Agência Botafogo
imprensa@botafogofutebolsa.com.br
O Botafogo perdeu do Paysandu por 1 a 0, nesta sexta-feira (13), na Curuzu, em Belém, pela 12ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro.
Em jogo equilibrado, o Tricolor sofreu o gol aos 45 minutos do segundo tempo.
Com o resultado, o Pantera permanece com dez pontos na competição.
Agora, o Botafogo volta a campo na próxima sexta-feira (20), às 19h, quando encara a Chapecoense no Estádio Santa Cruz/Arena Nicnet, pela 13ª rodada.
O JOGO
Com o objetivo de conquistar a segunda vitória sob o seu comando, o treinador Allan Aal só fez uma modificação no Botafogo em relação ao empate diante do Coritiba na semana passada. A única alteração foi a entrada de Robinho na vaga de Matheus Régis, vetado pelo departamento médico com uma lesão no adutor.
Com essa formação, o Tricolor marcava forte e saía rápido para o campo de ataque. Assim, controlou a maior parte da etapa inicial.
Porém, o Paysandu chegou com perigo primeiro. Logo no minuto inicial, Ronaldo Henrique arriscou da intermediária e Victor Souza espalmou.
A resposta do Pantera foi imediata. Aos 6 minutos, Leandro Maciel recebeu na entrada da área após cobrança de escanteio ensaiada, fintou o marcador e concluiu rente a trave.
Dois minutos depois, o time de Belém ameaçou novamente. Rossi cruzou da esquerda e Jorge Benítez cabeceou para fora.
Depois desse lance, o Botafogo controlou o jogo. Aos 15, Jeferson cobrou lateral na área, Alexandre Jesus ajeitou e Gabriel Bispo finalizou no cantinho, no entanto, Gabriel Mesquita pegou. Onze minutos depois, Robinho tentou da entrada da área e o goleiro rival fez outra defesa. Logo depois, o atacante bateu para defesa do arqueiro adversário. Na sequência, Jonathan Cafu cruzou da direita rasteiro e Alexandre Jesus não alcançou.
Na reta final do primeiro tempo, o Paysandu teve grande chance em cruzamento de Marlon e cabeçada de Leandro Vilela para fora.
Na etapa complementar, o time da casa criou uma excelente oportunidade. Aos 3 minutos, Rossi cruzou e Marlon desviou na pequena área, mas Victor Souza fez excelente defesa com os pés.
Já o Tricolor marcava forte e procurava explorar o contra-ataque. Aos 8 minutos, Leandro Maciel arriscou da entrada da área e Gabriel Mesquita pegou.
Aos 18 minutos, Allan Aal promoveu a primeira alteração no Pantera. Ele colocou o meia Alejo Dramisino no lugar do meio-campista Sabit. Assim, Leandro Maciel passou a jogar um pouco mais recuado. Oito minutos depois, o treinador colocou Jefferson Nem na vaga de Jonathan Cafu.
O Paysandu chegou com perigo aos 27 minutos, quando Rossi cruzou e Diogo Oliveira não conseguiu completar.
Na sequência, o Pantera ameaçou em jogada pela direita com Robinho, no entanto, ninguém concluiu. A bola ainda sobrou para Leandro Maciel, que chutou na zaga. Cinco minutos depois, Alexandre Jesus arrancou do meio de campo e tentou da entrada da área, porém, o goleiro Gabriel Mesquita defendeu.
Pressionado, a equipe da casa passou a lançar bolas na área e abriu o placar. Aos 45 minutos, Leandro Vilela ficou com a sobra na marca do pênalti e bateuu no canto: 1 a 0.
Nos acréscimos, o Botafogo ameaçou com Jefferson Nem em chute da esquerda e cabeçada de Pablo Thomáz, mas Gabriel Mesquita defendeu e garantiu a vitória do Paysandu.
CONFIRA A FICHA TÉCNICA DE PAYSANDU X BOTAFOGO
COMPETIÇÃO: 12ª Rodada da Série B do Campeonato Brasileiro
DATA: 13/06/2025
HORÁRIO: 21h35
LOCAL: Curuzu, em Belém
ÁRBITRO: Alexandre Vargas Tavares de Jesus (RJ)
ASSISTENTE 1: Danilo Oliveira da Silva (RJ)
ASSISTENTE 2: Thiago Filemon Soares Pinto (RJ)
VAR: Wagner Reway (SC)
CARTÕES AMARELOS: Thalyson, Leandro Vilela e Rossi (Paysandu); Rafael Milhorim, Sabit, Jonathan Cafu e Ericson (Botafogo)
CARTÕES VERMELHOS:
GOLS: Leandro Vilela, aos 45 minutos do segundo tempo (Paysandu)
BOTAFOGO: Victor Souza; Jeferson, Ericson, Rafael Milhorim e Gabriel Risso; Gabriel Bispo, Sabit e Leandro Maciel (Alejo Dramisino); Jonathan Cafu (Jefferson Nem), Alexandre Jesus e Robinho (Pablo Thomaz). Treinador: Allan Aal.
PAYSANDU: Gabriel Mesquita; Thalyson, Luan Freitas, Novillo e PK (Reverson); Leandro Vilela, Matheus Vargas (Marcelinho), Ronaldo Henrique (Denner) e Marlon (Garcez); Rossi e Jorge Benítez (Diogo Oliveira). Treinador: Claudinei Oliveira