Agência Botafogo
imprensa@botafogofutebolsa.com.br
O Botafogo perdeu do Ceará por 4 a 1, nesta terça-feira (12), no Estádio Santa Cruz/Arena Nicnet, pela 36ª rodada da Série B, a antepenúltima do campeonato.
Mesmo com o revés, o Tricolor permaneceu na 14ª colocação, com 42 pontos –4 a mais do que a Ponte Preta, primeiro clube na zona de rebaixamento.
Faltando duas rodadas para o término da competição, o Pantera precisa de uma vitória para atingir a pontuação necessária para continuar na Série B sem depender de outros resultados.
Agora, o Botafogo volta a campo na próxima segunda-feira (18), às 21h, quando enfrenta o Avaí, no Estádio Santa Cruz/Arena Nicnet, pela 37ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro.
O JOGO
Com o objetivo de conquistar a terceira vitória consecutiva, o treinador Márcio Zanardi fez três alterações no Botafogo em relação ao último jogo. A primeira foi no sistema defensivo com a entrada de Fábio Sanches na vaga de Raphael, suspenso.
Já as outras duas mudanças foram no ataque com os retornos de Emerson Negueba e Douglas Baggio. Eles substituíram Toró e Victor Andrade (vetado pelo departamento médico), respectivamente.
Com essa formação, o Tricolor procurou marcar forte e explorar o contra-ataque.
Já o Ceará tomou a iniciativa e ameaçou logo aos 3 minutos, quando Lucas Mugni finalizou de fora da área e Victor Souza defendeu.
O Pantera respondeu com Douglas Baggio. Aos 6 minutos, o camisa dez foi travado dentro da área. Na sobra, Alexandre Jesus arriscou e a defesa adversária conseguiu cortar outra vez.
A partida continuou no mesmo ritmo e o time cearense criou nova oportunidade com Saulo Mineiro, que chutou da entrada da área, após ajeitada de Aylon, e a bola saiu raspando a trave.
Aos 25, o time de Márcio Zanardi respondeu com Patrick Brey, que concluiu da entrada da área e acertou a trave.
Quando o duelo caminhava para terminar empatado na etapa inicial, o árbitro marcou pênalti em Saulo Mineiro. O atacante cobrou no cantinho e abriu o placar.
No segundo tempo, o Botafogo voltou com a mesma formação e chegou ao empate. Logo no primeiro minuto, Fábio Sanches escorou de cabeça para Gustavo Bochecha, que finalizou de primeira e mandou no canto: 1 a 1.
O Tricolor buscou a vitória, no entanto, foi surpreendido no contra-ataque. Aos 5, Saulo Mineiro cortou para o meio e mandou no cantinho: 2 a 1.
Dois minutos depois, o jogador do Ceará ganhou a bola na direita e cruzou para Erick Pulga desviar para a rede e ampliar.
O Botafogo não desistiu e tentou diminuir o placar. Porém, em novo contragolpe, o Ceará definiu o jogo com Saulo Mineiro, que marcou aos 20 minutos.
CONFIRA A FICHA TÉCNICA DE BOTAFOGO X CEARÁ
COMPETIÇÃO: 36ª Rodada da Série B do Campeonato Brasileiro
DATA: 12/11/2024
HORÁRIO: 21h30
LOCAL: Santa Cruz/Arena Nicnet
ÁRBITRO: Bruno Arleu de Araújo (RJ)
ASSISTENTES: Douglas Pagung (ES) e Daniel de Oliveira Alves Pereira (RJ)
VAR: Daniel Nobre Bins (RS)
CARTÕES AMARELOS: Bernardo Schappo (Botafogo) e Lucas Mugni (Ceará)
CARTÕES VERMELHOS:
GOLS: Saulo Mineiro, aos 36 minutos do primeiro tempo, Gustavo Bochecha a 1 minuto do segundo tempo, Saulo Mineiro aos 5 minutos do segundo tempo, Erick Pulga aos 7 minutos do segundo tempo e Saulo Mineiro aos 20 do segundo tempo
BOTAFOGO: Victor Souza; Ericson, Fábio Sanches, Bernardo Schappo e Patrick Brey (Toró); Carlos Manuel, Sabit (Bruno Marques) e Gustavo Bochecha; Emerson Negueba (Alex Sandro), Alexandre Jesus (João Costa) e Douglas Baggio (Jean Victor). Treinador: Márcio Zanardi.
CEARÁ: Bruno Ferreira, Rafael Ramos (Raí Ramos), João Pedro (Ramon Menezes), David Ricardo e Matheus Bahia; Richardson (Andrey), De Lucca e Lucas Mugni; Erick Pulga (Talisson), Aylon (Rian) e Saulo Mineiro. Treinador: Léo Condé