setembro 06 2025 0comment

Botafogo é prejudicado pelo árbitro e perde para o Athletico Paranaense

Agência Botafogo
imprensa@botafogofutebolsa.com.br

Prejudicado pelo árbitro Yuri Elino Ferreira da Cruz, o Botafogo perdeu do Athletico Paranaense por 3 a 1, neste sábado (6), no Estádio Santa Cruz/Arena Nicnet, pela 25ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro.

Yuri Elino Ferreira da Cruz assinalou um pênalti inexistente sobre o atacante Viveros, que originou o primeiro gol da equipe paranaense, aos 15 minutos da etapa inicial. Aos 9 minutos do segundo tempo, Viveros, que já tinha o cartão amarelo, acertou uma cotovelada em Edson. O árbitro, porém, sequer advertiu o jogador com o cartão amarelo.

O gol botafoguense foi marcado por Marquinho, de pênalti, aos 20 minutos. Aos 45 e 59 minutos, o Athletico marcou os gols que definiram a partida.

Com o resultado, o Tricolor continua com 28 pontos e ocupa a 16ª colocação.

Agora, o Pantera volta a campo no próximo domingo (13), às 18h30, quando enfrenta o Athletic no Estádio Arena Sicredi, em São João Del Rei, pela 26ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro.

O JOGO

Com o objetivo de conquistar a terceira vitória consecutiva, o treinador Allan Aal fez duas modificações na equipe em relação ao último jogo. A primeira foi no sistema defensivo com a entrada de Wallison no lugar de Jeferson, enquanto a segunda foi a presença de Leandro Maciel na vaga de Gabriel Bispo.

Mesmo com essas alterações, o Botafogo manteve o seu estilo de jogo de marcar forte e sair rápido no contra-ataque. O Tricolor, porém, foi surpreendido aos 15 minutos, quando Viveros dividiu com o zagueiro Carlos Eduardo e o árbitro marcou pênalti. O colombiano bateu e abriu o placar.

Com o gol tomado, o Pantera saiu em busca do empate. A melhor chance ocorreu aos 35, quando Ronie Carrillo foi lançado dentro da área e finalizou por cima do travessão.

No segundo tempo, o Botafogo voltou com Gabriel Barros no lugar de Jonathan Cafu. Aos 4 minutos, Edson cabeceou e o goleiro Santos defendeu.

Cinco minutos depois, Viveros acertou uma cotovelada em Edson e não foi punido pela arbitragem. O jogador da equipe paranaense já tinha o cartão amarelo.

Buscando o ataque, o Pantera chegou ao empate. Wallison cobrou lateral na área na direção de Gabriel Barros, que desviou. A bola chegou para Jefferson Nem, que foi derrubado, pênalti. Marquinho deslocou o goleiro e deixou tudo igual.

Com o gol, o Botafogo passou a controlar o confronto.

Já o Athletico Paranaense apostava no contra-ataque. Aos 24, Carrillo tentou de fora da área e assustou o goleiro Santos.

Com o objetivo de conquistar a vitória, o treinador botafoguense promoveu mais três alterações. O meio-campista Jhony Douglas, o lateral Jean Victor e o atacante Guilherme Queiroz nos lugares de Wesley Dias, Gabriel Risso e Ronie Carrillo.

Aos 39 minutos, Jefferson Nem arrancou do meio de campo livre e, no momento da finalização, foi derrubado por Terán na meia lua. O jogador rival foi expulso.

Na cobrança de falta, Jean Victor mandou para fora. Aos 45, Leandro Maciel chutou da entrada da área e a bola foi por cima do travessão.

Quando a partida caminhava para o empate, o Athletico marcou o segundo com Luiz Fernando, que recebeu dentro da área e concluiu cruzado.

O Pantera não se abateu e balançou a rede com Marquinho. Porém, o árbitro anulou o lance após a revisão do VAR. Aos 57 minutos, Matheus Régis cabeceou e o zagueiro adversário salvou na linha.

No contra-ataque, o Athletico fechou o placar com Eduardo.

CONFIRA A FICHA TÉCNICA DE BOTAFOGO X ATHLETICO PARANAENSE
COMPETIÇÃO: 25ª Rodada da Série B do Campeonato Brasileiro
DATA: 06/09/2025
HORÁRIO: 16h
LOCAL: Estádio Santa Cruz/Arena Nicnet
ÁRBITRO: Yuri Elino Ferreira da Cruz
ASSISTENTE 1: Raphael Carlos de Almeida Tavares dos Reis
ASSISTENTE 2: Thayse Marques Fonseca
VAR: Douglas Schwengber da Silva
PÚBLICO: 3.862
RENDA: R$ 98680,00
CARTÕES AMARELOS: Zapelli, Viveros e Felipinho (Athletico Paranaense)
CARTÕES VERMELHOS: Wesley Dias (Botafogo); Terán (Athletico Paranaense)
GOLS: Viveros, 15 minutos do primeiro tempo (Athletico Paranaense); Marquinho, aos 21 minutos do segundo tempo (Botafogo); Luiz Fernando, aos 45 minutos do segundo tempo (Athletico Paranaense); Dudu, aos 59 minutos do segundo tempo (Athletico Paranaense)
BOTAFOGO: Victor Souza; Wallison, Edson, Carlos Eduardo e Gabriel Risso; Wesley Dias, Leandro Maciel e Marquinho; Jonathan Cafu, Ronie Carrillo e Jefferson Nem. Treinador: Allan Aal.
ATHLETICO PARANAENSE: Santos; Benavídez, Aguirre, Carlos Terán e Esquivel; Felipinho, Patrick, Steven Mendoza, Leozinho; Kevin Viveros e Zapelli. Treinador: Odair Hellmann