janeiro 21 2024 0comment

Botafogo faz boa partida, mas perde para o Santos pelo Campeonato Paulista

Agência Botafogo
imprensa@botafogofutebolsa.com.br

O Botafogo fez uma boa partida, criou oportunidades de gol, mas perdeu do Santos por 1 a 0, neste sábado (20), no Estádio Santa Cruz/Arena Nicnet, pela primeira rodada do Campeonato Paulista.

Considerado o jogo de abertura do Estadual pela FPF (Federação Paulista de Futebol), o duelo marcou a inauguração da nova iluminação da arena botafoguense, que agora atende as exigências da CBF (Confederação Brasileira de Futebol). No confronto, o Tricolor também estreou o seu uniforme principal para a temporada 2024. Os jogadores e comissão técnica ainda usaram as novas camisas de aquecimento e de concentração.

Agora, o Pantera volta a campo na próxima terça-feira (23), às 21h30, quando enfrenta o Água Santa no Distrital do Inamar, em Diadema. O Água Santa venceu o Red Bull Bragantino por 1 a 0, em jogo realizado neste sábado, em Bragança Paulista.

O JOGO

O treinador Paulo Gomes escalou a equipe com oito dos 12 jogadores contratados como titulares. Assim, o time começou com João Carlos; Lucas Dias, Fábio Sanches e Bernardo Schappo; Thassio, Matheus Barbosa, Leandro Maciel, Douglas Baggio e Jean Victor; Alex Sandro e Leandro Pereira.

Com essa formação, o Botafogo começou marcando forte e saindo rápido para o ataque. Aos 9 minutos, Leandro Maciel cobrou escanteio, Leandro Pereira desviou e Lucas Dias tentou a finalização, porém, foi travado na pequena área.

Três minutos depois, o Pantera recuperou a bola no campo de ataque e Alex Sandro não conseguiu finalizar. Douglas Baggio também arriscou da meia lua e acertou a zaga rival.

Já o Santos chegou pela primeira vez aos 20 minutos, quando Pedrinho recebeu pela direita e mandou por cima do travessão na saída de João Carlos. Na etapa inicial, o time do Litoral ameaçou também em finalização de Guilherme e boa defesa do goleiro botafoguense.

O Pantera ainda ameaçou em chutes de Alex Sandro, que saiu por cima do travessão, e de Douglas Baggio defendido por João Paulo.

Na reta final, a equipe treinada por Paulo Gomes perdeu duas excelentes oportunidades. Aos 41 minutos, Douglas Baggio escapou pela esquerda e cruzou rasteiro para Leandro Pereira desviar rente à trave do goleiro santista. Na sequência, em rápido contra-ataque, Jean Victor cruzou e Leandro Pereira e Douglas Baggio não alcançaram.

No segundo tempo, o jogo ficou mais aberto. O Santos ameaçou numa cabeçada de Gil, após cobrança de escanteio, e Júlio Furch, que exigiu defesa segura de João Carlos.

Já o Botafogo deu o troco no chute de Alex Sandro e no cruzamento rasteiro e forte de Jean Victor. A bola desviou na zaga e saiu próxima da trave de João Paulo. Aos 13 minutos, após uma boa troca de passes, Matheus Barbosa recebeu, invadiu a área e concluiu com muito perigo.

Logo depois, o time do Litoral teve sua melhor oportunidade em cruzamento de Aderlan e cabeçada de Diego Pituca, no entanto, João Carlos fez grande defesa.

O Tricolor respondeu com Emerson Negueba, que saiu na cara de João Paulo, mas adiantou a bola e o goleiro santista saiu do gol para defender.

Na sequência, o Santos abriu o placar. Giuliano enfiou para Otero, que dominou no peito, virou e fuzilou para fazer 1 a 0.

Com a derrota parcial, o treinador Paulo Gomes escalou quatro jogadores no ataque. O Pantera pressionou o adversário e criou chances. Aos 41, Leandro Pereira desperdiçou boa oportunidade. Cinco minutos, Toró concluiu da entrada da área e a bola saiu raspando a trave. Na sequência, Jean Victor acertou lindo chute e João Paulo espalmou, garantindo a vitória santista.

FICHA TÉCNICA
BOTAFOGO x SANTOS
LOCAL: Estádio Santa Cruz/Arena Nicnet
COMPETIÇÃO: 1ª rodada do Campeonato Paulista
DATA: 20/01/2024
HORÁRIO: 18h
ÁRBITRO: João Vitor Gobi
ASSISTENTES: Neuza Ines Back e Evandro de Melo Lima
VAR: Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral
CARTÕES AMARELOS: Otero
CARTÕES VERMELHOS:
GOLS: Otero, aos 25 minutos do segundo tempo (Santos)
RENDA: R$ 816.920,00
PÚBLICO: 15.030
BOTAFOGO: João Carlos;  Lucas Dias (Toró), Fábio Sanches e Bernardo Schappo; Thassio (Wallison), Matheus Barbosa (Carlos Manuel), Leandro Maciel, Douglas Baggio (Emerson Negueba) e Jean Victor; Alex Sandro (Tiago Alves) e Leandro Pereira. Treinador: Paulo Gomes
SANTOS: João Paulo; Aderlan (Hayner), Joaquim, Gil e Felipe Jonathan; João Schmidt, Diego Pituca e Giuliano (Cazares); Pedrinho (Otero), Furch (Willian) e Guilherme (Rincón). Treinador: Fábio Carille