Agência Botafogo
imprensa@botafogofutebolsa.com.br
O Botafogo empatou com o União São João por 1 a 1, nesta quarta-feira (25), no Estádio Palma Travassos, pela segunda rodada da Copa Paulista.
O gol botafoguense foi marcado pelo atacante Pablo Thomaz, aos 45 minutos da etapa inicial.
Com o resultado, o Tricolor soma um ponto no Grupo 2.
Agora, o Pantera encara o Comercial na próxima quarta-feira (2), às 19h, no Estádio Palma Travassos, pela terceira rodada da competição.
O JOGO
O treinador Ivan Izzo promoveu cinco alterações no Botafogo para o duelo contra o União São João. As mudanças começaram no sistema defensivo com os zagueiros Nuno e Badaró substituindo Lucas Ryan e Matheus Costa, respectivamente. No meio de campo, as novidades foram Franklin e Lucas Nathan, que ocuparam os lugares de Tenner e Matheus Barbosa. Já o setor ofensivo teve Pablo Thomaz na vaga de Caíque Trindade.
Com essa formação, o Tricolor procurou tomar a iniciativa do jogo, mas tinha dificuldade para criar as jogadas. A primeira chance ocorreu aos 7 minutos, quando Kawê acionou Pablo Thomaz em velocidade. O camisa nove do Tricolor dominou e chutou cruzado para fora.
O União São João respondeu logo depois. Jonnatan recebeu cruzamento, porém, demorou para finalizar e a zaga botafoguense afastou a jogada. Aos 12, Emannoel tocou para Igor Silva, que concluiu para boa defesa de Breno. Ainda na etapa inicial, Emerson Muller cobrou falta e o goleiro do Pantera colocou para escanteio.
Quando o primeiro tempo caminhava para terminar empatado, o Botafogo abriu o placar. Aos 45 minutos, William lançou Pablo Thomaz, que bateu forte na saída do goleiro: 1 a 0.
Na segunda etapa, o treinador Ivan Izzo voltou com Candê na vaga de Rafinha.
Com a vantagem no placar, o Tricolor recuou e passou a explorar o contra-ataque.
Já o União São João se tornou mais ofensivo. Aos 8 minutos, Lucas Coutinho cobrou falta no cantinho e Brenno saltou para espalmar.
Antes da metade do segundo tempo, o comandante botafoguense ainda colocou Pedro Tortello, David Braw, Caíque Trindade e Fabrício nas vagas de Franklin, Lucas Nathan, Pablo e Kawê.
Logo após as alterações, o Pantera chegou com perigo com William, que carregou a bola, passou pela marcação e finalizou para fora. Aos 30, Lucas Mazetti cobrou escanteio e Badaró cabeceou para fora.
O União São João continuou insistindo. Aos 38, Dudu Black cruzou e Rafael Tank cabeceou para empatar: 1 a 1.
O time visitante ainda ameaçou em chute de Borges e, logo depois, e conclusão de Rafael Tank para fora.
CONFIRA A FICHA TÉCNICA DE BOTAFOGO X União São João
COMPETIÇÃO: 2ª Rodada da Copa Paulista
DATA: 25/06/2025
HORÁRIO: 15h
LOCAL: Estádio Palma Travassos
ÁRBITRO: Marianna Nanni Batalha
ASSISTENTE 1: Izabele de Oliveira
ASSISTENTE 2: Veridiana Contiliani Bispo
CARTÕES AMARELOS: Felipe Codó e Léo Machado (União São João) e Badaró (União São João)
CARTÕES VERMELHOS:
GOLS: Pablo Thomaz, aos 45 minutos do primeiro tempo (Botafogo); Rafael Tank, aos 38 minutos do segundo tempo (União São João)
BOTAFOGO: Brenno; Lucas Mazetti, Nuno, Badaró e Rafinha (Candê); Franklin (Pedro Tortello), Yuri e Lucas Nathan (David Braw); Kawê (Fabrício), Pablo Thomaz (Caíque Trindade) e William. Treinador: Ivan Izzo.
UNIÃO SÃO JOÃO: Matheus Pellegrini, Léo Machado (Dudu Black), Felipe Codó, Lucas Coutinho e Ruan Marcos; Tallys, Bruno, Emerson Muller (Rafael Tank) e Igor Silva (Chileno); Jonatan da Ora e Emmanoel (Borges). Treinador: Danilo Sacramento