setembro 30 2023 0comment

Botafogo empata em Itu

Agência Botafogo
imprensa@botafogofutebolsa.com.br

O Botafogo empatou com o Ituano por 1 a 1, neste sábado (30), no Estádio Novelli Júnior, em Itu, pela 30ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro.

O gol botafoguense foi marcado por Édson Cariús, aos 36 minutos da etapa inicial. Ele recebeu o cruzamento de Guilherme Madruga e concluiu para o gol.

Com o empate, o Tricolor continua na 12ª colocação agora com 40 pontos –12 a mais do que a Chapecoense, o primeiro clube na zona de descenso. O Pantera tem 13 pontos a menos do que o Guarani, 4º colocado.

Agora, o Botafogo volta a campo no próximo sábado (7), às 19h, quando enfrenta o Avaí, no Estádio Santa Cruz / Arena Nicnet | Eurobike.

O JOGO

Pela terceira vez, o treinador Marcelo Chamusca manteve a mesma formação. Assim, escalou Ericson, Diogo Silva Marcio e Patrick Brey no sistema defensivo. Na segunda linha, o comandante botafoguense colocou Thassio, Tárik, Madruga e Ivonei, enquanto o setor ofensivo foi formado por Lucas Cardoso e Édson Cariús.

Com essa formação, o Botafogo apostou numa forte marcação e transições ofensivas. No entanto, o Ituano criou as primeiras jogadas perigosas.

Aos 3 minutos, Pacheco cruzou na área e Matheus Cadorini desviou de cabeça para boa defesa de Matheus Albino, que colocou para escanteio. Quatro minutos depois, Felipe Saraiva recebeu na entrada da área e mandou rente à trave.

O Tricolor tentava sair para o jogo e errava o último passe. Já o Ituano abriu o placar na bola parada. Após cobrança de escanteio, Claudinho desviou na segunda trave e Mario Sergio mandou para o gol.

Após o gol tomado, o Botafogo reagiu. Aos 24 minutos, Lucas Cardoso recebeu dentro da grande área, limpou o zagueiro e chutou no contrapé do goleiro rival, mas a bola saiu raspando a trave.

Logo depois, o Pantera quase empatou numa finalização na trave, no entanto, o árbitro anulou alegando impedimento. Aos 36 minutos, Lucas Cardoso enfiou para Guilherme Madruga, que cruzou para Édson Cariús finalizar duas vezes e empatar a partida.

No segundo tempo, o panorama do confronto não mudou. O Tricolor marcava e apostava nos contra-ataques.

O primeiro lance de perigo, no entanto, foi do Ituano. Aos 2 minutos, Hélio Borges arrancou e tocou na saída de Matheus Albino, que conseguiu desviar e colocar para escanteio.

O Botafogo ficou com um jogador a mais aos 22 minutos, quando o zagueiro Marcel foi expulso após cometer falta em Osman, que saiu na cara de Jefferson Paulino e foi derrubado.

Com um jogador a mais, o Pantera criou oportunidades para virar o placar, porém, faltou concluir com mais eficácia. Num desses lances, a bola sobrou para Thassio, que não conseguiu chutar com força e mandou para fora. Aos 32 minutos, Toró recebeu dentro da área e finalizou raspando a trave.

O Pantera insistiu, mas não chegou ao gol da vitória. Assim, a partida terminou empatada por 1 a 1.

FICHA TÉCNICA
ITUANO X BOTAFOGO
LOCAL: Novelli Júnior, em Itu
COMPETIÇÃO: 30ª rodada do Campeonato Brasileiro Série B
DATA: 23/09/2023
HORÁRIO: 17h (Brasília)
ÁRBITRO: Lucas Canetto Bellote (SP)
ASSISTENTES: Marcelo Carvalho Van Gasse (SP) e Leandra Aires Cossette (SP)
VAR: Diego Pombo Lopez (BA)
CARTÕES AMARELOS: José Aldo e Jeferson Paulino (Ituano); Guilherme Madruga, Jean Victor e Tárik (Botafogo)
CARTÕES VERMELHOS: Marcel, aos 22 do segundo tempo (Ituano)
GOLS: Mário Sérgio, aos 18 minutos do primeiro tempo (Ituano); Édson Cariús, aos 36 minutos do primeiro tempo (Botafogo)
BOTAFOGO: Matheus Albino; Ericson (Edson), Diogo Silva e Marcio; Thassio, Tárik, Guilherme Madruga (Carlos Manuel), Ivonei (Osman) e Jean Victor (Patrick Brey); Lucas Cardoso (Toró) e Édson Cariús. Treinador: Marcelo Chamusca
ITUANO: Jeferson Paulino, Pacheco, Claudinho, Marcel, José Aldo (Lucas Siqueira), Mário Sérgio, Wesley Pomba (Hélio Borges), Rafael Carvalheira (Rafael Pereira), Matheus Cardorini (Quirino), Yann Rolim (Eduardo Person) e Felipe Saraiva. Treinador: Márcio Freitas.