Agência Botafogo
imprensa@botafogofutebolsa.
Após cinco anos, o Botafogo está novamente nas quartas de final do Campeonato Paulista. O Tricolor se classificou mesmo com a derrota para o São Paulo por 3 a 1, de virada, neste domingo (5), no Estádio Santa Cruz, pela 12ª e última rodada da fase classificatória.
Com os resultados desta rodada, o Pantera terminou a primeira fase na segunda colocação do Grupo A, com 14 pontos –seis a menos do que o líder Red Bull Bragantino.
Assim, Botafogo e Bragantino se enfrentam na próxima fase. A FPF (Federação Paulista de Futebol) define os dias e os horários das partidas da próxima fase nesta segunda-feira (6), às 15h, durante o Conselho Técnico.
Antes, porém, o Tricolor tem outra decisão pela frente. Nesta quinta-feira (9), o Pantera encara o São Raimundo-RR, às 20h, no Estádio Santa Cruz, pela segunda fase da Copa do Brasil.
O JOGO
Com o objetivo de conquistar a vitória e, consequentemente, a classificação para as quartas de final, o treinador Adilson Batista escalou o Botafogo com duas modificações em relação ao confronto contra o Parnahyba, na última quarta-feira (1º), pela Copa do Brasil. Ele escalou os meias Gustavo Xuxa e Luiz Henrique de titulares nos lugares de Edson e Tomás Andrade.
Com essa formação, o Tricolor começou pressionando. Logo aos 2 minutos, Jean Victor enfiou linda bola para Osman, que saiu na cara do gol e chutou, mas Rafael defendeu com o peito. Na sequência da jogada, Luiz Henrique cruzou e Robinho mandou de cabeça para a rede e abriu o placar: 1 a 0.
Com a vantagem, o Pantera se posicionou um pouco mais atrás e passou a explorar o contra-ataque.
Já o São Paulo ficou com a posse de bola e chegou duas vezes com perigo. Aos 23 minutos, Luan ficou com a sobra após cobrança de escanteio e finalizou no ângulo para linda defesa de Matheus. Dois minutos depois, Galoppo recebeu em velocidade pela esquerda e finalizou cruzado para Matheus espalmar. No rebote, Luciano tentou concluir, mas foi travado por Gustavo Henrique e Matheus segurou.
O São Paulo ainda continuou buscando o empate, mas o Pantera estava bem postado em campo e manteve o resultado.
No segundo tempo, o treinador Adilson Batista voltou com duas alterações. Guilherme Mantuan e Guilherme Madruga substituíram Gustavo Xuxa e Osman.
Já o São Paulo voltou pressionando e ameaçou com David, que acertou a rede pelo lado de fora, e Rodrigo Nestor com uma bomba na trave.
O Botafogo apostava nos contra-ataques e quase ampliou aos 14 minutos, quando Robinho arrancou do campo de defesa, passou por dois marcadores, mas foi travado no momento da finalização e o goleiro Rafael defendeu.
No lance seguinte, o São Paulo empatou. Após cruzamento da esquerda, a zaga botafoguense cortou. Luan dominou no peito e mandou no ângulo: 1 a 1.
A postura da partida não mudou. O time comandado por Rogério Ceni, porém, chegou ao segundo gol. Aos 30 minutos, Wellington Rato recebeu pela esquerda do campo de ataque, invadiu a área e foi desarmado por Guilherme Mantuan. A árbitra Edna Alves mandou o jogo seguir. No entanto, foi chamada pelo VAR José Cláudio da Rocha Filho, analisou o lance e marcou um pênalti. Galoppo cobrou e marcou o segundo.
O Pantera foi buscar o empate, mas sofreu o terceiro. Aos 35 minutos, Nestor cobrou escanteio e Juan, de cabeça, ampliou e finalizou o marcador.
FICHA TÉCNICA
BOTAFOGO X SÃO PAULO
LOCAL: Estádio Santa Cruz/Arena Eurobike
COMPETIÇÃO: 12ª rodada do Campeonato Paulista
DATA: 05/03/2023
HORÁRIO: 16h (de Brasília)
ÁRBITRO: Edina Alves Batista
ASSISTENTES: Neuza Ines Back e Daniel Luis Marques
VAR: José Cláudio Rocha Filho
CARTÕES AMARELOS: Matheus, Gustavo Xuxa e Tárik (Botafogo); Rodrigo Nestor e Galoppo (São Paulo)
CARTÕES VERMELHOS:
GOLS: Robinho, aos 2 minutos do primeiro tempo (Botafogo); Luan, aos 15 minutos do segundo tempo (São Paulo); Galoppo, aos 30 minutos do segundo tempo (São Paulo); Juan, aos 35 minutos do segundo tempo (São Paulo)
BOTAFOGO: Matheus, Vidal, Gustavo Henrique, Diogo Silva, Jean Victor; Tárik (Marcos Júnior) e Fillipe Soutto; Gustavo Xuxa (Guilherme Mantuan), Robinho (Edson), Luiz Henrique (Caio Dantas) e Osman (Guilherme Madruga). Treinador: Adilson Batista
SÃO PAULO: Rafael; Nathan Mendes (Juan), Alan Franco, Caio Paulista (Wellington); Pablo Maia, Luan (Mendéz), Rodrigo Nestor e Alisson (David); Luciano, Wellington Rato (Orejuela) e Galoppo. Treinador: Rogério Ceni.