Agência Botafogo
imprensa@botafogofutebolsa.com.br
O Botafogo perdeu do Novorizontino por 2 a 0, nesta sexta-feira (13), no Estádio Dr. Jorge Ismael de Biasi, em Novo Horizonte, pela 26ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B.
Com o resultado, o Tricolor ocupa momentaneamente a 13ª colocação, com 30 pontos.
Agora, o Pantera volta a campo na próxima quinta-feira (19), às 21h30, quando enfrenta o Santos no Estádio Santa Cruz/Arena Nicnet.
O JOGO
O treinador Paulo Gomes promoveu duas alterações na escalação do Botafogo para o jogo contra o Novorizontino.
A primeira mudança foi no sistema defensivo com a entrada do lateral direito Wallison no lugar do zagueiro Fábio Sanches. A outra modificação ocorreu no meio de campo com a presença do prata da casa João Costa na vaga de Matheus Barbosa, vetado pelo departamento médico.
Mesmo com essas alterações, o Tricolor manteve a postura de marcar forte e apostar nas jogadas em velocidade para surpreender o líder do campeonato.
A primeira chance do jogo foi do Novorizontino. Aos 3 minutos, Reverson cobrou falta rasteira na direção de Eduardo, que chutou e João Carlos defendeu.
A resposta do Pantera foi imediata. Aos 5 minutos, Sabit tabelou com Baggio e tentou encobrir o goleiro Jordi, que estava adiantado, mas a bola saiu por cima do travessão.
Logo depois, o time da casa ameaçou em finalização de Pablo Dyego e defesa de João Carlos.
Na sequência, o Botafogo criou excelente oportunidade. Aos 8, Douglas Baggio ganhou a bola na intermediária e rolou para Alexandre Jesus, que saiu na cara do gol e tocou no canto, no entanto, Jordi fez bela defesa.
Com os dois times atacando, a equipe da casa chegou outra vez com Rodolfo, que recebeu dentro da área e chutou para João Carlos defender.
No minuto seguinte, o Novorizontino abriu o placar. Rodrigo Soares cobrou escanteio e Waguinho cabeceou para abrir o placar.
O Tricolor não se abateu e teve duas boas oportunidades. Aos 20 minutos, Baggio fez excelente jogada individual e chutou para defesa de Jordi, que mandou para escanteio. Na cobrança, Alexandre Jesus desviou de cabeça e o goleiro adversário pegou novamente.
Aos 25 minutos, o Pantera ficou com um jogador a mais após a expulsão de Luisão, que derrubou Victor Andrade na entrada da área.
O Botafogo continuou insistindo. Aos 31 minutos, Emerson Negueba tabelou om Baggio, que invadiu a área, driblou o adversário e finalizou. A bola tinha endereço certo, porém, desviou na zaga e saiu para escanteio.
O Tricolor também ficou com dez jogadores após a expulsão de Wallison, que recebeu o segundo cartão amarelo.
Mesmo assim, o Pantera chegou com Baggio, que finalizou de longe e Jordi espanou.
Já o Novorizontino ampliou aos 45 minutos, quando Waguininho recebeu cruzamento, dominou e bateu forte: 2 a 0.
Ainda não etapa inicial, o Botafogo teve nova chance em cruzamento de Victor Andrade e cabeçada de Douglas Baggio na trave.
Na volta do intervalo, o treinador Paulo Gomes colocou o lateral direito Pedro Costa e o meio-campista Gustavo Bochecha nas vagas de Emerson Negueba e João Costa, respectivamente.
Logo no primeiro ataque da etapa complementar, Douglas Baggio cobrou escanteio e Bernardo Schappo cabeceou rente a trave.
O Novorizontino se defendia e tentava valorizar a posse de bola. O time perdeu um jogador aos 18 minutos, quando Neto Pessoa atingiu Sabit e foi expulso.
Paulo Gomes ainda colocou Fellipe Soutto na vaga de Matheus Costa. Logo depois, Ronald Camarão substituiu Bernardo Schappo.
O Botafogo continuava lutando em busca de diminuir o placar e até empatar. Aos 36, a equipe ficou com dois jogadores a mais após a expulsão de Waguininho.
Aos 43, Victor Andrade avançou em direção ao gol e foi derrubado dentro da área, mas o árbitro não assinalou o pênalti. Dois minutos depois, Ronald Camarão finalizou de dentro da área e mandou por cima do travessão.
O Botafogo ainda teve nova chance aos 47 minutos, quando Victor Andrade fez o cruzamento para Alexandre Jesus cabecear e Jordi praticou excelente defesa. A bola ainda sobrou para o camisa nove, que cabeceou para fora.
No minuto seguinte, Bruno Marques desviou de cabeça e a bola tocou no travessão. O atacante ainda teve nova chance, mas concluiu para fora.
Assim, a partida terminou com vitória dos donos da casa por 2 a 0.
CONFIRA A FICHA TÉCNICA DE NOVORIZONTINO X BOTAFOGO
COMPETIÇÃO: 26ª Rodada
DATA: 13/09/2024
HORÁRIO: 19h
LOCAL: Dr. Jorge Ismael de Biasi, em Novo Horizonte
ÁRBITRO: Lucas Canetti Bellote
ASSISTENTES: Daniel Paulo Ziolli e Luiz Alberto Nogueira
VAR: Thiago Duarte Peixoto
CARTÕES AMARELOS: Wallison, Carlos Manuel (Botafogo); Reverson, Waguininho, Luisão, Jordi (Novorizontino)
CARTÕES VERMELHOS: Wallison (Botafogo); Luisão, Neto Pessoa e Waguininho (Novorizontino).
GOLS: Waguininho (2)
NOVORIZONTINO: Jordi; Luisão, César Martins e Reverson; Rodrigo Soares (Dantas), Eduardo (Danilo Barcelos), Geovane (Willian Farias) e Pablo Dyego; Waguininho, Rodolfo (Marlon), Neto Pessoa; Treinador: Eduardo Baptista.
BOTAFOGO: João Carlos; Wallison, Matheus Costa (Fillipe Soutto) e Bernardo Schappo (Ronald Camarão); Emerson Negueba (Pedro Costa), Sabit, João Costa (Gustavo Bochecha) e Patrick Brey (Bruno Marques); Douglas Baggio, Alexandre Jesus e Victor Andrade. Treinador: Paulo Gomes