fevereiro 24 2025 0comment

Botafogo perde na última rodada do Paulistão

Agência Botafogo
imprensa@botafogofutebolsa.com.br

O Botafogo perdeu do Novorizontino por 2 a 1, de virada, neste domingo (23), no Estádio Santa Cruz/Arena Nicnet, pela 12ª rodada e última rodada da primeira fase do Campeonato Paulista.

O gol botafoguense foi marcado por Leandro Maciel, aos 5 minutos da etapa inicial.

Com o resultado, o Tricolor terminou a competição com 11 pontos.

Agora, o Pantera volta a campo para a disputa da Série B do Campeonato Brasileiro, que está prevista para começar no dia 4 de março. De acordo com a tabela prévia divulgada pela CBF (Confederação Brasileira de Futebol), o Botafogo estreia contra o América-MG na Arena Independência.

O JOGO

Na sua despedida da fase de classificação do Campeonato Paulista, o Botafogo entrou em campo com apenas uma modificação em relação ao último jogo. A novidade foi a presença do meio-campista argentino Leandro Maciel no lugar do ganês Sabit.

Com essa formação, o Tricolor começou bem na partida e abriu o placar. Aos 5 minutos, Alexandre Jesus recebeu pela direita e inverteu a jogada para Leandro Maciel, que tocou na saída do goleiro adversário e fez 1 a 0.

Três minutos depois, o Pantera teve a chance de ampliar o marcador. Alexandre Jesus arrancou pelo meio e passou para Leandro Maciel que, livre, preferiu tocar para Jonathan Cafú, mas a zaga rival fez o corte pela linha de fundo.

O Novorizontino, que procurava ficar com a posse de bola, conseguiu chegar ao empate. Aos 18 minutos, Marlon recebeu livre na intermediária e encheu o pé, acertando o cantinho de João Carlos.

Logo após  o gol, o time visitante quase marcou o segundo. Em cruzamento da esquerda, Bruno José desviou e a bola saiu rente à trave.

O Botafogo ainda ameaçou em três oportunidades na etapa inicial. Aos 25, Alexandre Jesus fez a parede para Wallison, que finalizou da entrada da área e mandou para fora. Na sequência, Dramisino e Leandro Maciel recuperaram a bola no campo de ataque. O camisa 10 carregou, tentou a jogada individual e Gabriel Bispo concluiu da intermediária, mas mandou por cima do travessão.

Aos 26 minutos, Márcio Zanardi foi obrigado a fazer uma alteração com a entrada de Silvinho no lugar de Dramisino. Aos 30, Wallisson fez boa jogada e bateu colocado. A bola saiu raspando a trave.

Quando a etapa inicial caminhava para terminar empatada, o Novorizontino virou. Aos 47, Bruno José ficou com o rebote após cobrança de escanteio e encheu o pé para fazer 2 a 1.

No segundo tempo, o treinador Márcio Zanardi colocou o atacante Toró no lugar do lateral direito Wallison. Assim, o Botafogo voltou mais ofensivo.

A primeira chance, porém, foi dos visitantes. Aos 9 minutos, Léo Natel cruzou duas vezes. Na segunda, a bola passou pela pequena área e saiu pela linha de fundo.

Logo depois, o Tricolor criou três boas chances. Aos 12, Alexandre Jesus rolou para Leandro Maciel, que passou para Toró finalizar e Jordi espalmar. Dois minutos depois, Toró recebeu pela esquerda, cortou para dentro e bateu forte, acertando a trave. No rebote, Alexandre Jesus concluiu e Jordi espalmou novamente. Na sequência, Jonathan Cafú recebeu dentro da grande e finalizou com força, mas Jordi espalmou para escanteio.

O técnico botafoguense fez outras alterações. Sabit, Pablo Thomaz e Jean Mangabeira entraram nos lugares de Leandro Maciel, Ericson e Gabriel Bispo.

O Botafogo continuou pressionando, mas não conseguiu chegar ao gol de empate.

CONFIRA A FICHA TÉCNICA BOTAFOGO X NOVORIZONTINO
COMPETIÇÃO: 12ª Rodada do Campeonato Paulista
DATA: 23/02/2025
HORÁRIO: 18h30
LOCAL: Estádio Santa Cruz/Arena Nicnet
ÁRBITRO: Lucas Canetto Bellote
ASSISTENTE 1: Raphael de Albuquerque Lima
ASSISTENTE 2: Gustavo Rodrigues de Oliveira
VAR: Ilbert Estevam da Silva
CARTÕES AMARELOS: Wallison e Toró (Botafogo); Renato Palm e Patrick Brey (Novorizontino)
CARTÕES VERMELHOS: Adriano Bispo (Novorizontino)
GOLS: Leandro Maciel, aos 5 minutos do primeiro tempo (Botafogo); Marlon, aos 18 minutos do primeiro tempo (Novorizontino); Bruno José, aos 47 minutos do primeiro tempo (Novorizontino)
BOTAFOGO: João Carlos; Ericson (Pablo Thomaz), Edson e Alisson Cassiano; Wallison (Toró), Gabriel Bispo (Jean Mangabeira), Leandro Maciel (Sabit), Dramisino (Silvinho) e Gabriel Risso; Jonathan Cafú e Alexandre Jesus. Treinador: Márcio Zanardi.
NOVORIZONTINO: Jordi; Rodrigo Soares (Léo Tocantis), Dantas, Renato Palm e Patrick Brey; William Farias (Fábio Matheus), Marlon e Matheus Frizzo (Adriano Bispo);  Bruno José (Óscar Ruiz), Léo Natel (Igor Formiga) e Waguininho. Treinador: Eduardo Baptista.