novembro 23 2025 0comment

Botafogo empata e garante a permanência na Série B do Brasileiro

Agência Botafogo
imprensa@botafogofutebolsa.com.br

O Botafogo está na Série B do Campeonato Brasileiro em 2026. Neste domingo (23), o Tricolor empatou com o Avaí por 0 a 0, no Estádio Santa Cruz/Arena Nicnet, pela última rodada da competição.

Com o resultado, o Pantera ficou na 16ª colocação, com 42 pontos –um a mais do que a Ferroviária, que foi rebaixada para a Série C do Brasileiro.

No duelo contra o Avaí, o time comandado por Ivan Izzo criou várias oportunidades de gol, mas parou no goleiro César e na trave.

O Botafogo ainda contou com o apoio da torcida, que compareceu em grande número mais uma vez. Foram quase 11 mil torcedores no Santão.

O JOGO

Com o objetivo de conquistar a vitória e se manter na Série B do Campeonato Brasileiro, o treinador interino Ivan Izzo optou por manter a equipe do confronto contra o Criciúma. Assim, Jonathan Cafu iniciou como titular e formou o trio ofensivo com Léo Gamalho e Gabriel Barros.

Recuperado de contusão, Jefferson Nem começou no banco de reservas.

Com essa formação, o Botafogo tomou a iniciativa e dominou a etapa inicial. Logo no primeiro minuto, Jonathan Cafu arrancou pela esquerda e rolou para Gabriel Risso, que cruzou e ninguém alcançou. A bola sobrou para Wallison, que levantou novamente para a área e a zaga cortou.

Oito minutos depois, Wallison tentou novo cruzamento pela direita na direção da pequena área, a zaga rival afastou mal e o goleiro César defendeu. Logo depois, Alejo Dramisino recebeu dentro da grande área e mandou para fora.

O Tricolor controlava o jogo, enquanto o Avaí só se defendia. Na etapa inicial, o time visitante não chutou contra o gol de Victor Souza.

Já o Pantera continuou insistindo. Aos 13 minutos, Wesley Dias dominou dentro da área e ajeitou para Jonathan Cafu, que bateu cruzado rente a trave de César. Pouco depois, Gabriel Bispo tentou da intermediária e César espalmou para escanteio.

Melhor em campo, o Botafogo manteve a pressão e encurralou o Avaí. Após cobrança de escanteio de Alejo, Vilar cabeceou para fora. Aos 28, Léo Gamalho saiu da área e deu lindo passe para Gabriel Barros, que driblou o adversário e bateu para fora da entrada da área. Aos 41, Léo Gamalho repetiu o lance e, desta vez, serviu para Alejo, que conduziu e finalizou errado.

No segundo tempo, Ivan Izzo voltou com Marquinho no lugar de Gabriel Bispo.

O Tricolor continuou melhor em campo. Aos 6 minutos, Jonathan Cafu cruzou e Léo Gamalho cabeceou para fora. Seis minutos depois, Vilar enfiou para Gabriel Risso, que levantou na primeira trave para Jonathan Cafu desviar e o goleiro César fazer grande defesa. Aos 21, Marquinho também fez o cruzamento e Jonathan Cafu mandou de primeira, acertando a trave.

Com o passar do tempo, o Avaí saiu para o setor ofensivo. Num dos lances, Josmar ficou na cara de Victor Souza, que defendeu.

Com o objetivo de conquistar a vitória, o treinador interino botafoguense colocou Leandro Maciel e Jefferson Nem nos lugares de Alejo Dramisino e Gabriel Barros, respectivamente.

Em seu primeiro lance, o meio-campista chutou de fora da área e o goleiro rival defendeu. Aos 45, Jefferson Nem fez jogada individual, cortou para dentro e chutou no canto para excelente defesa de Cesar. Nos acréscimos, Marquinho encheu o pé e o goleiro adversário fez nova defesa, assegurando o empate.

CONFIRA A FICHA TÉCNICA DE BOTAFOGO X AVAÍCOMPETIÇÃO: 38ª Rodada da Série B do Campeonato Brasileiro
DATA: 23/11/2025
HORÁRIO: 16h30
LOCAL: Estádio Santa Cruz/Arena Nicnet
ÁRBITRO: Rodrigo José Pereira de Lima (PE)
ASSISTENTE 1: Karla Renata Cavalcanti de Santana (PE)
ASSISTENTE 2: Bruno Cesar Chaves Vieira
VAR: Carlos Eduardo Nunes Braga (RJ)
CARTÕES AMARELOS: Gabriel Barros e Vilar (Botafogo); Josmar e Jamerson (Avaí)
CARTÕES VERMELHOS:
GOL:
PÚBLICO: 10.953
RENDA: R$ 184.470,00
BOTAFOGO: Victor Souza; Wallison, Ericson, Vilar e Gabriel Risso; Gabriel Bispo (Marquinho), Wesley Dias e Alejo Dramisino (Leandro Maciel); Gabriel Barros (Jefferson Nem), Léo Gamalho e Jonathan Cafu (Guilherme Queiroz). Treinador: Ivan Izzo (auxiliar técnico).
AVAÍ: César; Marcos Vinícius (Lucas Eduardo), Anderson Jesus, Jonathan Costa, Eduardo Brock e DG (Lucas Eduardo); João Vitor, Jamerson e Marquinhos Gabriel; Josmar (Juninho) e Cléber. Treinador: Vinícius Bergantim.