fevereiro 21 2025 0comment

Botafogo sai na frente, mas perde do Palmeiras fora de casa

Agência Botafogo
imprensa@botafogofutebolsa.com.br

O Botafogo perdeu para o Palmeiras por 3 a 1, de virada, nesta quinta-feira (20), no Allianz Parque, pela penúltima rodada da primeira fase do Campeonato Paulista.

O Tricolor saiu na frente com um gol de Alexandre Jesus. Aos 25 minutos da etapa inicial, o camisa nove aproveitou jogada pela direita e cruzamento de Jonathan Cafú para estufar as redes do rival.

Ainda no primeiro tempo, o Palmeiras empatou com Estevão, aos 28. Na etapa complementar, Facundo Torres, aos 30, e Luighi, aos 39, marcaram os gols do rival.

Com o revés, o Pantera está na 12ª colocação, com 11 pontos.

Agora, o Botafogo volta a campo no domingo (23), às 18h30, quando enfrenta o Novorizontino, no Estádio Santa Cruz/Arena Nicnet, pela última rodada da primeira fase do Paulistão.

A equipe busca a vitória para terminar entre os dez primeiros colocados.

O JOGO

O treinador Márcio Zanardi promoveu duas alterações no Botafogo para o duelo contra o Palmeiras. A primeira foi no meio de campo com a entrada de Gabriel Bispo no lugar de Leandro Maciel, suspenso pelo terceiro cartão amarelo. Já a outra mudança ocorreu no setor ofensivo com a presença de Jonathan Cafú na vaga de Douglas Baggio.

Com essa formação, o Tricolor apostou na forte marcação e saída rápida para o ataque. Já o Palmeiras teve o domínio territorial.

Jogando desta forma, o Pantera ameaçou aos 3 minutos, quando Gabriel Risso arrancou pela esquerda e cruzou para Alexandre Jesus, mas a zaga rival fez o corte. No minuto seguinte, Gabriel Bispo finalizou de fora da área e Weverton defendeu.

Logo depois, o time da capital assustou em chute de Richard Rios e defesa de João Carlos. Aos 9, Richard Rios concluiu da entrada da área e mandou para fora.

O Palmeiras ainda chegou em cabeçada de Murilo, que foi para fora.

No contra-ataque, o Botafogo abriu o placar. Aos 25, Jonathan Cafú desceu pela direita e cruzou rasteiro para Alexandre Jesus bater forte e estudar as redes do rival.

O Palmeiras, porém, empatou logo depois. Aos 28, Estevão fez boa jogada individual, tabelou com Raphael Veiga e tocou por cima do goleiro João Carlos: 1 a 1.

O Tricolor ainda criou jogada perigosa com Jonathan Cafú, que cruzou, mas Weverton ficou com a bola antes da chegada dos jogadores botafoguense.

Na reta final da etapa inicial, a equipe mandate teve chances com Flaco López e Murilo, que mandaram de cabeça para fora.

No segundo tempo, o Botafogo manteve a postura tática. Já o Palmeiras se arriscou no campo de ataque e assustou com chutes de Raphael Veiga e Ricardo Ríos.

Já o Tricolor respondeu. Aos 17 minutos, Gabriel Risso ficou com o rebote e finalizou por cima do travessão.

Na sequência, o time da Capital chegou em cabeçadas de Aníbal, que mandou para fora, e Estevão na trave.

Aos 22, o Botafogo criou uma grande oportunidade com Dramisino, que concluiu de carrinho dentro da grande área para excelente defesa de Weverton. Na sequência, o camisa dez chutou e a bola saiu raspando o travessão.

O Botafogo cresceu e teve nova chance em cobrança de falta de Gabriel Bispo e defesa de Weverton.

O Palmeiras ameaçou aos 29. Após três finalizações bloqueadas, a bola sobrou para Mayke, que chutou e João Carlos defendeu.

Aos 30, a equipe da casa virou o placar. Após cobrança de escanteio, a bola ficou com Facundo Torres que, na pequena área, escorou para o gol: 2 a 1.

Nove minutos depois, Veiga ajeitou para Ríos, que fez o corta luz para Luighi encher o pé e marcar o terceiro.

O Botafogo tentou até o final do jogo, mas não conseguiu diminuir.

CONFIRA A FICHA TÉCNICA PALMEIRAS X BOTAFOGO
COMPETIÇÃO: 11ª Rodada do Campeonato Paulista
DATA: 20/02/2025
HORÁRIO: 19h30
LOCAL: Allianz Parque
ÁRBITRO: João Vitor Gobi
ASSISTENTE 1: Anderson Jose de Moraes Coelho
ASSISTENTE 2: Alex Alexandrino
VAR: Thiago Duarte Peixoto
CARTÕES AMARELOS: João Carlos, Wallison, Alexandre Jesus e Márcio Zanardi (Botafogo); Abel Ferreira, Murilo e Luighi (Palmeiras)
CARTÕES VERMELHOS:
GOLS: Alexandre Jesus, aos 25 minutos do primeiro tempo (Botafogo); Estevão, aos 28 minutos do primeiro tempo (Palmeiras); Facundo Ferreira, aos 30 minutos do segundo tempo (Palmeiras); Luighi aos 39 minutos do segundo tempo (Palmeiras).
BOTAFOGO: João Carlos; Ericson, Edson e Alisson Cassiano; Wallison, Sabit, Gabriel Bispo, Dramisino e Gabriel Risso; Jonathan Cafú e Alexandre Jesus. Treinador: Márcio Zanardi.
PALMEIRAS: Weverton; Marcos Rocha (Mayke), Murilo, Benedetti (Luighi) e Piquerez (Naves); Richard Rios, Emiliano Martinez (Anibal Moreno) e Rapahel Veiga; Estevão, Fláco Lopez, Facundo Torres (Vanderlan). Treinador: Abel Ferreira.