Agência Botafogo
imprensa@botafogofutebolsa.com.br
Com o apoio da torcida e demonstrando muita luta até o final, o Botafogo empatou com o Mirassol por 1 a 1, nesta segunda-feira (20), no Estádio Santa Cruz, pela penúltima rodada do Quadrangular Final da Série C do Campeonato Brasileiro.
O gol botafoguense foi marcado pelo zagueiro Gustavo Henrique, aos 44 minutos do segundo tempo. Ele tinha entrado um minutos antes, quando substituiu o lateral direito Vidal.
Com o empate, o Tricolor se manteve na segunda colocação do Grupo B, com sete pontos –mesma pontuação da Aparecidense, terceira colocada–, que leva desvantagem no saldo de gols. O líder é o Mirassol, que soma nove pontos, enquanto o Volta Redonda está em quarto lugar, com quatro pontos.
Assim, o Pantera depende apenas de si para conquistar o acesso para a Série B do Campeonato Brasileiro. Na última rodada, o Botafogo enfrenta o Volta Redonda, no domingo (25), às 17h, no Estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda.
O JOGO
Com o objetivo de conquistar a vitória e garantir o acesso para a Série B do Campeonato Brasileiro, o treinador Paulo Baier promoveu mudanças no Botafogo para o jogo contra o Mirassol. Recuperado de contusão, Vidal retornou para a lateral direita. No setor defensivo, Matheus Santos substituiu Ericson, enquanto Guilherme Mantuan entrou no lugar de Tárik, suspenso. A outra novidade foi o meio-campista Thiaguinho. Assim, João Diogo e Bruno Michel começaram no banco de reservas.
Com essa formação, o Tricolor marcou forte a saída de bola do adversário. Aos 10 minutos, Vidal passou por dois adversários e chutou para fora. Aos 24 minutos, Gustavo Xuxa arriscou de fora da área e a bola passou raspando a trave.
Já o Mirassol tentava controlar o jogo trocando passes e saindo em velocidade. Aos 25, a equipe visitante conseguiu escanteio. Após cobrança, Rodrigo Sam desviou de cabeça e abriu o placar.
O Pantera não se abateu e continuou buscando o empate. Aos 28 minutos, Salatiel recuperou a bola e rolou para Gustavo Xuxa deixar tudo igual. Porém, o lance foi anulado pelo árbitro Rodolpho Toski Marques após consultar o VAR. Ele alegou mão do camisa nove botafoguense.
No segundo tempo, o treinador Paulo Baier voltou com Bruno Michel no lugar do zagueiro Matheus Santos. Assim, o Botafogo partiu para o ataque.
Aos 7 minutos, Bruno Michel passou pela marcação, cortou para o meio e foi travado na hora da finalização. Seis minutos depois, o atacante tentou novamente e mandou para fora. Aos 20, Fillipe Soutto tentou de fora da área e Darley defendeu.
Perdendo o jogo, Paulo Baier colocou João Diogo e Tiago Reis nos lugares de Thiaguinho e Mantuan, respectivamente. Na primeiro jogada, João Diogo foi derrubado por Léo Duarte, que cometeu a falta e foi expulso. Aos 41, Júnior Todinho também foi expulso após acertar novamente João Diogo.
Antes da segunda expulsão dos visitantes, Tiago Reis teve uma chance de cabeça, mas não aproveitou.
De tanto insistir, o Botafogo empatou. Aos 44, Bruno Michel arrancou e passou para João Diogo cruzar rasteiro para Gustavo Henrique escorar para o gol e deixar tudo igual: 1 a 1.
O Tricolor aumentou a pressão e teve a chance de virar com Gustavo Xuxa, que recebeu de Matheus Carvalho, invadiu a área e tocou na saída de Darley, mas a bola pegou na rede pelo lado de fora.
Assim, o jogo terminou empatado por 1 a 1.
FICHA TÉCNICA
BOTAFOGO X MIRASSOL
LOCAL: Estádio Santa Cruz/Arena Eurobike
COMPETIÇÃO: Série C do Campeonato Brasileiro
DATA: 19/09/2022
HORÁRIO: 20h
ÁRBITRO: Rodolpho Toski Marques
ASSISTENTES: Rafael Trombeta e João Fábio Machado Brischiliari
VAR: Rafael Traci
CARTÕES AMARELOS: Guilherme Mantuan, Jean Victor, Nícholas, Luciano (auxiliar técnico) (Botafogo); Osman, Léo Duarte, Luiz Gustavo, Negueba, Daniel, Paulinho e Junior Todinho (Mirassol)
CARTÕES VERMELHOS: Léo Duarte, Júnior Todinho, Jeferson e (Mirassol)
GOLS: Rodrigo Sam, aos 25 minutos do primeiro tempo (Mirassol); Gustavo Henrique, aos 44 minutos do segundo tempo (Botafogo)
BOTAFOGO: Deivity; Diego Guerra, Marcel e Matheus Santos (Bruno Michel); Vidal (Gustavo Henrique), Guilherme Mantuan (Tiago Reis), Fillipe Soutto (Matheus Carvalho) e Thiaguinho (João Diogo); Gustavo Xuxa e Salatiel. Treinador: Paulo Baier
MIRASSOL: Darley; Léo Duarte, Luiz Gustavo, Rodrigo Sam e Pará; Daniel (Willian), Paulinho (Heitor) e Camilo (Jr. Todinho); Osman (Diniz), Mingoti (Kauan) e Negueba. Treinador: Ricardo Catalá