agosto 24 2023 0comment

Botafogo perde da Chapecoense

Agência Botafogo
imprensa@botafogofutebolsa.com.br

O Botafogo perdeu da Chapecoense por 2 a 1, nesta quarta-feira (23), no Estádio Santa Cruz/Arena Nicnet Eurobike, em jogo atrasado da 17ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B.

O Tricolor jogou com um a menos desde os 30 minutos do primeiro tempo após a expulsão de Toró. O atacante botafoguense recebeu o cartão vermelho após uma disputa de bola na intermediária. O VAR, porém, chamou a arbitragem e recomendou a checagem do lance, o que resultou na expulsão.
Com o resultado, o Pantera ocupa agora a 12ª colocação, com 33 pontos.

O Botafogo volta a campo na próxima segunda-feira (28), às 20h, no Estádio Santa Cruz/Arena Nicnet Eurobike.

O JOGO

Sem vencer há cinco partidas, o treinador Marcelo Chamusca promoveu duas modificações na equipe. A primeira foi no meio de campo com o retorno de Guilherme Madruga no lugar de Tárik. Já a outra mudança foi a entrada do atacante Toró na vaga de Pedro Rodrigues, suspenso.

Com essa formação, o Botafogo entrou em campo com o objetivo de pressionar o adversário. O Tricolor, porém, sofreu um gol logo aos 4 minutos. Após jogada pelo lado esquerdo, o atacante Kayke ficou com a bola dentro da pequena área e mandou para a rede: 1 a 0.

Com o gol, a Chapecoense passou a explorar o contra-ataque. Num desses lances, Marcinho quase ampliou de cabeça.

Já o Tricolor tentava construir as jogadas, mas encontrava dificuldades para entrar na área adversária. A primeira chance foi após Patrick Brey cobrar lateral, Osman desviar de cabeça, no entanto, ninguém completou. Aos 25 minutos, Guilherme Madruga arriscou da intermediária e exigiu boa defesa do goleiro Airton, que espalmou para escanteio.

Aos 30 minutos, o Pantera ficou com um jogador a menos após a expulsão de Toró. O atacante botafoguense foi expulso após Marco Aurélio Ferreira, que estava no VAR, chamar o árbitro Jonathan Pinheiro para analisar o lance.

Com um jogador a menos, o time de Marcelo Chamusca continuou no ataque. Porém, não conseguia finalizar.

Aos 52 minutos, o atacante Kayke chutou da entrada da área e acertou o zagueiro Lucas Dias. Porém, o VAR entrou em ação novamente e recomendou que Jonathan Pinheiro revisasse o lance. Após a revisão, o árbitro marcou pênalti, que foi convertido por Kayke.

No segundo tempo, o treinador botafoguense promoveu duas alterações. Ele colocou Tárik e Edson nos lugares de Ivonei e Luiz Henrique, respectivamente.

Com muita luta, o Pantera continuou buscando o ataque e conseguiu diminuir. Aos 10 minutos, Patrick Brey cobrou lateral na área, Osman ficou com a sobra e finalizou, Airton espalmou, a bola bateu na trave e entrou.

Com o objetivo de buscar o empate, Chamusca colocou também Jean Victor e Gustavo Xuxa nas vagas de Patrick Brey e Osman. Ele ainda substituiu Thassio para a entrada de Édson Cariús.

O time continuou buscando lutando, mas não conseguiu o empate.

FICHA TÉCNICA
BOTAFOGO X CHAPECOENSE
LOCAL: Estádio Santa Cruz/Arena Nicnet Eurobike
COMPETIÇÃO: 17ª rodada do Campeonato Brasileiro Série B
DATA: 23/08/2023
HORÁRIO: 21h30 (de Brasília)
ÁRBITRO: Jonathan Pinheiro (RS)
ASSISTENTES: Maurício Coelho Silva Penna (RS) e Tiago Augusto Diel (RS)
VAR: Marco Aurélio Ferreira (MG)
CARTÕES AMARELOS: Luiz Henrique, Lucas Dias e Flávio Tanajura (Botafogo); Claudinei Oliveira, Gabriel Xavier, Ronei, Bruno Leaonardo e Cazonatti (Chapecoense)
CARTÕES VERMELHOS: Toró e Marco Tedeschi (Botafogo)
GOLS: Kayke, aos 4 minutos do primeiro tempo (Botafogo); Kayke, aos 53 minutos do primeiro tempo (Chapecoense); Osman, aos 10 minutos do segundo tempo (Botafogo)
BOTAFOGO: Matheus Albino; Thassio (Édson Cariús), Lucas Dias, Marcio e Patrick Brey (Jean Victor); Guilherme Madruga, Ivonei (Edson), Luiz Henrique (Tárik) e Osman (Gustavo Xuxa); Salatiel e Toró. Treinador: Marcelo Chamusca
CHAPECOENSE: Airton; Ronei (Felipe Albuquerque), Bruno Leonardo, Lucas Freitas e Cristiano; Cazonatti (Bruno Vinícius), Pavani e Bruno Nazário (Gabriel Xavier); Marcinho, Alisson (Felipe Ferreira) e Kayke (Danrlei). Treinador: Claudinei Oliveira