Luiz Cosenzo
luizcosenzo@botafogofutebolsa.com.br
O Botafogo encerrou sua participação no Campeonato Brasileiro da Série B com empate. Nesta sexta-feira (29), o Tricolor empatou o Paraná Clube por 3 a 3, no estádio Durival Britto, pela 38ª e última rodada da competição.
Com o resultado, o Pantera chegou a 50 pontos e ocupa momentaneamente a nona colocação no campeonato. O time, porém, pode ser ultrapassado ao final da rodada pelo Operário —soma 49 pontos—, que encerra sua participação diante do Figueirense neste sábado, fora de casa.
O Botafogo retornou à Série B do Brasileiro após 17 anos. O clube havia disputado a competição pela última vez em 2002.
Agora, o Tricolor voltará a campo novamente somente pelo Campeonato Paulista Sicredi 2020. O jogo de estreia será diante do Corinthians, atual campeão.
A competição começa dia 22 de janeiro, mas a data e o horário da partida do Tricolor ainda não foram divulgadas pela FPF (Federação Paulista de Futebol).
O JOGO
Com o objetivo de encerrar a competição com vitória, o Botafogo começou marcando o Paraná no campo de ataque. Porém, na primeira investida a equipe paranaense abriu o placar. Aos 9 minutos, Guilherme Santos dominou errado dentro da área, mas Luiz Otávio tentou o corte e marcou contra.
O Tricolor não se abateu e conseguiu o empate. Aos 13 minutos, após cobrança de escanteio ensaiada, a bola sobrou para Didi, que encheu o pé para fazer 1 a 1.
Com os gols, o jogo ficou aberto e Darley fez boa defesa em finalização de Matheus Anjos. O goleiro botafoguense ainda praticou outra boa defesa em chute de Jenison.
O Pantera respondeu na sequência. Aos 23 minutos, Marlon tocou para Nadson, que concluiu para fora. Pouco depois, Bruno José cabeceou e o goleiro Thiago Rodrigues espalmou.
Aos 37 minutos, Bruno José teve nova chance. Ele avançou pela esquerda e tocou na saída de Thiago Rodrigues, que fez excelente defesa. No rebote, Nadson finalizou e Thiago defendeu novamente.
Quando o Botafogo estava melhor na partida, o Paraná marcou o segundo. Após cobrança de escanteio, Jenison se antecipou e fez 2 a 1.
O Tricolor não se abateu e empatou. Nos acréscimos da etapa inicial, Murilo recebeu pela esquerda, ajeitou e mandou no ângulo para fazer 2 a 2.
No segundo tempo, o Botafogo continuou melhor e Thiago Rodrigues fez boas defesas. Aos 32 minutos, Diego Gonçalves, que tinha acabado de entrar, cortou para o meio e chutou da intermediária no canto para fazer 3 a 2.
O jogo continuou aberto e o Paraná empatou. Aos 43, Bruno Rodrigues completou de cabeça na primeira trave para deixar tudo igual.
O Botafogo teve a chance da vitória novamente. Nos acréscimos, Diego Gonçalves, que recebeu dentro da área, fintou o zagueiro e tirou do goleiro, mas a defesa adversária salvou em cima da linha. Na sobra, Pablo parou no goleiro Thiago Rodrigues.
FICHA TÉCNICA
PARANÁ X BOTAFOGO
LOCAL: Durival Britto, em Curitiba
DATA: 29 de novembro, sexta-feira
HORÁRIO: 19h15 (de Brasília)
ÁRBITRO: Zandick Gondim Alves Júnior (RN)
ASSISTENTES: Vinícius Melo de Lima e Luis Carlos de França Costa
CARTÕES AMARELOS: Darley, Lucas Mendes e Pablo (Botafogo); Luiz Otávio (Paraná)
GOLS: Luiz Otávio (contra), aos 9 minutos do primeiro tempo para o Paraná; Jeninson, aos 40 minutos do primeiro tempo para o Paraná; Bruno Rodrigues, aos 43 minutos do primeiro tempo para o Paraná; Didi, aos 13 minutos do primeiro tempo (Botafogo); Murilo, aos 47 minutos do primeiro tempo (Botafogo) e Diego Gonçalves, aos 32 minutos do segundo tempo (Botafogo)
PARANÁ: Thiago Rodrigues; Éder Sciola, Leandro Almeida, Eduardo Bauerman e Guilherme Santos; Luiz Otávio (Marlyson) e Fernando Neto (Léo Príncipe); Matheus Anjos, Alesson (Warley) e Bruno Rodrigues; Jenison Treinador: Matheus Costa
BOTAFOGO: Darley; Lucas Mendes, Luiz Otávio, Didi e Vinícius Freitas; Pablo e Marlon Freitas; Bruno José, Nadson (Meritão) e Murilo (Bruno Moraes); Henan (Diego Gonçalves). Treinador: Hemerson Maria.