de perigo foi da Portuguesa em chute de fora da área de Dudu Miraíma.

O Tricolor, porém, foi eficiente em seu primeiro lance ofensivo. Aos 11 minutos, Leandro Maciel fez boa jogada e enfiou para Patrick Brey, que invadiu a área, driblou o adversário e tocou na saída do goleiro para fazer 2 a 0.

Com a vantagem, o Pantera procurou administrar o placar. Já a Lusa se arriscou um pouco mais e tentou dois arremates com Giovanni Augusto. O primeiro o goleiro Michael defendeu, enquanto o segundo saiu por cima do travessão.

O time botafoguense ainda teve em campo Pedro Rodrigues e Ericson, que substituíram Douglas Baggio e Thassio, lesionado.

Aos 35 minutos, a Portuguesa diminuiu com Victor Andrade, que recebeu pela esquerda, cortou para dentro e chutou no cantinho: 2 a 1.

No restante da partida, o Botafogo conseguiu segurar o resultado e conquistou sua terceira vitória na competição.

CONFIRA A FICHA TÉCNICA DE BOTAFOGO X PORTUGUESA
LOCAL: Estádio Santa Cruz/Arena Nicnet
COMPETIÇÃO: 10ª Rodada – Campeonato Paulista
DATA: 25/02/2024
HORÁRIO: 18h
ÁRBITRO: Vinícius Gonçalves Dias Araújo
ASSISTENTES: Marcelo Carvalho Van Gasse e Leandro Matos Feitosa
VAR: Marcio Henrique de Gois
CARTÕES AMARELOS: Emerson Negueba, Pedro Rodrigues e Leandro Maciel (Botafogo); Tauã, Dudu Miraíma, Patrick e Douglas Borel (Portuguesa)
CARTÕES VERMELHOS: Pintado (Portuguesa)
PÚBLICO: 4280
RENDA: R$ 102.255,00
GOLS: Douglas Baggio, aos 37 minutos do primeiro tempo (Botafogo); Patrick Brey, aos 11 minutos do segundo tempo (Botafogo); Victor Andrade, aos 35 minutos do segundo tempo (Portuguesa)
BOTAFOGO: Michael; Matheus Costa, Lucas Dias e Bernardo Schappo; Wallison (Thassio) (Ericson), Matheus Barbosa (Carlos Manuel), Leandro Maciel e Jean Victor (Patrick Brey); Emerson Negueba, Alex Sandro e Douglas Baggio (Pedro Rodrigues). Auxiliar técnico: Alexandre Faganello.
PORTUGUESA: Thomazella; Douglas Gabriel (Talles), Quintana (Henrique Dourado), Robson e Eduardo Diniz; Patrick, Tauã (Ricardinho), Dudu Miraíma e Giovanni Augusto; Paraizo (Victor Andrade) e Felipe Marques (Maceió). Treinador: Pintado