Agência Botafogo
imprensa@botafogofutebolsa.com.br
O Botafogo perdeu para o Athletic por 2 a 0, neste domingo (14), na Arena Sicredi, em São João Del Rei, pela 26ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro.
O Tricolor teve oportunidades de balançar a rede, mas não aproveitou. No contra-ataque, o adversário marcou duas vezes.
Com o resultado, o Pantera continua na 16ª posição, com 28 pontos –um a mais do que o América-MG, 17º colocado e primeiro na zona de rebaixamento.
Agora, o Botafogo volta a jogar no Estádio Santa Cruz/Arena Nicnet. Na quinta-feira (18), a equipe recebe o Operário-PR, às 19h, pela 27ª rodada da competição.
O JOGO
O treinador Allan Aal fez duas modificações no Botafogo para o duelo contra o Athletic. A primeira ocorreu no meio de campo com a entrada de Gabriel Bispo na vaga de Wesley Dias, suspenso. Já a outra foi a presença de Gabriel Barros como titular pela primeira vez no lugar de Jonathan Cafu.
Com essa formação, o Tricolor entrou em campo bem postado e conseguiu controlar o jogo na etapa inicial. Aos 16 minutos, Gabriel Risso observou o goleiro rival adiantando e tentou de cobertura, mas a bola foi para fora. Aos 22, a equipe chegou novamente com perigo, no entanto, a defesa adversária cortou.
O Pantera ainda ameaçou em outras duas oportunidades. Aos 25, Gabriel Barros finalizou de fora da área e a bola saiu. Aos 41, após boa troca de passes, Ronie Carrillo enfiou para Wallison, que finalizou cruzado. A bola passou próxima da trave de Adriel.
Já o Athletic não conseguiu penetrar na defesa botafoguense. Quando conseguiu, o chute foi travado.
No segundo tempo, Allan Aal colocou Jonathan Cafu no lugar de Gabriel Barros, que já tinha o cartão amarelo.
A primeira chance foi novamente do Botafogo. Aos 5, Marquinho enfiou para Ronie Carrillo, que avançou livre, invadiu a área e concluiu para excelente defesa de Adriel com os pés. Na sequência, Gabriel Risso chegou no fundo e cruzou, no entanto, a zaga cortou.
No contra-ataque, o time da casa abriu o placar. Ronaldo Tavares desceu pela esquerda e fez o cruzamento para o meio da área. Edson tentou cortar e a bola entrou.
Quatro minutos depois, o Athletic teve a chance de aumentar com Max, que exigiu linda defesa de Victor Souza. No rebote, Ronaldo Tavares bateu para fora.
O Pantera não desistiu e quase diminuiu em cobrança de falta de Marquinho, no entanto, Adriel se esticou e salvou.
Com o objetivo de buscar o empate, Allan Aal colocou Jean Victor, Matheus Barbosa e Guilherme Queiroz nos lugares de Gabriel Risso, Leandro Maciel e Ronie Carrillo, respectivamente.
Aos 35, porém, em outra jogada rápida, Welinton Torrão recebeu o passe Ronaldo Tavares e chutou cruzado: 2 a 0.
Nos acréscimos, Jean Victor ainda quase diminuiu após girar e bater da entrada da área, no entanto, a bola saiu pela linha de fundo.
CONFIRA A FICHA TÉCNICA DE ATHLETIC X BOTAFOGO
COMPETIÇÃO: 26ª Rodada da Série B do Campeonato Brasileiro
DATA: 14/09/2025
HORÁRIO: 18h30
LOCAL: Arena Sicredi, em São João Del Rei
ÁRBITRO: Marcelo de Lima Henrique (CE)
ASSISTENTE 1: Renan Aguiar da Costa (CE)
ASSISTENTE 2: Uesclei Regison Pereira do Santos (AM)
VAR: Paulo Renato Moreira da Silva Coelho (RJ)
CARTÕES AMARELOS: Gabriel Barros, Leandro Maciel e Carlos Eduardo (Botafogo); Luiz Filipe e Jhonatan (Athletic)
CARTÕES VERMELHOS:
GOLS: Edson, aos 6 minutos do segundo tempo (contra Athletic); Welinton Torrão, aos 35 minutos do segundo tempo (Athletic)
ATHLETIC: Adriel; Wesley Gasolina (Neto Costa), Sidima, Yuri e Alex (Marcelo Ajul); João Miguel (Luiz Filipe), Sandry, e David Braga (Jhonatan); Welinton Torrão, Ronaldo Tavares e Max (Douglas Pelé). Treinador: Rui Duarte
BOTAFOGO: Victor Souza; Wallison, Edson, Carlos Eduardo e Gabriel Risso (Jean Victor); Gabriel Bispo (Dramisino), Leandro Maciel (Matheus Barbosa) e Marquinho; Gabriel Barros (Jonathan Cafu), Ronie Carrillo (Guilherme Queiroz) e Jefferson Nem. Treinador: Allan Aal.