agosto 16 2025 0comment

Botafogo perde e se despede da Copa Paulista

Agência Botafogo
imprensa@botafogofutebolsa.com.br

O Botafogo perdeu da Francana por 1 a 0, neste sábado (16), no Estádio Santa Cruz/Arena Nicnet, pela décima e última rodada da primeira fase da Copa Paulista.

Com o revés, o Tricolor ficou na quinta colocação do Grupo 2, com nove pontos –cinco a menos do que a Francana, quarta colocada.

Assim, o Pantera foi eliminado da competição.

O JOGO

Com quatro desfalques, o treinador Régis Angeli promoveu mudanças no sistema defensivo, no meio de campo e no ataque. Na defesa, a dupla de zaga foi formada por Caio Dias, que retornou após cumprir suspensão, e Alisson Cassiano. No meio de campo, Érik e Tenner substituíram Franklin e Pedro Tortello, suspensos, enquanto no ataque Kawê voltou de contusão na vaga de Lucas Nathal, lesionado.

Com uma formação mais ofensiva, o Botafogo tentou impor o seu ritmo, porém, a Francana se fechou na defesa e explorava o contra-ataque.

Mesmo com dificuldade de entrar na defesa rival, o Tricolor criou três boas chances na etapa inicial. Aos 18 minutos, Lucas Mazetti recebeu pela direita e cruzou para Tenner, que dentro da grande área, mandou por cima do travessão. Nove minutos depois, Rafinha fez o cruzamento da esquerda na direção de Cauã Lucas, que dividiu com o zagueiro e o goleiro Jonathan Braz segurou.

Em busca do primeiro gol, Cauã Lucas tentou da entrada da área e colocou no ângulo, no entanto, Jonathan Braz espalmou para escanteio.

Quando o Pantera estava melhor na partida, a Francana abriu o placar. Após cobrança de lateral na área, Baianinho se antecipou e escorou para a rede.

Ainda na etapa inicial, o goleiro Brenno defendeu finalização de Leandro.

No segundo tempo, Régis Angeli voltou com duas alterações. Penha e Fabrício entraram nos lugares de David Braw e Kawê.

A primeira oportunidade, porém, foi da Francana com Vitinho, que completou cruzamento para fora.

O Botafogo ficou com a posse de bola, mas não conseguia superar a marcação do visitante. Régis ainda colocou o volante Yuri e o centroavante Caíque Trindade nas vagas de Tenner e Erik. Logo depois, o atacante Gustavinho substituiu o lateral Lucas Mazetti.

O Tricolor se lançou para o ataque. Aos 36, Cauã Lucas foi lançado e tentou tirar do goleiro Jonathan Braz, que fechou o ângulo e defendeu. Três minutos depois, Gabriel Amaral cruzou e Cauã Lucas cabeceou na rede pelo lado de fora.

O Pantera insistiu até o final do jogo, mas não conseguiu virar o placar e foi eliminado do torneio.

CONFIRA A FICHA TÉCNICA DE BOTAFOGO X FRANCANA
COMPETIÇÃO:
10ª Rodada da Copa Paulista
HORÁRIO: 15h
LOCAL: Santa Cruz/Arena Nicnet
ÁRBITRO: Murilo Tarrega Victor
ASSISTENTE 1: Enderson Emanoel Turbiani da Silva
ASSISTENTE 2: Gustavo Rodrigues de Oliveira
CARTÕES AMARELOS: Cauã Lucas (Botafogo) e Wanderson (Francana)
CARTÕES VERMELHOS:
GOLS: Baianinho, aos 38 minutos do primeiro tempo (Francana)
BOTAFOGO: Brenno; Lucas Mazetti (Gustavinho), Caio Dias, Alisson Cassiano e Rafinha; Erik (Caique Trindade), Tenner (Yuri) e David Braw (Penha); Cauã Lucas, Gabriel Amaral e Kawê (Fabrício). Treinador: Régis Angeli
FRANCANA: Jonathan Braz; Leandro, Rodrigo (David), Rossi e Tico; Murilo, Marquinhos, Marlon Damer (Jhonata), Vinicius Oliveira (Marcos Vinicius) e Baianinho (Wanderson); Bruno Henrique. Treinador: Luís Gustavo