novembro 11 2023 0comment

Botafogo perde da Chapecoense fora de casa

Agência Botafogo
imprensa@botafogofutebolsa.com.br

O Botafogo perdeu da Chapecoense por 2 a 0, neste sábado (11), na Arena Condá, em Chapecó, pela 36ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B, a antepenúltima da competição.

O Tricolor jogou com um jogador a menos desde os 11 minutos do segundo tempo após a expulsão do zagueiro Lucas Dias –recomendada pelo VAR.

Com o resultado, o Pantera continua na 12ª colocação com 47 pontos –mesma pontuação do Ceará, 11º colocado e que tem um jogo a menos.

Agora, o Botafogo encara o Criciúma no próximo sábado (18), às 17h, no Estádio Heriberto Hülse, em Criciúma, pela penúltima rodada da competição.

O JOGO

Com vários desfalques, o treinador Marcelo Chamusca tentou manter a base da equipe botafoguense que empatou com o Ceará por 2 a 2 no último sábado. Assim, fez mudanças apenas nas laterais. Vidal foi escalado na direita, enquanto Pedro Rodrigues do lado esquerdo. Eles substituíram Thassio e Patrick Brey, vetados pelo departamento médico.

Sem o zagueiro Ericson, que está em fase de transição, a defesa teve novamente Lucas Dias, Diogo Silva e Marcio. No meio de campo, Carlos Manuel foi mantido no lugar de Tárik, lesionado. Ele formou o setor com Guilherme Mantuan e Guilherme Madruga. Já o setor ofensivo teve novamente Osman e Toró.

Com essa formação, o Botafogo apostava numa forte marcação e saída rápida para o setor ofensivo. Já a Chapecoense tentava trocar passes para chegar ao ataque, mas não conseguiu ameaçar o goleiro Matheus Albino.

O clube catarinense só criou a primeira oportunidade aos 24 minutos, quando Pavani acertou um bom chute de fora da área e o goleiro botafoguense espalmou para escanteio. Cinco minutos depois, Mancha carimbou o travessão.

Na reta final da etapa inicial, o Botafogo teve duas boas chances. Aos 32 minutos, Guilherme Madruga recebeu na direita e fez o cruzamento rasteiro e quase Marcos Leonardo marcou contra. Na cobrança de escanteio de Pedro Rodrigues, Lucas Dias cabeceou no cantinho e Airton fez grande defesa. O Pantera ainda chegou com Pedro Rodrigues, que concluiu para fora.

No segundo tempo, a Chapecoense conseguiu abrir o placar logo no primeiro minuto. Marcinho recebeu dentro da grande área e só tocou na saída de Matheus Albino.

Quando o Botafogo tentava sair para buscar o empate, o zagueiro Lucas Dias foi expulso. Ele cometeu falta na intermediária e o árbitro Jefferson Ferreira de Moraes mostrou o cartão amarelo. No entanto, Rodrigo Carvalhaes de Miranda, que estava no VAR, recomendou a checagem do lance e o jogador foi expulso.

Na sequência, o treinador Marcelo Chamusca promoveu as entradas de Willian, Edson e Luís Felipe nos lugares de Guilherme Mantuan, Toró e Pedro Rodrigues.

Logo na sua primeira jogada, Willian, revelado nas categorias de base do Pantera, foi pra cima da marcação, cortou para dentro e finalizou. Pouco depois, ele fez um cruzamento para a área.

A Chapecoense, porém, aproveitou uma bola parada para ampliar e definir a partida. Aos 36 minutos, após cruzamento, Bruno Leonardo marcou de cabeça.

Nos acréscimos, Willian quase diminuiu para o Tricolor. Ele fez boa jogada individual, invadiu a área e concluiu para fora.

FICHA TÉCNICA
CHAPECOENSE 2X0 BOTAFOGO
LOCAL: Arena Condá, em Chapecó
COMPETIÇÃO: 36ª rodada do Campeonato Brasileiro Série B
DATA: 11/11/2023
HORÁRIO: 17h
ÁRBITRO: Jefferson Ferreira de Moraes (GO)
ASSISTENTES: Leone Carvalho Rocha (GO) e Hugo Savio Xavier Corrêa (GO)
VAR: Rodrigo Carvalhaes de Miranda (RJ)
CARTÕES AMARELOS: Pedro Rodrigues (Botafogo) Gustavo Cazonatti e Kayke (Chapecoense)
CARTÕES VERMELHOS: Lucas Dias (Botafogo)
GOLS: Marcinho (Chapecoense), logo no primeiro minuto do 2º tempo; Bruno Leonardo (Chapecoense), aos 36 minutos do segundo tempo
CHAPECOENSE: Airton; Ronei, Bruno Leonardo, Lucas Freitas, Mancha (Fabiano), Gustavo Cazonatti, Pavani, Victor Ferraz (Pablo Oliveira), Bruno Nazário (Marco Antônio), Marcinho, Henrique Dourado (Kayke). Treinador: Claudinei Oliveira.
BOTAFOGO: Matheus Albino; Lucas Dias, Diogo Silva e Marcio; Vidal, Carlos Manuel, Guilherme Mantuan (William), Guilherme Madruga (Marcos Júnior) e Pedro Rodrigues (Luís Felipe); Toró (Édson Carioca) e Osman (Édson Cariús). Treinador: Marcelo Chamusca.