abril 16 2023 0comment

Botafogo estreia com vitória fora de casa na Série B do Brasileiro

Agência Botafogo
imprensa@botafogofutebolsa.com.br

O Botafogo estreou com uma importante vitória na Série B do Campeonato Brasileiro. Neste sábado (15), o Tricolor venceu o Juventude por 2 a 1, no Estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul, pela primeira rodada da competição.

Os gols do Pantera foram marcados pelo lateral esquerdo Jean Victor, aos 45 minutos da etapa inicial, e Gustavo Xuxa, aos 15 minutos do segundo tempo. Já o Juventude descontou com Ruan.

Com o triunfo, o Botafogo soma três pontos. Além do time de Adilson Batista, o Guarani, o Ituano, o Vila Nova e o Mirassol também estrearam com vitória. No entanto, o Tricolor foi o único que venceu longe de seus domínios.

Agora, o Pantera volta a campo na próxima sexta-feira (21), às 19h, quando enfrenta o Sampaio Corrêa no Estádio Santa Cruz.

O JOGO

O treinador Adilson Batista promoveu apenas uma alteração em relação ao último jogo. Recuperado de contusão, Salatiel iniciou a partida como titular no lugar de Tomás, que ficou à disposição no banco de reservas.

Com essa formação, o Botafogo procurou jogar agrupado e sair com velocidade para o setor ofensivo. Logo aos 4 minutos, Osman recebeu dentro da área e finalizou, mas foi travado. A bola ainda sobrou para Salatiel, no entanto, o árbitro assinalou impedimento.

Na sequência, o jogo ficou equilibrado e as equipes criaram poucas oportunidades. O Juventude chegou em chutes de Rodrigo Rodrigues e de Jadson, que obrigou o goleiro Matheus Albino a fazer boa defesa.

Já o Tricolor ameaçou novamente aos 31 minutos, quando Salatiel enfiou para Osman, que invadiu a área e concluiu. A bola desviou na defesa e saiu para escanteio.

Aos 44 minutos, Osman arrancou do campo de defesa e foi derrubado na intermediária. Jean Victor cobrou com categoria e abriu o placar: 1 a 0.

No segundo tempo, Adilson Batista promoveu uma alteração: Gustavo Xuxa entrou no lugar de Salatiel.

O Juventude, porém, criou a primeira chance e empatou. Emerson Santos enfiou para Ruan, que saiu na cara de Matheus Albino e chutou. O goleiro botafoguense fez a defesa parcial, mas a bola sobrou para o rival deixar tudo igual.

Mesmo com o gol tomado, o Botafogo não se abateu e criou boas oportunidades. Aos 11 minutos, Gustavo Xuxa arriscou da intermediária e Léo Vieira espalmou para escanteio. Quatro minutos depois, o meia-atacante finalizou forte e com curva e marcou o segundo gol botafoguense.

Com a vantagem no placar, o Tricolor ainda teve duas chances para ampliar o marcador. Aos 18, Gustavo Xuxa assustou novamente o goleiro adversário. Pouco depois, o zagueiro Márcio perdeu um gol na pequena área. O Pantera ainda ameaçou em outro chute de fora da área com Guilherme Madruga.

Já o Juventude se lançou para o ataque e insistiu nos cruzamentos para a área. Na melhor chance, Danilo Boza mandou no cantinho e Matheus Albino colocou para escanteio.

No restante do jogo, o Botafogo se defendeu bem e conquistou a primeira vitória na competição.

FICHA TÉCNICA
JUVENTUDE X BOTAFOGO
LOCAL: Estádio Alfredo Jaconi, em Caxia do Sul
COMPETIÇÃO: 1ª Rodada da Série B do Brasileiro
DATA: 15/04/2023
HORÁRIO: 18h15h (de Brasília)
ÁRBITRO:  Yuri Elino Ferreira da Cruz
ASSISTENTES:  Michael Correia e Daniel de Oliveira Alves Pereira
VAR: Rodrigo Carvalhaes de Miranda
CARTÕES AMARELOS: Gustavo Xuxa e Matheus Albino, Márcio e Guilherme Madruga (Botafogo); Gordillo (Juventude)
CARTÕES VERMELHOS:
GOLS: Jean Victor, aos 45 minutos do primeiro tempo (Botafogo); Ruan, aos 6 minutos do segundo tempo (Juventude); Gustavo Xuxa, aos 15 minutos do segundo tempo (Botafogo)
BOTAFOGO: Matheus, Vidal (Thassio), Carlinhos, Diogo Silva e Jean Victor (Márcio); Fillipe Soutto, Guilherme Madruga e Luiz Henrique; Robinho (Tomás), Salatiel (Gustavo Xuxa) e Osman. Treinador: Adilson Batista
JUVENTUDE: Léo Vieira; Dani Bolt, Danilo Boza, Gordillo e Romário; Jean Irmer (Emerson Santos) (Mandaca), Jadson e Boldrin (Elton); David, Ruan (Alan Ruschel) e Rodrigo Rodrigues. Treinador: Pintado