Agência Botafogo
imprensa@botafogofutebolsa.
Na estreia do treinador Adilson Batista, o Botafogo empatou com o Parnahyba por 0 a 0, nesta quarta-feira (1º), no Estádio Mão Santa, em Parnaíba, no Piauí, e avançou para a segunda fase da Copa do Brasil.
É a primeira vez que o Tricolor se classifica para a segunda fase da competição. Em outras quatro oportunidades, o Pantera foi eliminado na fase inaugural.
Agora, o Botafogo enfrentará o São Raimundo-RR, que eliminou o Cuiabá. O jogo será realizado no Estádio Santa Cruz. A CBF, porém, ainda não definiu o dia da partida. O confronto deverá ocorrer no dia 8 ou 15 de março.
Antes, o Tricolor concentrará suas forças no Campeonato Paulista. No domingo (5), o Pantera recebe o São Paulo, às 16h, no Estádio Santa Cruz, pela última rodada da primeira fase.
Na segunda colocação do Grupo A com 14 pontos, o time dirigido por Adilson Batista precisa alcançar o mesmo resultado do Santos, terceiro colocado, para avançar às quartas de final. A equipe santista pega o Ituano fora de casa.
O JOGO
Em sua estreia no comando do Botafogo, Adilson Batista alterou o estilo de jogar e escalou quatro jogadores com características mais ofensivas: o argentino Tomás Andrade, que atuou pela primeira vez, e os atacantes Robinho, Osman e Edson. O meio de campo teve os volantes Tárik e Fillipe Soutto, enquanto o sistema defensivo foi formado por Vidal, Gustavo Henrique, Diogo Silva e Jean Victor.
Com essa formação, o Tricolor procurou marcar a saída de bola do adversário e atacar com velocidade. Aos 4 minutos, Robinho chutou de fora da área e o goleiro Cris fez boa defesa.
O Parnahyba chegou pela primeira vez aos 14 minutos, quando Kakim fez boa jogada pela direita e cruzou, mas a zaga botafoguense fez o corte no momento exato.
O Pantera ameaçou outras vezes em chutes de Tomás e de Robinho de fora da área. Aos 20 minutos, Edson passou por dois defensores e concluiu de perna direita para outra boa defesa do goleiro rival. Dois minutos depois, Jean Victor arriscou da entrada da área, a bola desviou e foi no cantinho, mas Cris se esticou e colocou para escanteio.
O time da casa voltou a assustar numa bela cobrança de falta, no entanto, o goleiro Matheus fez excelente defesa e espalmou para escanteio.
No segundo tempo, o Botafogo voltou com Gustavo Xuxa e Caio Dantas nos lugares de Tomás e Edson.
As duas primeiras chances, porém, foram do Parnahyba. Logo no primeiro minuto, Kakim desviou de cabeça rente à trave. Na sequência, Rodrigo tentou da intermediária e quase acertou o ângulo.
Com o passar do tempo, o Tricolor tentou controlar o jogo. A equipe, porém, tinha dificuldades de trocar passes em razão do gramado. Aos 18 minutos, Jean Victor cobrou falta e a bola passou perto do travessão. Aos 34 minutos, Robinho recebeu dentro da grande área, fintou e finalizou no canto, mas a bola saiu raspando a trave.
Com lançamentos longos e bolas alçadas na área, o Parnahyba insistiu até o final, no entanto, a zaga do Pantera estava bem postada. Assim, o Botafogo conseguiu manter o empate e obteve a classificação.
FICHA TÉCNICA
PARNAHYBA X BOTAFOGO
LOCAL: Pedro Alelaf
COMPETIÇÃO: 1ª Fase – Copa do Brasil
DATA: 01/03/2023
HORÁRIO: 20h (de Brasília)
ÁRBITRO: Diego Pombo Lopez
ASSISTENTES: Luanderson Lima dos Santos (FIFA) e Patrícia dos Reis do Nascimento
CARTÕES AMARELOS: Tárik e Robinho (Botafogo); Jeff Silva (Parnahyba)
CARTÕES VERMELHOS:
GOLS:
PARNAHYBA: Cris, Felipe Alysson (Sukita), Renan, Gilmar Bahia, Dedê, Elves (Sinho), Rafael Tchuca (Marcelinho), Rodrigo (Fabrício), Jeorge, Jeff Silva (Paulinho), Kakin Treinador: Pedro Manta
BOTAFOGO: Matheus, Vidal, Gustavo Henrique, Diogo Silva, Jean Victor, Fillipe Soutto, Tárik (Guilherme Madruga), Tomás (Gustavo Xuxa), Robinho (Guilherme Mantuan), Edson (Caio Dantas), Osman. Treinador: Adilson Batista